Quais os efeitos legais da procuração em causa própria?

Perguntado por: Xavier Emanuel Paiva Moura Costa  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

É que o mandato em causa própria autoriza o mandatário a representar, no próprio interesse, o mandante. Como o mandatário não agirá no interesse do mandante, o mandato em causa própria, além de ser irrevogável, não se extingue com a morte e não gera dever de prestar constas.

Qual a finalidade da procuração em causa própria?

Esse tipo de procuração é muito usado no âmbito do direito imobiliário. Por meio dela, o vendedor do imóvel dá ao comprador o poder de representa-lo na lavratura da escritura definitiva de compra e venda. É um meio de dispensar o vendedor da conclusão do negócio e da transferência imobiliária.

Quais os efeitos da procuração?

A procuração nada mais é do que um instrumento de mandato, por meio do qual alguém concede poderes a outrem, por um prazo ou período pré-definido. Enquanto documento, a procuração pode mediar a concessão de poder entre pessoas físicas, jurídicas ou sociedades.

Pode revogar procuração em causa própria?

A procuração em causa própria só assim se considera se o instrumento contiver individualização da coisa, se declare o preço e conste sua irrevogabilidade. Faltando um desses elementos, o mandato não é em causa própria, podendo ser revogado.

O que é mandato com a cláusula em causa própria?

A procuração em causa própria é um negócio jurídico muito utilizado no âmbito do direito imobiliário. Nele, o vendedor dá ao comprador o poder de representá-lo em cartório quando da lavratura da escritura definitiva de compra e venda.

A procuração em causa própria é um excelente instrumento

22 questões relacionadas encontradas

Qual a validade de uma procuração em causa própria?

Por sua vez, a procuração"em causa própria"é outorgada para atender interesse exclusivo do mandatário, extrapolando os limites do mandato puro e simples e conferindo poderes e direitos por cessão definitiva, sendo, portanto, irrevogável.

O que diz o artigo 117 do Código Civil?

117. Salvo se o permitir a lei ou o representado, é anulável o negócio jurídico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo.

O que diz o artigo 685 do Código Civil Brasileiro?

685: Conferido o mandato com a cláusula “em causa própria”, a sua revogação não terá eficácia, nem se extinguirá pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatário dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais.

Como se procede no caso de causa própria Quais são os requisitos?

Quando postular em causa própria, incumbe ao advogado: I - declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações; II - comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço.

Qual a diferença entre procuração em causa própria e o mandato irrevogável com poderes para venda a quem convier ao mandatário inclusive a si próprio?

Na procuração em causa própria o mandato é irrevogável, há pagamento e quitação, e prevalece mesmo com a morte, enquanto que na procuração referida no art. 117 os poderes podem ser revogados, a qualquer tempo, não há pagamento ou quitação, e revoga-se por óbito.

O que pode invalidar uma procuração?

A revogação de uma procuração ocorre, normalmente, quando o outorgante não julga mais conveniente ser representado pelo outorgado, seja pela perda de confiança, pela vontade de nomear outro procurador, ou pelo desejo de, ele mesmo, praticar os atos antes de responsabilidade do procurador.

O que diz o Código Civil sobre procuração?

“Art. 1.289. Tôdas as pessoas maiores ou emancipadas, no gôzo dos direitos civis, são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.

Pode transferir imóvel por procuração?

A procuração para venda de imóvel é uma solução para proprietários que desejam facilitar a venda de seu imóvel, permitindo que outra pessoa os represente legalmente. O chamado “procurador” poderá agir em nome do proprietário no processo de venda.

O que quer dizer em causa própria?

No Brasil, o mandato em causa própria, ou in rem propriam, é o negócio jurídico principal, com o condão de transmitir ao mandatário direitos sobre a coisa objeto do mandato. O procurador atua de acordo com o seu próprio interesse, de modo que não se confunde com a representação própria e geral do ordenamento jurídico.

Precisa juntar procuração em causa própria?

De acordo com o art. 103 , do CPC , não se exige do advogado que atua em causa própria instrumento de procuração.

Qual o risco de assinar uma procuração?

A procuração, quando bem redigida e analisada pelas duas partes, traz segurança e clareza na relação firmada. Entretanto, existem perigos impostos em uma procuração que não atenda às expectativas de quem está outorgando poderes ao outro. Situação que pode gerar dores de cabeça irreversíveis.

Qual o tipo de procuração que não se extingue pela morte?

A procuração em causa própria (in rem suam) não se extingue e nem se revoga em decorrência da morte do outorgante.

O que diz o artigo 104 do CPC?

Art. 104. O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente.

Quem pode atuar em causa própria?

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça não acolheu pedido de um réu para que pudesse advogar em causa própria. O motivo: ele não é advogado.

O que diz o artigo 429 do Código Civil?

429. A oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrário resultar das circunstâncias ou dos usos. Parágrafo único. Pode revogar-se a oferta pela mesma via de sua divulgação, desde que ressalvada esta faculdade na oferta realizada.

O que diz o artigo 835 do Código Civil?

O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.

O que diz o artigo 1314 do Código Civil?

Art. 1.314.

Cada condômino pode usar da coisa conforme sua destinação, sobre ela exercer todos os direitos compatíveis com a indivisão, reivindicá-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou gravá-la.

O que diz o artigo 1142 do Código Civil?

Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária. § 1º O estabelecimento não se confunde com o local onde se exerce a atividade empresarial, que poderá ser físico ou virtual.

O que diz o artigo 1.725 do Código Civil?

“Art. 1725- Na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens, sendo observado o disposto n artigo 1528, deste código.”

O que significa o artigo 1.723 do Código Civil?

O artigo 1.723 preceitua que “é reconhecida como entidade familiar a união estável entre homem e mulher, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento, configurada pela convivência pública, contínua e duradou- ra estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

Artigo anterior
Como pode ser chamada uma cidade grande e com elevado número de habitantes?
Artigo seguinte
Por que Mendel e o pai da genética?