O que é a palavra regência?

Perguntado por: Victória Ângela Domingues Guerreiro  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

Na gramática e na teoria linguística, regência se refere à relação entre a palavra e seus dependentes. ... Quando o termo regente é um verbo, ocorre a regência verbal. Na regência verbal, o termo regido pode ser ou não preposicionado. Na regência nominal, ele é obrigatoriamente preposicionado.

O que é significa regência?

Significado de Regência

substantivo feminino Ação ou efeito de reger, de reinar, de governar, de ser responsável pelo direcionamento de alguém ou de alguma coisa; controle, chefia, comando. [Gramática] Relação de dependência entre as palavras de uma oração ou entre as orações de um período.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Como identificar a regência de um verbo?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

O que é regência verbal exemplo?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...

O que é regência - Atualização da aula 1

37 questões relacionadas encontradas

Qual a regência do verbo desejar?

No sentido de "Desejar", ter vontade ou intenção, querer é Transitivo Direto: A menina quer o sorvete. Ela não o quis para marido.

Como identificar um erro de regência verbal?

Erros de regência verbal

(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

Quais são os erros de regência verbal?

A regência e a crase

Como o que “é revertido”, “é revertido a” e o termo regido pela preposição está no plural (entidades), não existe crase. Só existiria crase no caso da preposição estar aglutinada ao artigo antecedente à palavra “entidades”, ou seja, se fosse “revertidoàs entidades”.

Onde há erro de regência nominal?

(TJ – SP) Indique onde há erro de regência nominal: ... A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.

Como identificar um erro de colocação pronominal?

Na colocação pronominal proclítica, ou seja, na próclise, o pronome aparece antes do verbo. Já na colocação pronominal enclítica, ou seja, na ênclise, o pronome aparece depois do verbo. Por fim, na colocação pronominal mesoclítica, ou seja, na mesóclise, o pronome aparece no meio do verbo.

Qual é o verbo foi?

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Qual é o modo do verbo foi?

Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Qual o verbo desejar?

desejar (verbo) -

Quem deseja deseja algo a alguém?

A preposição exigida pelo verbo querer é a prep. a (Quem quer, quer a alguém = Quem estima, estima alguém). Sempre que o objeto indireto for um elemento de terceira pessoa, poderá ser representado pelos pronomes oblíquos átonos “lhe, lhes”, salvo algumas exceções, que veremos em outra oportunidade.

O que é verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Quando se usa o fora?

Fora (ó): advérbio, substantivo, preposição e interjeição. O advérbio fora indica a parte exterior ou externa de alguma coisa, bem como algo que se localiza no exterior ou sem ser no local em que se reside. É, também, sinônimo de no lixo. Ele está fora, só vem amanhã.

O que significa a palavra foram?

Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa. A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram.

Foi é verbo intransitivo?

Ir como verbo intransitivo

O verbo ir atua também como verbo intransitivo, não necessitando de um complemento verbal que complete seu sentido. Ir embora: Você já vai, Carlos? Acabar: Já foi o bolo de chocolate todo! Morrer: Meu avô paterno já se foi há muitos anos.

Qual alternativa apresenta um erro de colocação pronominal?

A alternativa em que ocorreu um erro na colocação pronominal foi a letra B - “Ninguém exigiu-ME O SEGREDO. Ninguém exigiu-MO”. A frase está incorreta pois a palavra ninguém, que é negativa, atrai o pronome para perto de si, sendo um caso de próclise (pronome anteposto ao verbo).

Quando Sentiu-se em dificuldade pediu ajuda colocação pronominal?

Alternativa b: Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda. Comentário: O correto seria “Quando se sentiu em dificuldade, pediu ajuda.” Quando há advérbio antes do verbo (quando é advérbio de tempo), usa-se próclise.

Artigo anterior
Quais são os fundamentos do marketing digital?
Artigo seguinte
Quem é você Alasca série Onde vai passar?