Quais os efeitos do contrato de trespasse?

Perguntado por: Alícia Doriana Freitas de Valente  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

O contrato de trespasse produzirá efeitos entre as partes (alienante e adquirente) mesmo que não seja averbado na junta comercial, contudo para que venha a produzir efeitos perante terceiros deverá ser averbado na Junta Comercial e publicado na imprensa oficial, conforme disciplina o art. 1.144 do Código Civil.

O que é trespasse e quais os seus efeitos?

Trespasse é o nome que se dá para o contrato de compra e venda de estabelecimento empresarial que se precisa, instrumentalizar a operação. No trespasse ocorre a transferência da titularidade do estabelecimento, o titular do estabelecimento antes do trespasse era tal, depois passou a ser outro.

O que é um contrato de trespasse?

O contrato de trespasse regulamenta a compra e venda de um estabelecimento comercial. É um documento usado no Direito Empresarial para fazer a transferência de titularidade de um estabelecimento para outra pessoa.

Quais os requisitos para o contrato de trespasse?

Para a configuração do trespasse, há condições que devem ser observadas, tais como: venda do estabelecimento em um todo, averbação junto ao Registro Público de Empresas, publicação na imprensa oficial, entre outros.

Quais as formalidades do trespasse?

O trespasse é um contrato oneroso de alienação ou transferência do estabelecimento empresarial para o adquirente, sendo que, para que possa ter eficácia perante terceiros, é necessário efetuar o devido registro na Junta Comercial com a sua posterior publicação.

AGU Explica - Contrato de Trespasse

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os dois requisitos necessários para que o contrato de trespasse produza efeitos com relação a terceiros?

Além da necessidade de o contrato ser escrito, extrai-se da norma codificada que para a eficácia jurídica do contrato de trespasse perante terceiros, dois requisitos formais precisam ser cumpridos cumulativamente, quais sejam: (i) arquivamento[30] (embora o Código Civil tenha nominado como averbação) do contrato no ...

Como impedir o trespasse?

É o chamado trespasse, instituto tratado nos arts. 1.144 a 1.149 do Código Civil. Quando acontece, fica vedado ao empresário alienante, salvo autorização expressa em contrato, fazer concorrência ao adquirente do estabelecimento nos 5 (cinco) anos subsequentes à transferência do negócio jurídico (art. 1.147 do CC).

Quais os requisitos devem ser observados quanto a anuência dos devedores no contrato de trespasse?

57) deve ter anuência de todos os credores do estabelecimento, do estabelecimento, que poderá ser tanto por escrito, ou sob o silêncio destes depois de um prazo de trinta dias após a notificação do mesmo da transferência da titularidade dos passivos do estabelecimento.

Quais são os requisitos exigidos para eficácia plena do contrato de trespasse envolvendo usufruto e arrendamento?

Como visto acima, para que tenha validade perante terceiros, o trespasse, arrendamento ou usufruto do estabelecimento deve estar devidamente registrado perante os órgãos competentes, bem como, é imperioso que se dê publicidade ao negócio realizado, através da publicação na imprensa oficial.

O que é um trespasse de um estabelecimento comercial?

O trespasse é a venda de um estabelecimento comercial ou empresarial. Pode ser a venda de uma loja, de uma filial, de uma unidade produtiva. O que é estabelecimento empresarial (ou comercial)? A lei considera que “estabelecimento comercial” é o conjunto de bens utilizados para o exercício da atividade empresarial.

Qual contrato não tem sub rogação automática com o trespasse?

A exceção são os contratos personalíssimos, como o contrato de locação que não admite a sub-rogação automática. Neste caso, as partes contratantes devem ajustar a cessão contratual.

Qual a diferença entre alienação do controle societário e trespasse?

Trespasse é diferente da cessão das quotas sociais de sociedade limitada ou alienação de controle de sociedade anônima, embora ambos são meios de transferência da empresa: Trespasse – o estabelecimento empresarial deixa de integrar o patrimônio de um empresário (alienante) e passa para o de outro (adquirente).

O que é a cláusula de não concorrência no direito empresarial?

Para que sejam aceitas pelo direito da concorrência, essas cláusulas devem se mostrar necessárias e estar diretamente relacionadas com a viabilização do negócio adquirido pelo comprador, que é a verdadeira finalidade dessa espécie de convenção.

O que é trespasse irregular?

O contrato de trespasse não pode excluir ou limitar a responsabilidade do empresário adquirente pelas dívidas do estabelecimento empresarial adquirido. O art. 1.146 do Código Civil não admite exceção, tem natureza cogente, não havendo espaço para a autonomia de vontade das partes restringir os interesses dos credores.

O que é solver o passivo?

“Se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficácia da alienação do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação.”

Quais são os bens corpóreos de uma empresa?

O estabelecimento empresarial é composto por elementos materiais e imateriais. Bens Materiais – corpóreos (móveis e imóveis), encontram-se as mercadorias do estoque, os mobiliários, utensílios, veículos, maquinaria e todos os demais bens corpóreos que o empresário utiliza na exploração de sua atividade econômica.

Quais são os requisitos necessários para a alienação do estabelecimento?

1.145 do nCC, in verbis: "Se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficácia da alienação do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação".

O que é anuência de seus credores?

A Carta de Anuência é uma declaração na qual o CREDOR autoriza que o título ou documento de dívida protestado seja cancelado.

Como regra geral o contrato de trespasse depende como condição de sua validade do consentimento dos credores?

depende, como condição de sua validade perante terceiros, da sua averbação no órgão do registro do comércio. depende, como condição de sua eficácia perante terceiros, do consentimento expresso dos credores do alienante. independe de averbação no órgão do registro do comércio para que tenha plena validade.

O que significa aviamento e trespasse para fins de direito empresarial?

Aviamento é a potencialidade lucrativa do estabelecimento, ou seja, seu potencial de gerar lucro. A alienação do estabelecimento empresarial se instrumentaliza pelo contrato de trespasse, cujos efeitos perante terceiros exigem o correspondente registro na Junta Comercial.

Quais são as condições de eficácia e as consequências jurídicas do trespasse?

Uma peculiaridade do contrato de trespasse é que, para que este contrato possa produzir efeito perante terceiros, o mesmo deverá ser: averbado à margem da inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis, e, além disso, publicado na imprensa oficial.

Quais as dívidas que o adquirente responde com o contrato de trespasse?

De acordo com este dispositivo, o adquirente responde pelas dívidas tributárias relativas ao exercício da atividade empresarial independentemente de estarem contabilizadas ou não[3].

Quais os requisitos que precisam ser atendidos para que o trespasse seja eficaz perante terceiros?

3.1.2.

O art. 1145 do Código Civil prevê, portanto, para fins de eficácia do trespasse ou a quitação das dívidas existentes com terceiros ou que haja consentimento desses credores: ... 1.145 do Código Civil, é requisito do trespasse, sem a qual a venda não surte efeitos perante terceiros.

O que é necessário fazer para que um negócio jurídico produza efeitos perante terceiros?

São elementos necessários para que o negócio jurídico seja valido: Declaração da vontade, finalidade negocial e idoneidade do objeto. A vontade é pressuposto básico do negócio jurídico e é imprescindível que se exteriorize. ... A declaração de vontade é, portanto, o instrumento da manifestação da vontade.

O que é cláusula de não concorrência?

A cláusula de não-concorrência é a obrigação pela qual o empregado se compromete a não praticar pessoalmente ou por meio de terceiro ato de concorrência para com o (a) empregador (a). Trata-se de uma obrigação de natureza moral e de lealdade.

Artigo anterior
Como é construído os valores morais?
Artigo seguinte
O que fazer quando conecto o cabo USB não aparece nada?