Quais os efeitos da sentença de interdição?

Perguntado por: Luna Jéssica Fernandes de Cruz  |  Última atualização: 13. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (53 avaliações)

Da classificação da sentença de Interdição. Na prática, se considerada meramente declaratória, a sentença de interdição, surtirá efeitos “ex tunc” e, portanto, retroagirão. Já se considerada meramente constitutiva surtirá efeitos “ex nunc”, os efeitos da sentença de interdição serão somente para o futuro.

Quais as consequências da interdição?

Isso significa que a pessoa não poderá comprar e vender bens, assinar contratos ou realizar transações bancárias. Nada impede, por outro lado, que questões existenciais, como votar, casar-se e até mesmo trabalhar (sem considerar a retirada salarial) sejam realizadas pelo interditado.

Qual é a eficácia da sentença sobre os atos do interditando?

A sentença de interdição tem eficácia constitutiva - ex tunc - somente para os efeitos civis dos atos praticados pelo interditado, preservando direitos de terceiros de boa-fé, e nunca para as consequências jurídicas da declaração de um estado de fato.

Qual a natureza jurídica da sentença que decreta a interdição?

A sentença de interdição tem natureza constitutiva, caracterizada pelo fato de que ela não cria a incapacidade, mas sim, situação jurídica nova para o incapaz, diferente daquela em que, até então, se encontrava.

Quando transita em julgado a sentença de interdição?

A sentença de interdição não produz coisa julgada, pois cessadas as causas que levaram à interdição, esta poderá ser levantada em pedido autuado em apenso aos autos de interdição.

Como funciona Interdição e Curatela - Diferenças, tutela, excepcionais, acamados e mais.

33 questões relacionadas encontradas

O que significa sentença de interdição?

Trata-se de uma ação intentada no âmbito cível e tem por fim a declaração da incapacidade de determinada pessoa. É a ação na qual se requer seja declarada a incapacidade de uma pessoa para comandar seus atos na vida civil e, consequentemente, seja nomeado um curador para a mesma.

O que é uma sentença de interdição?

A interdição de uma pessoa para atos da vida civil é uma medida grave, que deve se cercar de todas as cautelas, devendo vir escorada num juízo pleno de certeza e segurança, sob pena de se retirar aquilo que há de mais valioso na vida de cada um, e de transformar um ser humano, que deveria ser livre, em um prisioneiro ...

Tem como reverter um processo de interdição?

Ato processual anterior à interdição só pode ser anulado quando já existente incapacidade. Atos processuais anteriores à decretação judicial de interdição – como nos casos de citação da pessoa posteriormente interditada – podem ser anulados quando reconhecida a incapacidade para os atos da vida civil.

Qual é o rito da ação de interdição?

Citado, o interditando é designado a comparecer a uma entrevista com o juiz. Nessa entrevista, será questionado acerca de sua vida, negócios, bens, vontades, preferências e laços familiares e afetivos, além de tudo que for julgado como necessário para convencimento quanto à capacidade para praticar atos da vida civil.

Como ficam os atos praticados antes da interdição?

Em regra, os atos praticados pelo incapaz mesmo antes da interdição são inválidos. Vale dizer, se praticados por absolutamente incapaz são nulos, enquanto que se praticados por relativamente incapaz, são anuláveis.

Quais são os efeitos decorrentes da decisão transitada em julgado?

Os efeitos do Trânsito em Julgado, além de dar origem à Coisa Julgada, são a inalterabilidade, indiscutibilidade e a imutabilidade. Inalterabilidade, porque não pode ser alterada; Indiscutibilidade, porque não pode mais ser discutida; e Imutabilidade, porque ela não muda mais, é aquela decisão e ponto.

Quando poderá ser dispensada a prova pericial no processo de interdição?

750 do CPC/15 , exigido como documento necessário à propositura da ação de interdição, pode ser dispensado na hipótese em que o interditando não concorda em se submeter ao exame médico.

Quanto tempo dura o processo de interdição?

Como regra geral, a curatela definitiva leva de 1 a dois anos para sair. Mas, a necessidade de perícias e de se ouvir testemunhas podem aumentar esse prazo consideravelmente. Já a curatela provisória, a depender da comprovação de urgência, pode-se conseguir em poucos dias.

Quais são os tipos de interdição?

A interdição pode ser promovida: I - pelo pai, mãe ou tutor; II - pelo cônjuge ou algum parente próximo; (vale qualquer parente – CC mais recente) III - pelo órgão do Ministério Público.

Qual a vantagem de interditar uma pessoa?

Porém, há situações que impossibilitam o exercício de certos atos da vida para algumas delas. Por isso, existe a ação de interdição. A interdição tem como objetivo garantir os direitos e interesses do interditado (pessoa que será declarada incapaz). O interesse maior é PROTEGER a dignidade do próprio interditado.

Como fica os bens de uma pessoa interditada?

A partir da sentença de interdição ou da decisão que deferiu a curatela provisória, os bens, os rendimentos e a pessoa do interditado ficarão sob os cuidados do curador, que passará a exercer a sua função de forma direta, mas sob a fiscalização e nos limites fixados pelo Juiz.

Quem pode contestar ação de interdição?

Caso o interditando não opte pelo auxílio profissional, um curador especial apresenta a impugnação. O cônjuge, companheiro ou qualquer parente sucessível pode atuar como assistente e o Ministério Público intervém no processo como fiscal da lei, de acordo com o estabelecido no artigo 752, 1º do Código de Processo Civil.

Qual a diferença entre ação de curatela e interdição?

DIFERENÇA ENTRE CURATELA E INTERDIÇÃO

Na verdade, não existe diferença. A curatela é a consequência da interdição. A interdição é o resultado da apuração da incapacidade da pessoa em expressar suas decisões ou vontades. A curatela é o documento que estabelece quem será o curador e quais serão as suas responsabilidades.

Como funciona audiência de interdição?

O pedido de ajuizamento da ação de interdição acontece por meio de um processo em que é necessário a presença de um advogado. Será necessário reunir todos os documentos que comprovem a incapacidade da pessoa (seja ela parcial ou total), que justifiquem o pedido de interdição.

O que é interdição definitiva?

Orientação atualizada conforme o CNCGJ/2020. Ação de interdição é o meio pelo qual uma pessoa é declarada absoluta ou relativamente incapaz para os atos da vida civil, sendo nomeado um curador que ficará responsável por seus atos civis.

O que acontece com o CPF de uma pessoa interditada?

Se o CPF está cancelado ou foi anulado por decisão judicial, não há o que fazer, esse número de documento não será recuperado. Se a situação for pendente de regularização, a pessoa deve atualizar a situação fiscal, ou seja, enviar as declarações de imposto de renda faltantes para a Receita Federal.

Quem precisa concordar com a curatela?

Nos termos da lei, o cônjuge ou companheiro será preferencialmente o curador do outro, desde que não estejam separados judicialmente ou de fato. Se não houver cônjuge ou companheiro, dá-se preferência ao pai ou mãe. E, na falta dos genitores, será nomeado curador o descendente mais apto e mais próximo ao curatelado.

Onde registrar a sentença de interdição?

Registro de interdição de pessoa deve ser feito em cartório específico. A sentença que decreta a interdição de um indivíduo deve ser registrada no Cartório do 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais ou na 1ª Subdivisão Judiciária da comarca onde tramita o processo.

Qual o valor de uma interdição?

No estado de São Paulo, no ano de 2022, a OAB/SP fixou que os honorários advocatícios mínimos para propositura de um processo de interdição para defesa em juízo de primeiro grau seja de R$ 7.226,48.

Qual o papel do Ministério Público na ação de interdição?

O Ministério Público deve efetivamente atuar nos casos de interdição. Sua atuação, entretanto, deve necessariamente desenvolver-se como fiscal da lei, não sendo viável que assuma a representação do interditando, na condição de substituto processual.

Artigo anterior
Quais características precisa ter uma unidade de produção rural?
Artigo seguinte
Qual a principal causa de morte em pacientes com doença renal crônica?