É cabível habeas corpus contra punição disciplinar imposta a militar?

Perguntado por: Rui Telmo de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

O artigo 142, 2.º, da Constituição Federal dispõe que: Não caberá habeas corpus em relação a punições disciplinares militares, entretanto, a doutrina e jurisprudência entendem que, não cabe habeas corpus no tocante ao mérito das punições disciplinares.

Não é cabível habeas corpus para garantir a liberdade de locomoção em caso de punições disciplinares militares?

O § 2º do artigo 142, da Constituição Federal, veda expressamente o cabimento de habeas corpus em relação às punições disciplinares militares.

Não é cabível a ordem quando referente a imposição de pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública?

Súmula 694-STF: Não cabe habeas corpus contra a imposição da pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública. Importante. O STF entende que nesses casos não há risco ou ameaça à liberdade de locomoção. Não caberá "habeas corpus" em relação a punições disciplinares militares (art. ...

O que é punição disciplinar?

A punição disciplinar, inspirada no exclusivo cumprimento do dever, tem por objetivo a preservação da disciplina e o benefício educativo do militar punido e da coletividade a que ele pertence (arts. 23 e 35, caput, do RDE).

O que é uma transgressão disciplinar?

14. Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à etica, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe.

Quando cabe Habeas corpus em punição disciplinar militar?

18 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre crime militar e transgressão disciplinar?

76.322/1975): “Transgressão disciplinar é toda ação ou omissão contrária ao dever militar, e como tal classificada nos termos do presente Regulamento. Distingue-se do crime militar que é ofensa mais grave a esse mesmo dever, segundo o preceituado na legislação penal militar”.

Quais são os tipos de punições disciplinares?

Transgressão disciplinar é a denominação atribuída às infrações administrativas que se encontram previstas nos regulamentos disciplinares militares. Elas preveem, “a depender da gravidade de conduta, sanções de advertência, detenção ou prisão.

São exemplos de punições disciplinares a que estão sujeitos os policiais militares?

As punições disciplinares a que estão sujeitos os policiais militares, segundo a classificação resultante do julgamento da transgressão, são as seguintes, em ordem de gravidade crescente: I- Advertência. II- Repreensão. III- Detenção. IV- Prisão e prisão em separado.

O que é recurso disciplinar?

Os recursos disciplinares são interpostos após o julgamento nos procedimentos administrativos com vistas a uma reapreciação da matéria por outro órgão ou autoridade, normalmente superior[3], a fim de desconstituir a punição aplicada por uma decisão que seja mais favorável ao recorrente, quer pela supressão da ...

O que é detenção militar?

A pena de prisão é, na verdade, a conversão da pena de reclusão ou de detenção de até 2 (dois) anos, aplicadas ao condenado militar, a fim de que seja ela cumprida, no caso de oficiais, em recinto de estabelecimento militar ou, se praça, em estabelecimento penal militar.

É cabível habeas corpus contra a imposição da pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública?

Não cabe habeas corpus contra a imposição da pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública.

O que é a ordem administrativa militar?

Os delitos contra a ordem administrativa militar, compreendida como a organização, existência, finalidade e prestígio moral da Instituição, abarcam os crimes impropriamente militares contra a Administração Militar e contra a Justiça Militar.

É cabível habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade?

Não cabe habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade.

É admissível o habeas corpus no caso de?

Diz o art. 5º, inc LXVIII da Constituição Federal de 1988: “conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.”

Não é admissível o habeas corpus impetrado?

não é admissível a sua impetração em face de ato de particular. é admissível como recurso cabível para desafiar decisão do Tribunal do Júri que seja contrária às provas dos autos. não pode ser concedido de ofício pelos juízes ou tribunais no curso do processo.

O que é um habeas corpus?

Ação judicial para garantir liberdade diante de prisão ilegal. O habeas-corpus é considerado um remédio constitucional, ou seja, um instrumento processual para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa for presa ilegalmente ou tiver sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.

Para quem é entregue o recurso disciplinar?

§ 1º O recurso será dirigido à autoridade imediatamente superior à que tiver expedido o ato ou proferido a decisão, e, sucessivamente, em escala ascendente, às demais autoridades. § 2º O recurso será encaminhado por intermédio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente.

Quando cabe recurso do processo disciplinar?

É cabível o recurso ao Conselho Federal quando as decisões não tenham sido unânimes, ou contrariem o Estatuto, o Regulamento Geral, o Código de Ética e Disciplina e os Provimentos, ou sejam divergentes de decisão do Conselho Federal ou de outro Conselho Seccional (art. 75 do Estatuto).

O que é um recurso impróprio?

O recurso hierárquico impróprio se caracteriza pela possibilidade de revisão dos atos de uma entidade da administração indireta, que são pessoas jurídicas autônomas, pelo Ministério a qual estão vinculadas.

Quais são os crimes militares?

Os crimes militares são classificados em crimes propriamente militares e impropriamente militares, onde a classificação doutrinária simplifica de forma objetiva que crime propriamente militar é aquele que somente o militar pode cometer (deserção, por exemplo), bem como outros tipos penais, como os crimes previstos no ...

O que são atos disciplinares militares?

O ato disciplinar é aquele emanado da autoridade administrativa para evitar ou responsabilizar os atos de indisciplina. No entanto, é necessário compreender que a postura da Administração militar frente ao ato de indisciplina praticado por servidor militar constitui manifestação concreta do poder disciplinar.

Quais são as punições do Exército?

As punições disciplinares de detenção e prisão disciplinar não podem ultrapassar trinta dias e a de impedimento disciplinar, dez dias. Art. 25. Advertência é a forma mais branda de punir, consistindo em admoestação feita verbalmente ao transgressor, em caráter reservado ou ostensivo.

Quais as penalidades que o empregador pode aplicar?

A legislação destaca que são quatro as penalidades cabíveis: advertência escrita, advertência verbal, suspensão e demissão. Neste artigo, vamos listar as principais diferenças entre elas, a fim de esclarecer ao empregador e ao empregado, todos os seus direitos e deveres.

Quais são os tipos de punições no handebol?

As penalidades do handebol são aplicadas progressivamente: começando com uma advertência, seguindo com exclusões por 2 minutos e uma desqualificação. As infrações onde a ação é principalmente ou exclusivamente dirigida ao corpo do adversário devem implicar uma sanção disciplinar de advertência.

Quais são as transgressões disciplinares de natureza leve?

§ 1º São transgressões disciplinares de natureza LEVE: 1. Usar indevidamente distintivos ou insígnias; 2. Sair da sala de aula sem permissão da autoridade competente; 3. Perturbar o estudo do(s) colega(s), com ruídos ou brincadeiras; 4.

Artigo anterior
Pode vender VAPE no Instagram?
Artigo seguinte
Quantos filhos tem o sheik de Dubai?