Quais os efeitos da pena?

Perguntado por: Joana Barbosa Assunção  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Os efeitos principais da pena são a própria consequência jurídico-penal primordial/direta/imediata da sentença condenatória; é a aplicação da pena (privativa de liberdade, restritiva de direito, multa ou medida de segurança).

O que são efeitos da condenação penal?

O efeito principal da sentença condenatória é a aplicação da pena a ser cumprida pelo acusado. Existem, contudo, diversos efeitos secundários previstos tanto no Código Penal quanto em leis especiais. Em alguns casos, esses efeitos secundários são de natureza penal e, em outros, de cunho extrapenal.

O que é efeito secundário da pena?

Secundário, por sua vez, é aquele efeito “(...) previsto em lei, atinge a esfera de direitos do réu, mas diverso da pena, com fins não necessariamente atrelados aos objetivos repressivo-preventivos do Direito Penal” (JUNQUEIRA; VANZOLINI, 2021). Esses efeitos secundários podem ser penais e extrapenais.

Quais são os efeitos primários e secundários?

Os efeitos primários dizem respeito a sanção penal direta: pena privativa de liberdade, pena restritiva de direitos, pena pecuniária e medida de segurança. Já os efeitos secundários são consequências dos efeitos da pena imposta nos efeitos primários. Que prevalecem mesmo após o indulto.

O que são efeitos primários e secundários da condenação?

Dividem-se em efeitos primitivos (ou penais da condenação), que são ligados às ações penais imediatas da condenação, e efeitos secundários (ou extra-penais da condenação), relacionados às consequências posteriores ao ato condenatório.

DOS EFEITOS DA CONDENAÇÃO - Cumprimento da Pena

23 questões relacionadas encontradas

Como são divididos os efeitos da condenação?

Os efeitos penais podem ser divididos em principais (primários) e reflexos (secundários).

Quais são os efeitos secundários da condenação?

A condenação tem inúmeros efeitos penais secundários, como gerar reincidência, revogar reabilitação, sursis etc., que estão espalhados pelo Código Penal.

O que significa efeitos secundários?

Um efeito secundário ou reação adversa é uma resposta não intencional a um medicamento. De um modo geral, os efeitos secundários são considerados como sendo prejudiciais e podem ocorrer após uma dose única ou após administração prolongada.

Quais são os efeitos automáticos da condenação?

Segundo o art. 91, II, do CP, o segundo efeito genérico e, portanto, automático da condenação é “a perda em favor da União, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé”.

Quais são os efeitos civis da sentença penal?

Os efeitos civis de qualquer uma dessas excludentes penais ficam subordinados ao que dispuser a legislação de direito privado”. De acordo com o art. 23 do Código Penal, excluem a ilicitude: a)o estado de necessidade; b)a legítima defesa; c)o estrito cumprimento de dever legal; d)o exercício regular de direito.

O que diz a Súmula 611 do STF?

SÚMULA 611

Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao Juízo das execuções a aplicação de lei mais benigna.

O que diz a Súmula 711 do STF?

SÚMULA 711

A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

Quais são as três fases da aplicação da pena?

Assim, tornasse necessário conhecer a correta aplicação das penas, em especial o critério trifásico adotado pelo Código Penal Brasileiro: Primeira fase (pena base), segunda fase (pena intermediária) e terceira fase (pena final).

O que é sursis da pena?

A suspensão condicional da pena, ou sursis, consiste na suspensão da execução da pena privativa de liberdade aplicada pelo juiz na sentença condenatória, desde que presentes os requisitos legais, ficando o condenado sujeito ao cumprimento de certas condições durante o período de prova determinado também na sentença, de ...

Quais são as excludentes de punibilidade?

a decadência ou a perempção; a renúncia ao direito de queixa ou o perdão aceito; a retratação do agente; e o perdão judicial.

Quais são os tipos de condenação?

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

É efeito da condenação criminal De acordo com o Art 91 do CP?

91 d... tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime. a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime, exceto quando referidos bens localizarem-se no exterior.

O que acontece após a sentença criminal?

Em se tratando de condenação, o indivíduo deve cumprir a pena imposta no processo de conhecimento. Algumas discussões relacionadas à execução penal ainda caberão (progressão de regime, livramento condicional, remição, comutação). O segundo caminho consiste no ajuizamento de ação de revisão criminal.

Quais os tipos de efeitos colaterais?

Tipos de efeitos colaterais
  • Constipação;
  • Dores de cabeça;
  • Boca seca;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Dermatite;
  • Diarreia;
  • Náusea;

O que são efeitos colaterais exemplos?

Vou te dar um exemplo: os antibióticos. O efeito desejado é curar uma infecção bacteriana, porém pode causar efeitos indesejados, náuseas ou diarreia. Esses efeitos não intencionais são chamados de efeitos colaterais e podem variar de leves a graves.

Qual a diferença entre efeito colateral?

EFEITO COLATERAL (do inglês "side effect"): é um efeito diferente daquele efeito principal responsável pelo efeito e uso terapêutico do fármaco; assim, um efeito colateral pode ser benéfico ou indiferente e não necessariamente adverso, indesejável ("unwanted side effect").

Como ficam os efeitos da condenação na hipótese de abolitio criminis?

A Abolitio Criminis cessa os efeitos penais do acusado, mesmo que a sentença já tenha transitada em julgado.

Quando a perda do cargo e efeito automático da condenação?

A perda de cargo ou da função pública em razão de condenação criminal não é automática, pois demanda fundamentação específica — salvo crime de tortura.

Quando ocorre a prescrição de um crime?

No processo penal, há duas espécies de prescrição: a prescrição da pretensão punitiva, que ocorre antes do julgamento definitivo do processo, e a prescrição da pretensão executória, que ocorre depois do julgamento definitivo.

Artigo anterior
O que é a localização espacial?
Artigo seguinte
Qual o tratamento para hemoglobina baixa?