Qual a forma de resfriamento da peça no tratamento térmico de têmpera?

Perguntado por: Sérgio Rúben de Sá  |  Última atualização: 17. April 2025
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

A escolha do meio de resfriamento depende do tipo de aço e das propriedades desejadas para o material final. O processo de resfriamento no tratamento de têmpera é realizado por meio da imersão da peça em um banho de óleo ou água.

Quais são os meios de resfriamento utilizados na têmpera?

Diversos tipos de resfriamento podem ser utilizados no Processo de têmpera, como água, óleo, polímero, salmoura, ar, banho de sal, entre outros.

O que é resfriamento térmico?

Consiste em aquecer o material a uma temperatura abaixo da linha crítica e manter essa temperatura por um período de tempo, seguido de resfriamento ao ar ambiente. Esse processo alivia as tensões internas e torna o material mais resiliente.

Qual o tratamento térmico realizado após a têmpera?

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...

Como funciona o processo de têmpera?

Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.

COMO DESTEMPERAR AÇO FÁCIL

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas da têmpera?

A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização. O esfriamento brusco visa obter a estrutura martensita.

O que é o tratamento térmico de têmpera?

INFORMAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO TÉRMICO TEMPERA. O tratamento térmico tempera é o nome dado a um processo térmico em aços que aumenta a resistência e dureza do material. O tratamento térmico tempera é realizado por meio das etapas de austenitização até uma determinada temperatura e esfriamento de forma muito rápida.

Quais cuidados Deve-se ter durante o resfriamento no tratamento por têmpera?

Resfriamento após a Têmpera

As ferramentas não devem ser resfriadas até a temperatura ambiente após a têmpera pois poderão sofrer trincas. A ferramenta deve ser transferida para o forno de revenimento ainda aquecida ( 50 a 80 ºC).

Como é o resfriamento do revenimento?

No revenimento, o material é aquecido e resfriado lentamente para reduzir a dureza excessiva e eliminar tensões, enquanto na têmpera, o material é resfriado rapidamente para obter alta dureza e resistência.

Quais são as três fases de um tratamento térmico?

As fases de tratamento térmico
  • aquecimento.
  • manutenção da temperatura.
  • resfriamento.

Como funciona um sistema de resfriamento?

O processo de refrigeração começa quando o refrigerante é comprimido pelo compressor e se torna um gás quente e de alta pressão. Esse gás é então enviado para o condensador, onde o calor é removido e o refrigerante se condensa novamente em um líquido frio de alta pressão.

Como se chama o processo de resfriamento?

Refrigeração é todo processo em que há remoção do calor, de modo que a temperatura fique menor que a do ambiente. Quando se remove calor até que a temperatura se iguale a do ambiente, o processo chama-se resfriamento.

Quais são os tipos de têmpera?

A Têmpera integral é um processo em que todo o material é aquecido uniformemente e resfriado rapidamente. Esse tipo de Têmpera é usado para obter uma dureza uniforme em todo o material. A Têmpera superficial é um processo em que apenas a camada superficial do material é aquecida e resfriada rapidamente.

Qual é o objetivo da têmpera?

A Têmpera é um processo de tratamento térmico com resfriamento contínuo. Seu objetivo é proporcionar alta dureza e elevada resistência ao Aço.

Durante qual fase do tratamento térmico ocorre o resfriamento rápido?

Esses tratamentos podem incluir têmpera ou revenimento, dependendo das propriedades desejadas e do uso final do material. A têmpera consiste em resfriar rapidamente o material após o recozimento para aumentar sua dureza e resistência, enquanto o revenimento visa reduzir a dureza excessiva e melhorar a tenacidade.

O que é têmpera e revenimento?

O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica.

Qual a diferença entre o revenimento e recozimento?

O recozimento envolve o aquecimento do aço a uma temperatura específica e, em seguida, o resfriamento a uma taxa muito lenta e controlada. Já o revenimento envolve o aquecimento do metal a uma temperatura precisa abaixo do ponto crítico e geralmente é feito a ar, a vácuo ou em atmosferas inertes.

Onde é usado o revenimento?

O método do revenimento é utilizado em peças recém-temperadas, com o objetivo de reduzir as tensões produzidas durante a têmpera, aumentando a sua resistência contra o desgaste, e, consequentemente, aumentando a sua qualidade e vida longa útil.

O que é cor de revenimento?

Cores de Revenido do Aço

de Revenimento. Quando a superfície lixada, polida, ou apenas esmerilhada, de uma liga ferrosa aquecida em presença de ar - mistura de gases oxigênio e nitrogênio –, forma-se na nesta uma fina película de óxido que decompõe sob o efeito da luz e nisto produzindo determinada coloração à peça.

O que é revenimento do aço?

O revenimento do aço é um processo fundamental para reduzir a fragilidade e aumentar a durabilidade do material encruado em processo de fabricação ou após passar por tratamento térmico — assim como a têmpera, sendo o tratamento térmico mais comum entre aços e metais, tendo grande relevância para as indústrias.

Qual o tratamento térmico recomendado para um aço que vai trabalhar a baixa temperatura?

Pode-se temperar a vácuo aços para trabalho a frio como AISI D2 ou D6, sendo que o AISI D2 apresenta um comportamento melhor, com menor deformação. Materiais como AISI H13 também podem ser temperados a vácuo. No entanto, aços como AISI M2 nem sempre são recomendados para esse tipo de tratamento.

Como é feito o processo de revenimento?

Processo de revenimento

Nesse processo, o metal é aquecido a um ponto de ajuste abaixo de sua temperatura crítica mais baixa, normalmente após uma operação de endurecimento. Uma vez que essa temperatura é atingida, ela é mantida lá por um determinado período de tempo.

Quais os principais efeitos do revenimento?

Independentemente das condições de aquecimento e resfriamento, os efeitos causados ao metal pelo revenimento tratamento térmico são: Redução da dureza, com aumento da tenacidade; Aumento da ductilidade; Garantia da estabilidade estrutural, tendo em vista a eliminação da austenita retida.

Onde é resfriado o aço no processo de cementação?

Já a cianetação gera uma superfície dura e resistente após o aço ser elevado a altas temperaturas, de 760 a 870° C, em banho de cianeto fundido em forma de sal, ocasionando o enriquecimento superficial de carbono e nitrogênio, e é resfriado em salmoura ou água.

Artigo anterior
Quanto é o IPVA da XJ6 2015?
Artigo seguinte
Como saber se algo foi para o pulmão?