Quais os cuidados com a sonda nasoenteral?

Perguntado por: Bruna Neto Faria  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 5/5 (72 avaliações)

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral
  1. 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  2. 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  3. 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.

Quais os cuidados de enfermagem com paciente em uso de SNE é dieta enteral?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Limpeza com álcool e gaze nas junções da sonda e equipo antes de instalar a dieta; Manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico; Não tracionar a sonda enteral; Observar a marcação ou numeração da sonda diariamente (para garantir que não saiu do lugar);

Quais os tipos de sondas e os cuidados de enfermagem?

Tipos de sonda hospitalar

Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Qual a diferença entre sonda nasogástrica e sonda nasoenteral?

A sonda nasogástrica, também conhecida como sonda de Levine, é uma das mais usadas na área medicinal. Diferentemente da sonda nasoenteral, não possui fio-guia e não requer exame de raio X para verificar sua localização. ... Nesse procedimento, o tubo é introduzido pela narina e posicionado no estômago.

Qual o objetivo da sonda nasogástrica?

A sondagem nasogástrica/orogástrica (inseridas pelo nariz ou boca, respectivamente), é utilizada com a finalidade de descompressão gástrica; diagnosticar a motilidade intestinal; administrar medicamentos e alimentos; tratar uma obstrução ou um local com sangramento e obter conteúdo gástrico para análise.

Cuidados de Enfermagem com Sonda Nasoenteral

27 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo da sonda nasoenteral?

As sondas nasogástricas e nasoenterais têm a finalidade de permitir uma alimentação controlada para os pacientes que são incapazes de garantir a ingestão calórica protéica adequada e para a administração de medicamentos.

Quais os tipos de sondas de enfermagem?

Tipos de Sondas e Ostomias: • Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.

Quais são os nomes das sondas?

A denominação das sondas varia com o seu uso: - sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

Quais os cuidados de enfermagem com sondas e drenos?

Lavar as mãos, secá-las e usar álcool 70% sempre que manipular o dreno. Clampear o dreno para que não haja entrada de ar, ao término da manipulação soltar o clampe. Manter o selo-d'água e trocar a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte adequado, e nunca elevá-lo acima do tórax sem que esteja fechado.

Quais são os cuidados com paciente que está com sonda alimentar?

Devido à condição clínica fragilizada, pacientes que fazem uso de sonda nasoenteral necessitam de uma alimentação e cuidados específicos. O que inclui, principalmente, atenção diária na manipulação e administração da dieta, higienização das mãos, do local do preparo e de utensílios que serão utilizados.

Quanto tempo pode viver uma pessoa com sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Como limpar uma sonda para urinar?

O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.

Quais cuidados devem ser realizados antes de administrar uma dieta pela sonda enteral?

Primeiro, é importante que a dieta esteja em temperatura ambiente, e que seja administrada lentamente para evitar qualquer problema, como diarreia, gases, náuseas e vômito. Se a sonda estiver no estômago do paciente, o volume de um horário deve correr em 1h.

Como é feita a dieta enteral?

A ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado.

O que é uma gastrotomia?

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal.

Quais são os tipos de sonda gástrica?

Existem diferentes tipos de sonda gástrica: sonda Levine, simples, Nutriflex, MOSS e sonda S-B. Elas são introduzidas na cavidade nasal e segue até o estomago.

Qual a diferença de sonda e dreno?

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

Qual a diferença de sonda e cateter?

Em português utiliza-se preferencialmente o termo "sonda", quando o cateter é introduzido por um orifício ou canal corpóreo natural, por exemplo: Sonda nasogástrica. Sonda vesical ou sonda de Foley.

Quando é indicado a sonda nasoenteral?

A sonda nasoenteral é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.

Como funciona a sonda nasogástrica?

Lubrificar a extremidade da sonda nasogástrica. Inserir delicadamente a ponta da sonda no nariz e deslizar ao longo do assoalho da cavidade nasal. Apontar para trás, então para baixo de modo a permanecer abaixo do corneto nasal. Esperar sentir resistência leve à medida que o tubo passa pela nasofaringe posterior.

Quais as contra indicações da sonda nasogástrica?

Contraindicações à entubação nasogástrica incluem
  • Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
  • Trauma maxilofacial grave.
  • Distúrbios de coagulação não tratados.

Qual a diferença entre a sonda nasogástrica e Orogastrica?

A sondagem gástrica consiste em introduzir uma sonda no tubo digestivo por via nasal (nasogástrica) ou por via oral (orogástrica) (BARBA, 2006) e a segurança e a eficácia da nutrição enteral dependem da correta colocação das sondas de alimentação (ELLETT; WOODRUFF; STEWART, 2007; QUANDT, et al., 2009).

Quando tira a sonda arde?

Como ele utilizou a sonda por muitos dias é comum sentir ardência ao urinar e o paciente pode urinar muitas vezes principalmente se ficou todo o período com a sonda aberta drenando urina. Mas é preciso avaliar se não há uma infecção urinária também, o que é comum no pós-operatorio.

Artigo anterior
Qual time conseguiu o maior placar de vitórias na Copa do Mundo de 2002?
Artigo seguinte
Quantos km tem o Brasil de ponta a ponta?