O que é plano de segurança de barragens?

Perguntado por: Ângelo Lourenço de Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

O que é Plano de Segurança de Barragens? O Plano de Segurança da Barragem é um instrumento da PNSB de implantação obrigatória pelo empreendedor, cujo objetivo é auxiliá-lo na gestão da segurança da barragem.

O que deve conter em um plano de monitoramento de barragem?

Plano de Segurança da Barragem

O PSB deve conter dados técnicos da barragem, de construção, operação, manutenção e panorama do estado atual da segurança por meio das inspeções realizadas, devendo, principalmente, servir como uma ferramenta de planejamento de gestão da segurança da barragem.

Quem é o responsável pela segurança das barragens?

De acordo com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), o agente privado ou governamental com direito real sobre as terras onde se localizam a barragem e o reservatório ou que explore a barragem para benefício próprio ou da coletividade é o responsável legal pela segurança da barragem.

O que é DPA alto?

B.

Um barramento será considerado de Dano Potencial Alto caso a soma resultante da pontuação dos critérios de avaliação obtidos nessa matriz seja maior ou igual a 16 pontos.

O que é política nacional de segurança de barragens?

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.066/20, que aumenta as exigências para as mineradoras quanto à segurança de barragem, proíbe o uso de barragem a montante e prevê multas de R$ 2 mil até R$ 1 bilhão aos infratores.

Segurança de Barragens no Brasil

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os fundamentos da Política Nacional de segurança de barragens?

Art. 7o As barragens serão classificadas pelos agentes fiscalizadores, por categoria de risco, por dano potencial associado e pelo seu volume, com base em critérios gerais estabelecidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Quais as atribuições do PNSB Política Nacional de barragens e qual seu papel?

A Lei n. 12.334/10 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais, cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens”.

Quais são os tipos de barragens?

Tipos de barragens existentes
  • Barragem de rejeitos. Esse tipo de barragem é considerado como 'o mais comum e mais barato'. ...
  • Barragem de terra. Também considerado um tipo de barragem comum, que pode ser apoiada em tipos variados de fundação. ...
  • Barragem de enrocamento com face de concreto. ...
  • Barragem contraforte de concreto.

Como classificar uma barragem?

A classificação por categoria de risco (CRI), pode ser feita como (alto, médio ou baixo) é feito em função das características técnicas (CT), do estado de conservação do empreendimento (EC) e do atendimento à documentação sobre a segurança (OS), no caso, o Plano de Segurança da Barragem (PSB).

Como se classifica as barragens quanto à forma?

Com base nesses dois parâmetros, cada barragem é enquadrada em uma das quatro classes de risco. As classes de risco são definidas pelas letras de A a D, sendo o maior nível de risco na classe A e o menor na classe D.

Quem fiscaliza as barragens de rejeitos?

Os órgãos envolvidos na fiscalização das barragens para fins de contenção de rejeitos de mineração são a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Quem fiscaliza as barragens mineradoras no Brasil?

Está sendo estudado pelo governo brasileiro a possibilidade de transferir para Agência Nacional de Mineração (ANM) a responsabilidade de fiscalizar as barragens no País. Atualmente a fiscalização é feita por empresas contratadas pelas próprias mineradoras.

Quais barragens estão em risco?

As três barragens em maior situação de risco do Brasil estão localizadas em municípios que, por conta das chuvas, estão em situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais: Ouro Preto, Nova Lima e Barão de Cocais.

Como monitorar uma barragem?

O papel da geofísica no monitoramento de barragens

Dentre os métodos utilizados podemos citar a refração sísmica e os métodos geoelétricos, como o ground penetrating radar (GPR), o potencial espontâneo e, em especial, a eletrorresistividade.

Como é feito o monitoramento de barragens?

O monitoramento das barragens, túneis e canais é realizado através de uma rotina de inspeções e estudos técnicos de modo a obter as informações atualizadas e sistemáticas do comportamento das estruturas. o Inspeção Rotineira nas barragens – Executada por equipe especializada, como parte regular de suas atividades.

Como se dá o monitoramento das barragens que existem no Brasil?

A Agência Nacional de Mineração lançou hoje (24) a versão pública do sistema que gere as informações sobre barragens de mineração. O Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) está disponível e todos os cidadãos podem acompanhar em tempo real como está a situação das barragens do país.

O que é categoria do risco?

Definição de Termo: Categoria de risco. Em Gerenciamento de Projetos, é um grupo de possíveis causas de riscos. As causas de riscos podem ser agrupadas em categorias como técnica, externa, organizacional, ambiental ou de gerenciamento de projetos. ... Veja também estrutura analítica dos riscos.

O que é uma barragem de rejeitos de mineração?

As barragens de rejeito são usadas para depositar os resíduos e a água gerados a partir do beneficiamento do minério.

O que é um dano potencial?

O dano potencial objeto deste trabalho é aquele prejuízo que ainda não se consolidou, porém, poderá consolidar-se a qualquer momento. É o dano que se encontra na iminência de acontecer, diante do risco decorrente da forma adotada pelo consumidor no seu processo de escolha de um produto.

Quais os tipos de barragens de terra?

As pequenas barragens de terra podem ser classificadas em dois tipos principais: barragens simples e barragens com núcleo ou diafragma.

Qual barragem mais utilizada no Brasil?

De acordo com Fernanda Gouveia, a tipologia da barragem é definida em função de sua forma construtiva e do material utilizado em seu corpo principal. Conheça cada uma: Barragem de terra: é a mais comum no Brasil, caracterizada por vales muito largos e ombreiras suaves.

Quais os tipos de barragem de mineração?

Tipos de barragens de rejeitos

Barragem por alteamento a montante: No método de alteamento a montante, se constroem degraus com o próprio material de rejeito, ele é o mais simples e também o menos seguro. … Nesse sistema, a barragem vai sendo elevada na forma de degraus conforme vai aumentando o volume dos rejeitos.

Quais são as sanções restritivas de direito impostas pela Lei de segurança das barragens?

I – advertência; II – multa simples: III – multa diária; IV – embargo de obra ou atividade; V – demolição de obra; VI – suspensão parcial ou total de atividades; VII – apreensão de minérios, bens e equipamentos; VIII – caducidade do título; ou IX – restritiva de direitos.

Quantas são as barragens do Brasil?

O País tem atualmente 906 barragens de mineração cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM), das quais 455 estão enquadradas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

O que estabelece a Lei nº 12.334 2010?

ESTABELECE A POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS DESTINADAS À ACUMULAÇÃO DE ÁGUA PARA QUAISQUER USOS, À DISPOSIÇÃO FINAL OU TEMPORÁRIA DE REJEITOS E À ACUMULAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS, CRIA O SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS E ALTERA A REDAÇÃO DO ART.

Artigo anterior
Quando a fruta está com pontos de bolor qual a contaminação?
Artigo seguinte
Como saber se a vesícula está inflamada?