O que é e para que serve o desvio padrão e a variância?

Perguntado por: Hugo Flávio Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)

Variância e desvio padrão são medidas de dispersão, ou seja, parâmetros utilizados na Estatística para calcular o quanto os dados de um conjunto de valores podem variar. A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam.

O que é o desvio padrão?

Medida de dispersão em torno da média populacional

Na probabilidade, ele é uma medida de separação do conjunto de dados, que mede o quão diferente os valores de um conjunto de dados se diferem entre si, conhecido também como desvio padrão populacional.

O que é a variância?

Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.

Para que serve a variância amostral?

Para que serve? A variância amostral nos fornece o quanto um conjunto de dados está distante do valor médio, ou seja, dá uma ideia do quanto os dados são homogêneos, beleza?

Como interpretar variância e desvio padrão?

Quanto maior a variância, maior a dispersão nos dados. Como a variância (σ 2) é uma quantidade quadrada, suas unidades também são quadradas, o que torna a variância difícil de usar, na prática. O desvio padrão é normalmente mais fácil de interpretar porque ele está nas mesmas unidades que os dados.

Variância e desvio padrão: como calcular e para que serve?

39 questões relacionadas encontradas

Como interpretar o resultado do desvio padrão?

Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra.

Como interpretar o coeficiente de variação?

O coeficiente de variação é interpretado como uma medida que expressa a variação dos dados com relação à sua média. Quanto menor o valor do CV, menor a dispersão dos dados. De um modo geral, um CV de até 25% é considerado baixo. Contudo, esse valor não é uma regra, dependendo da variável em questão, ele pode mudar.

O que é variância de amostra?

Variância de uma amostra (ou coleção) de dados de tipo quantitativo é a medida que se obtém somando os quadrados dos desvios dos dados relativamente à média, e dividindo pelo número de dados menos um. Representa-se por s2. Estas duas estatísticas podem ser utilizadas para estimar o parâmetro variância populacional σ2.

Quando usar variância amostral e populacional?

Imagine um caso de uma amostra de 3 elementos, dividir por 3 ao invés de 2... Eu diria ao candidato que assuma que numa tabela ou conjunto de valores é desvio-padrão amostral e use n-1. Quando, porém, for exercício sobre combinações de variâncias e desvios, use o populacional.

Onde usar variância?

A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam. Para isso, determina-se o valor médio das diferenças quadradas da média. O desvio padrão (DP) é calculado a partir da variância, pois é a raiz quadrada desse parâmetro.

Qual o conceito é a fórmula da variância?

Para uma população, a variância é calculada como σ² = ( Σ (x-μ)² ) / N. Uma outra fórmula equivalente é σ² = ( (Σ x²) / N ) - μ².

Como saber se a variância é alta ou baixa?

Média aritmética da amostra = x̅ = 14.

Você pode pensar na média aritmética como se ela representasse o "ponto central" do conjunto de dados. Se eles estiverem aglomerados ao redor da média, isso indica que a variância é baixa. Caso estejam bem espalhados e distantes, a variância é alta.

Quanto maior o desvio padrão?

Quanto maior o desvio padrão, maior a dispersão e mais afastados da média estarão os eventos extremos.

Como se faz o desvio padrão no Excel?

Como calcular desvio padrão no Excel
  1. Passo 1. Clique sobre a célula na qual você quer calcular o desvio padrão e digite "=DESVPADA" (sem aspas). Em seguida, clique duas vezes sobre a função; ...
  2. Passo 2. Agora, selecione a tabela com os números para o cálculo do desvio padrão; ...
  3. Passo 3. Por fim, pressione Enter.

Quanto maior o desvio padrão maior o risco?

O desvio-padrão é a raiz da variância ( e representa o grau de dispersão dos retornos esperados em relação à média. É calculado como: O desvio-padrão é a raiz quadrada do somatório dos desvios com relação à média ao quadrado ponderado pela probabilidade de cada resultado. Quanto maior o desvio-padrão maior o risco.

Quando usar Desvpad A ou Desvpad P?

O Excel utiliza duas fórmulas de desvio padrão: a DESVPAD. P utiliza como base o cálculo de população, enquanto a DESVPAD. A (ou DESVPAD em versões anteriores ao Excel 2010) estima o desvio baseado em amostras.

Quando calcular desvio padrão amostral e populacional?

Desvio-padrão populacional e amostral
  1. Se os dados estão sendo considerados como uma população em si, dividimos pelo número de dados, N.
  2. Se os dados forem uma amostra de uma população maior, dividimos pelo número de dados da amostra menos um, n − 1 n-1 n−1 .

Qual a diferença de desvio padrão amostral e populacional?

Veja que a maior diferença entre as fórmulas de Desvio de padrão da população e desvio padrão da amostra reside no denominador. Assim como a variância, em que há diferenças quando aplicada à população ou amostra, há uma subtração do número de elementos por -1 no denominador.

Como se calcula a variância?

O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.

Como calcular a variabilidade de uma amostra?

É definido como o quociente entre desvio padrão e a média, multiplicado por 100. Logo, o coeficiente de variação nada mais é do que o desvio padrão em porcentagem da média.

Como saber se o valor do desvio padrão é alto ou baixo?

Como saber se um desvio padrão é grande ou pequeno? Um desvio padrão pode ser considerado grande ou pequeno, dependendo da ordem de grandeza da variável
  1. a) cv < 10 ------------------> baixo.
  2. b) 10 ≤ cv < 20------------> médio.
  3. c) 20 ≤ cv < 30 -----------> alto.
  4. d) cv ≥ 30-------------------> muito alto.

O que é um coeficiente de variação alto?

Essa classificação considera os coeficientes de variação como baixos quando inferiores a 10%, médios entre 10 e 20%, altos entre 20 e 30% e muito altos se superiores a 30%; valores esses obtidos em experimentos de campo com culturas agrícolas e que, consequentemente, não devem ser aplicados à avicultura em que as ...

O que é coeficiente de variação?

O coeficiente de variação é uma medida de variabilidade relativa, pois é a relação entre o desvio padrão (S) e a média aritmética ( ), multiplicada por 100. Portanto, o coeficiente de variação (CV) é uma medida de dispersão cujo objetivo é apresentar a variabilidade da distribuição em termos percentuais (%).

Quanto é um desvio padrão baixo?

Um desvio padrão pode ser considerado grande ou pequeno dependendo da ordem de grandeza da variável. Um CV é considerado baixo (indicando um conjunto de dados razoavelmente homogêneo) quando for menor ou igual a 25%.

Porque o desvio padrão não pode ser negativo?

Assim, para obter uma medida da variabilidade ou dispersão com as mesmas unidades que os dados, tomamos a raiz quadrada da variância e obtemos o desvio padrão: O desvio padrão é uma medida que só pode assumir valores não negativos e quanto maior for, maior será a dispersão dos dados.

Artigo anterior
Quem são as irmãs estranhas?
Artigo seguinte
Pode fazer Botox a cada 3 meses?