O que é infoexclusão e apartheid digital?
Perguntado por: Marco Alexandre Torres de Mendes | Última atualização: 3. Mai 2025Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)
Alguns termos definem a presente situação de exclusão digital, as expressões infoexclusão e apartheid digital, por exemplo, são definidas por alguns pensadores como a exclusão de oportunidades de acesso às novas tecnologias da comunicação e informação.
O que significa a exclusão digital?
No Brasil, um quarto da população não tem acesso à Internet. Isso significa que 47 milhões de brasileiros estão fora da rede mundial de computadores. São os chamados excluídos digitais, dos quais 59% alegam que o alto preço do serviço é uma das barreiras de acesso à Internet.
O que se entende por inclusão digital?
Inclusão digital é um esforço para garantir que todos possam participar, contribuir e se beneficiar do mundo digital. Os órgãos governamentais têm papel central nessa questão, mas a iniciativa privada também pode e deve colaborar, desenvolvendo soluções inclusivas e, ao mesmo tempo, com potencial de mercado.
Qual a relação entre exclusão digital e exclusão social?
Há uma relação intrínseca entre a exclusão social e a exclusão digital, uma vez que ambos os status acentuam ainda mais a vulnerabilidade de classes sociais menos favorecidas. Em paralelo a isso, a ausência e/ou o baixo nível de letramento digital é uma barreira imposta pelo descompasso social, econômico e tecnológico.
Quem são os excluídos digitais?
Surge, assim, na era da tecnologia os “excluídos digitais”, crianças, jovens e adultos, que nunca viram ou sequer chegaram perto de um computador ou algum outro meio moderno de comunicação.
Exclusão digital: periferia sofre com falta de tecnologia
O que é exclusão digital e exemplos?
De forma mais abrangente, podem ser consideradas como excluídas digitalmente as pessoas que têm dificuldade até mesmo em utilizar as funções do telefone celular ou ajustar o relógio do videocassete, observando-se assim que a exclusão digital depende das tecnologias e dos dispositivos utilizados.
Como a exclusão digital se aplica no Brasil?
A exclusão digital era mais grave no pré-pandemia, quando havia 37 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade sem acesso à internet, 8,8 milhões de pessoas a mais que em 2021. Em 2019, 11,365 milhões de lares estavam desconectados da rede, 4,085 milhões a mais que em 2021.
O que é exclusão digital e quais são as suas consequências?
Os excluídos digitais, são as novas vítimas de discriminação social, afinal não ter um perfil e não participar de uma rede social, não ter uma conta – ou muitas – de e-mail, um Whats, não seguir um influenciador digital, não conhecer os blogs e os canais do YouTube e sabe-se lá mais o que, é motivo de ser visto ...
Quais os fatores que contribuem para a exclusão digital?
Fatores econômicos e culturais, ou seja, de acesso social, como delimitadores persistentes do distanciamento digital; A falta de infraestrutura física e de TIC adequada, ou seja, laboratório com hardwares, softwares e periféricos em perfeito funcionamento e atualizados, como também a conexão ou banda de internet.
Quem criou o termo exclusão digital?
Pierre Lévy, filósofo francês, pensador da área de tecnologia e sociedade, afirmou que: “toda nova tecnologia cria seus excluídos”.
Quais são os tipos de inclusão digital?
Existem três tipos de infocentros: os comunitários, em parceria com entidades como associações de bairro; os municipais, em parceria com prefeituras; e os postos públicos de acesso à internet, em parceria com órgãos do próprio governo estadual, em locais onde circulam muitas pessoas.
O que fazer para diminuir a exclusão digital?
Ampliar o acesso às novas tecnologias de informação é um ponto estratégico no rompimento das desigualdades econômicas e sociais existentes no Brasil, segundo concluiu uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Pará.
Qual é o maior problema para a inclusão digital no Brasil?
O acesso desigual à internet é um dos principais desafios da inclusão digital no Brasil e a pesquisa Abismo Digital, promovida pela consultoria PwC em parceria com o Instituto Locomotiva, traça as razões da desigualdade no acesso.
Quais os pontos positivos e negativos da inclusão e exclusão digital?
Quais os pontos positivos e negativos da inclusão e exclusão digital? Dentre os pontos positivos está a maior sociabilidade, menor índice de depressão, ganho na qualidade de vida dentre outros. Dentre os pontos negativos pode ser citada a vulnerabilidade de idosos para crimes cibernéticos como extorsão e estelionato.
Quem mais sofre com a exclusão digital?
A exclusão digital presente no Brasil é particularmente danosa para as crianças, segundo Barbosa: “A população infantil em idade escolar nas famílias vulneráveis e sem acesso à internet também é muito afetada neste período de isolamento social.
Qual a diferença entre inclusão e exclusão digital?
A exclusão digital se diz respeito as consequências sociais, econômicas e culturais da distribuição desigual do acesso a computadores e Internet. A inclusão digital é geralmente definida num país pela relação entre a porcentagem de pessoas com acesso a computador e/ou Internet no domicílio e o total da população.
Qual o impacto da inclusão e exclusão digital na vida das pessoas?
Com todo esse avanço tecnológico, forma-se uma camada da sociedade que não tem acesso a esse turbilhão de informação, tornando essas pessoas, geralmente de classes inferiores, a serem excluídas digitalmente, afetando diretamente seu lado profissional e muitas vezes perdendo seu emprego, criando assim uma cadeia.
Quais os impactos da exclusão digital na vida das pessoas Cite um exemplo?
Se uma pessoa não sabe ligar um computador, ignora o que é um mouse e nunca entrou na Internet, as chances de uma boa colocação são pequenas. Tanto as pessoas quanto às empresas podem perder oportunidades excelentes de crescimento, ao ficarem à margem da evolução tecnológica.
O que causa a exclusão tecnológica?
O que causa a desigualdade tecnológica? A desigualdade digital decorre do fato de as pessoas terem diferentes níveis de acesso à internet, equipamentos como telefones celulares e computadores, bem como diferentes habilidades para acessar e usar a internet e equipamentos.
Como a exclusão digital afeta o mercado de trabalho?
"O abismo digital nos impede de aproveitar a enorme oportunidade representada pelas vagas de emprego que surgem com a tecnologia e nos deixa para trás em relação ao mundo, afetando nossa economia com a atração de menos investimentos por causa dessa falta de mão de obra qualificada.
Qual é a importância da inclusão digital?
Ela permite a criação de novas oportunidades de trabalho, aumenta a produtividade e a competitividade das empresas e contribui para a redução da pobreza. Ao garantir a inclusão digital, o Brasil pode aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia e tornar-se um player importante na economia global.
Onde ocorre a exclusão digital?
Isso pode acontecer de diferentes formas e níveis, que envolvem mais que o acesso a aparelhos eletrônicos. Esse fator está normalmente relacionado à pobreza e pode acontecer no nível tecnológico, mas também financeiro, cognitivo, instrumental ou linguístico, por exemplo.
Quais as características da exclusão digital?
A exclusão digital está situada em uma dificuldade que está relacionada à desigualdade social, em que as pessoas não são detentoras de posições sociais e econômicas que possibilitem acesso digital e social. A pandemia resgatou essa temática (Stevanim, 2020).
Qual é a principal consequência da exclusão digital para o governo eletrônico?
Atualmente, as conseqüências da exclusão social acentuam a desigualdade tecnológica e dificultam o acesso ao conhecimento, aumentando o abismo entre ricos e pobres. Isso se deve, em grande parte, ao fator renda (SPAGNOLO, 2003).
Quais os limites de exposição anual para o IOE?
Como me cadastrar no Auxílio Brasil?