Quais os motivos O sacado pode indicar para recusar o aceite?
Perguntado por: Camila Iara Teixeira de Maia | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)
8º da Lei de Duplicatas, por motivo de: a) avaria ou não recebimento das mercadorias, quando não expedidas ou não entregues por sua conta e risco; b) – vícios, defeitos e diferenças na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; e c – divergência nos prazos ou nos preços ajustados.
Quais os motivos O sacado pode indicar para recusar o?
O sacado poderá deixar de aceitar a duplicata de prestação de serviços por motivo de: I - não correspondência com os serviços efetivamente contratados; II - vícios ou defeitos na qualidade dos serviços prestados, devidamente comprovados; III - divergência nos prazos ou nos preços ajustados.
Em que hipóteses o aceite pode ser negado?
a) Avaria ou não - recebimento de mercadorias, quando não-expedidas ou não-entregues por conta e risco do comprador; b) Vícios na qualidade ou quantidade das mercadorias; c) Divergência nos prazos ou nos preços ajustados.
Quais as circunstâncias na qual a duplicata poderá ser recusada?
O protesto da duplicata pode ser de três tipos, elencados no artigo 13 da Lei das Duplicatas, sendo eles: por falta de aceite; por falta de devolução; e por falta de pagamento.
O que é recusa do aceite?
A recusa do aceite, total ou parcial, provoca o vencimento antecipado do título. Se o sacado não se comprometeu a satisfazer a obrigação documentada no título de crédito, ou comprometeu-se apenas parcialmente, o tomador ficará sem a satisfação de seu crédito ou com o mesmo satisfeito parcialmente.
Quais as consequências para o mesário que recusa ou abandona serviço eleitoral?
Qual a consequência da recusa parcial de aceite feita pelo sacado?
Vencimento antecipado da letra - a recusa do aceite é comportamento lícito - neste caso, poderá o credor ou o tomador cobrar o título de imediato, pois o vencimento, obrigatoriamente fixado pela cambial, é antecipado com a recusa do aceite.
Qual a consequência da recusa ou do aceite parcial do sacado na letra de câmbio?
A recusa total ou parcial do aceite acarreta como consequência o vencimento antecipado da letra, provado pelo protesto. A apresentação do aceite A apresentação pode determinar o vencimento da letra: a letra sacada à vista se vence no ato em que o portador a apresenta ao sacado.
Qual a consequência para o sacador caso o sacado não aceite a letra de câmbio em existindo alguma consequência Como pode o sacador Impedi-la?
Na hipótese em que o sacado não pague o valor mencionado na letra de câmbio ao tomador, poderá o tomador cobrar o valor do sacador, na medida em que este, ao praticar o saque, tornou-se codevedor. Se o sacador não assinar, deverá ser representado por procurador nomeado por instrumento público com poderes especiais.
O que é duplicata com e sem aceite?
A duplicata é um título de crédito que sempre corresponde a uma compra e venda mercantil ou a uma prestação de serviço. A duplicata sem aceite é a que não tem a assinatura do devedor.
O que é aceite de um título de crédito?
É o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pelo título de crédito. O aceite resulta da simples assinatura do sacado lançada no anverso do título, podendo também ser feita no verso do título mediante identificação do ato praticado pela expressão "aceito" ou equivalente. ...
Como funciona o cancelamento do aceite?
Cancelamento do aceite
Aceite é irrevogável depois que chega ao conhecimento do credor. Portanto, o cancelamento só é valido se chegar préviamente ao conhecimento deste (hipótese de arrependimento eficaz, imediatamente após a assinatura no título, risca sua assinatura antes da devolução ao credor).
Quando a duplicata poderá ser protestada?
A duplicata sem aceite, pode ser protestada por indicação do credor, que legitima e valida o processo de execução forçada. Para isso, é preciso observar os artigos 7º, 8º e 21° (para serviços) da Lei nº 5.474 de julho de 1968, nos quais é possível encontrar os motivos válidos para a recusa do aceite.
Em quais hipóteses pode ser emitida uma duplicata mercantil?
[4] Uma duplicata mercantil somente pode ser autorizada a ser emitida quando houver a presença de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços.
Quem é o devedor da duplicata?
Na relação jurídica formada, o vendedor (credor) será o sacador da duplicata; o comprador (devedor) será o sacado, que compreende o contrato de compra e venda realizada.
Tem aceite na nota promissória?
Não há aceite na nota promissória: o próprio criador do título é quem promete efetuar pessoalmente o pagamento. O emitente da nota promissória é equiparado ao aceitante: o devedor principal será o próprio emitente, portanto tudo que se aplicava ao aceitante será aplicável ao emitente.
O que é aceite qualificado?
Ocorrerá o aceite parcial ou sob condição quando o sacado aceitar a letra apenas por uma parte do valor emitido (aceite limitado ou limitativo) ou modificando condição inserta na letra, v. g., o local de pagamento (aceite modificado, modificativo ou qualificado).
Quais são os tipos de endosso?
- Endosso em preto: quando o nome do endossatário é específicado no título. ...
- Endosso em branco: não há a identificação do nome do endossatário. ...
- Endosso simples ou translativo: quando o endossatário se torna dono do título e credor.
Quem é o sacado no título de crédito?
O saque é uma ordem de pagamento dada a um terceiro, o sacado (credor). Em outras palavras, o saque é a emissão de um título de crédito, o seu ato de criação realizado pelo sacador. Na nota promissória, o sacador é o devedor principal mas na letra de câmbio ou na duplicata, o sacador é um coobrigado, um codevedor.
O que é um protesto por indicação?
Trata-se do protesto - por falta de aceite, de devolução ou de pagamento - tirado pelo sacador, quando o sacado recebe a duplicata para o aceite e a retém, de maneira que poderá o sacador, para efeitos de protesto, apresentar simples indicações do portador.
Quem é o sacado da nota promissória?
O sacador (emitente) compromete-se a pagar quantia determinada ao beneficiário. Portanto, na nota promissória são dois os intervenientes: emitente (pessoa que promete o pagamento) e beneficiário ou tomador (titular do crédito, a quem a nota promissória deve ser paga).
Quais são os tipos de duplicata?
Existem dois tipos de duplicata, a de prestação de serviços e a duplicata mercantil. A duplicata mercantil é a opção emitida em casos de venda de mercadorias. Já a duplicata de prestação de serviços, como o nome mesmo já revela, é usada no ramo de serviços.
O que é duplicata e exemplo?
Desta forma, conclui-se que duplicata é um título de crédito, emitido pelo vendedor. Podemos dizer que é um tipo de promissória. Por exemplo: Você vende um produto e emite a Nota Fiscal Eletrônica, documento este que comprova a venda realizada.
É possível protestar duplicata sem aceite?
Nos termos do art. 15, inciso II, da Lei nº 5.474⁄68, a duplicata não aceita, devidamente protestada e acompanhada do comprovante de entrega das mercadorias, constitui título executivo extrajudicial, legitimando, destarte, o uso da via executiva para sua cobrança. Caso contrário, inviável é ação executiva (arts.
Qual a consequência da ausência do aceite na letra de câmbio?
Na letra de câmbio sem aceite, tanto o protesto por falta ou recusa de aceite quando o por falta ou recusa de pagamento devem ser tirados contra o sacador, que emitiu a ordem de pagamento não honrada, e não contra o sacado, que não pode ser compelido, sequer pelo protesto, a aceitar a obrigação inserida na cártula.
Qual a consequência da inclusão da cláusula não aceitável na letra de câmbio?
Cláusula não aceitável
Significa que ele não poderá apresentar a letra de câmbio ao sacado para que este apresente o aceite, e que só se poderá apresentá-la no dia 17/4, que é o dia do vencimento.
Quais são os frutos da fé em Deus?
Pode fazer chapinha todo dia?