Quais são os alimentos que pioram a enxaqueca?

Perguntado por: Mara Núria Oliveira de Garcia  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

Itens como chocolate, carnes processadas, gorduras, frutas cítricas, bebidas alcoólicas ou com cafeína, laticínios, alimentos com glúten, sementes, oleaginosas, conservas, glutamato monossódico, leveduras e adoçantes artificiais são muito prejudiciais para uma pessoa que sofre de enxaqueca.

O que uma pessoa com enxaqueca não pode comer?

O café, o chá verde, o chá preto, o chá mate, as bebidas energéticas e os refrigerantes contêm cafeína, um composto que pode desencadear crises de enxaqueca em algumas pessoas.

Qual a fruta é boa para enxaqueca?

Gengibre: pode ser consumido em forma de chá. Possui ação analgésica que aliviam as crises de enxaqueca. Ovo, cenoura, maçã, kiwi: esses alimentos são compostos por altos índices de vitamina B, que ajuda na prevenção das dores.

Quem sofre de enxaqueca pode tomar leite?

Os que são maturados apresentam altos níveis de sódio e gorduras, que desencadeiam a dor de cabeça, pois causam inflamação. Além disso, outros produtos lácteos como leite e sorvete também causam enxaquecas devido às suas altas doses de açúcar.

Qual alimento aumenta a enxaqueca?

Refrigerantes a base de cola, guaraná, café e o chá mate devem ser evitados, pois possui cafeína, substância estimulante que pode alterar a circulação sanguínea; Bebidas alcoólicas como: vinho tinto, espumantes e destilados em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos.

5 alimentos que inflamam MUITO o seu organismo e você deve parar de consumir

27 questões relacionadas encontradas

O que é bom para acabar com a enxaqueca?

Os analgésicos mais comuns para enxaqueca são o paracetamol (Tylenol®) ou a dipirona (Novalgina®). Já os anti-inflamatórios não esteroides atuam reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no organismo, o que alivia a dor. Entre os mais comuns, estão ibuprofeno (Advil®) e ácido acetilsalicílico (Aspirina®).

O que ajuda a aliviar a enxaqueca?

Entenda melhor essas e outras recomendações a seguir.
  1. Repouse em um ambiente escuro e silencioso. ...
  2. Faça um escalda-pés. ...
  3. Hidrate-se e alimente-se bem. ...
  4. Aplique uma compressa fria no local da dor. ...
  5. Faça pressão e massagem sobre as têmporas. ...
  6. Faça terapia de biofeedback. ...
  7. Tomar um analgésico.

O que fazer para evitar as crises de enxaqueca?

Mas afinal, como evitar enxaqueca?
  1. Tente passar longe do estresse. ...
  2. Tenha um sono de qualidade. ...
  3. Modere o consumo de álcool. ...
  4. Inclua na dieta alimentos que auxiliam a evitar a enxaqueca. ...
  5. Beba muita água. ...
  6. Controle a iluminação do ambiente. ...
  7. Consulte um médico para investigar causas hormonais. ...
  8. Monitore as mudanças no clima.

O que comer para aliviar a dor de cabeça?

Comidas compostas em sua maioria por água são uma ótima opção para melhorar a dor de cabeça. Dentre elas, podemos destacar melancia, batata, pepino, entre outras. Chocolate, cogumelos e brócolis também são boas opções, por conterem substâncias específicas que ajudam no alívio da cefaléia.

Quem tem enxaqueca pode comer ovo cozido?

Ovos. Os ovos são fonte de proteínas e possuem vitaminas do complexo B, que têm propriedades anti-inflamatórias. O alimento também possui antioxidantes e uma substância chamada colina, que se encontra na gema, e ajuda o sistema nervoso. Quem sofre com enxaqueca pode incluir o alimento na dieta com moderação.

Qual suco é bom para enxaqueca?

Suco contra dor de cabeça
  • Suco de 2 laranjas (vitamina C para melhorar o sabor e aproveitar melhor o ferro)
  • 1/2 cenoura sem casca (rica em vitamina A)
  • 1 pedaço de salsão (desintoxicante e diurético)
  • 4 folhas de espinafre (rico em ferro)
  • 2 colheres (sopa) de salsa (rica em complexo B)

Quem está com enxaqueca pode comer chocolate?

Quem tem enxaqueca pode comer chocolate? De acordo com o coordenador do Departamento Científico de Cefaleia da ABN, pode sim, porém com moderação, ou seja, sem cometer excessos. Um outro ponto importante é manter-se bem hidratado uma vez que quando o açúcar passa pela corrente sanguínea as células perdem água.

Onde se localiza a dor da enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça de forte intensidade, de caráter pulsátil, que em geral tende a atingir somente um lado da cabeça, embora possa afetar ambos os lados de forma alternada.

Como aliviar a enxaqueca de forma natural?

5 técnicas para passar dor de cabeça
  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

O que acontece no cérebro de uma pessoa com enxaqueca?

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Quem sofre de enxaqueca pode comer doce?

Para as pessoas que sofrem de enxaqueca, também é possível que uma dieta regular rica em açúcar refinado e carboidratos processados possa aumentar os níveis de inflamação no corpo e torná-las mais suscetíveis a crises, disse Slavin.

O que pode piorar a enxaqueca?

Estímulos sensoriais. Algumas pessoas têm uma sensibilidade maior com relação à claridade ou sons ambiente. Por isso, quando são expostas a essas situações, podem ter enxaqueca ou apresentar uma piora na crise de dor de cabeça.

Quanto tempo dura uma crise de enxaqueca?

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

Quem tem enxaqueca pode comer ovo frito?

Vários estudos identificados nesta revisão sugerem que a eliminação de trigo, laranja, ovo, chocolate, frituras, laticínios, cafeína, alimentos processados, alimentos ricos em glutamato, álcool e que, evitar longos períodos de jejum, podem ser benéficas na redução dos sintomas e na frequência da enxaqueca.

Quais os 3 tipos de enxaqueca?

Os três tipos de enxaqueca principais, como já citado, incluem a enxaqueca com aura, a enxaqueca sem aura e a enxaqueca crônica. Cada um deles possui peculiaridades que os diferenciam e que criam diversas subdivisões.

Quais são os gatilhos da enxaqueca?

O estresse, a ansiedade, o bruxismo de vigília, dormir mal, ter hábitos irregulares, a luz forte, alguns cheiros, mudanças hormonais e até mesmo alguns alimentos podem ativar os gatilhos, e com isso, sentir dores de cabeça com certa frequência.

O que a enxaqueca causa nos olhos?

“O que sabemos é que o período menstrual; o jejum prolongado; o uso de anticoncepcionais; alterações no sono; estresse; o consumo de frituras, café, chocolate e de álcool; problemas na coluna cervical e distúrbios da ATM (Articulação Temporo Mandibular) são gatilhos para as crises”, explica o oftalmologista.

Quando devo me preocupar com a enxaqueca?

A enxaqueca é considerada crônica quando acontece pelo menos 15 dias por mês, por pelo menos 3 meses consecutivos. Existem alguns fatores que transformam uma enxaqueca episódica em crônica, e o mais preocupante é o uso abusivo de analgésicos.

Como saber se a enxaqueca e emocional?

Assim, os sintomas durante esse estágio podem incluir:
  • desejos de comida;
  • humor deprimido;
  • fadiga ou baixa energia;
  • bocejo frequente;
  • hiperatividade;
  • irritabilidade;
  • rigidez do pescoço.

Porque a enxaqueca não passa?

O que causa a enxaqueca persistente? A enxaqueca persistente pode ter diversos fatores desencadeantes, no entanto, cerca de 50% a 70% das crises de dor de cabeça são desencadeadas pelo estresse.

Artigo anterior
Quais são os principais movimentos do Tai Chi Chuan?
Artigo seguinte
O que pode ser detectado na tomografia?