Quais os critérios de fixação de competência previstos no CPP?

Perguntado por: Frederico Machado Henriques  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

O Código de Processo Penal (CPP), discrimina nos incisos de seu artigo 69 os critérios para fixação de competência, sendo eles: I – o lugar da infração; II – o domicílio ou residência do réu; III – a natureza da infração; IV – a distribuição; V – a conexão ou a continência; VI – a prevenção e a VII – prerrogativa de ...

Quais as principais previsões do CPP sobre competência territorial?

O Código de Processo Penal prevê algumas hipóteses específicas de competência por prevenção, quais sejam: quando não se sabe delimitar limite territorial entre duas ou mais jurisdições, quando não se sabe jurisdição exata por ter a infração sido consumada ou tentada nas divisas de jurisdições (artigo 70 § 3o )6; quando ...

Quais são os critérios de fixação da competência explique os?

Existem alguns critérios básicos para a fixação da competência, os principais são: soberania nacional, o da hierarquia e atribuições dos órgãos jurisdicionais (critério funcional), o da natureza ou valor da causa e o das pessoas envolvidas no litígio (critério objetivo), e os dos limites territoriais que cada órgão ...

Qual o critério de divisão da competência material?

A competência material é delimitada por três componentes básicos, são eles: a) em razão da natureza da relação de direito (“ratione materiae”): ocorre quando um determinado crime ocorre, e, na maioria das vezes, este se encontra previsto em lei, bem como a competência para que ele seja julgado; b) em razão da qualidade ...

Quais são os critérios da competência?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial.

Competência Processual Penal - Noções Gerais e Critérios de Fixação de Competência

25 questões relacionadas encontradas

Quando a competência é determinada?

43 do Novo CPC. Art. 43. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

Quais são os critérios de competência que as partes devem observar para ajuizar uma demanda judicial?

A competência federal é determinada por dois critérios: partes ou causa de pedir. No que diz respeito à causa de pedir, as regras de definição de competência federal estão dispostas na Constituição Federal, em seu artigo 109, não nos interessando no momento, já que nosso foco são as regras do CPC.

Quais são os critérios de competência absoluta?

A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.

Quais são as causas de modificação de competência?

Art. 63. As partes podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde será proposta ação oriunda de direitos e obrigações. § 1º A eleição de foro só produz efeito quando constar de instrumento escrito e aludir expressamente a determinado negócio jurídico.

O que determina a competência jurisdicional no processo penal?

A competência jurisdicional pode ser determinada pelo lugar da infração, o domicílio ou residência do réu, a natureza da infração, a distribuição, a conexão ou continência, a prevenção e a prerrogativa de função.

O que se entende por competência ratione personae?

A competência ratione personae, portanto, é fixada levando-se em consideração o cargo que determinada pessoa ocupa na Administração Pública, quer Federal, quer Estadual, quer Municipal, não existindo nenhuma impunidade ou sequer prerrogativa.

O que é competência CPP?

Competência é o critério que define os limites jurisdicionais de cada órgão do Poder Judiciário. A atuação dos juízes e tribunais precisa ser delimitada, ou seja, a jurisdição é delimitada por critérios e a esta delimitação damos o nome de competência.

Quais são e em que consistem os quatro critérios que podem levar a modificação de competência?

Competência territorial (do foro) e competência do juízo; Competência originária e derivada; Competência absoluta e relativa.

E causa voluntária de modificação da competência?

A modificação de competência pode ser voluntária quando ocorrer por conta da livre e espontânea vontade das partes, ou de uma delas. ... ou Tácita (que decorre da manifestação de vontade de uma das partes e da omissão de outra, em se opor àquela. Ex: hipótese de não oferecimento da exceção de incompetência.).

O que é competência em razão da matéria?

Competência em razão da matéria. A distribuição constitucional de competência visa atender aos interesses da otimização do exercício da jurisdição, com a criação de Justiças especializadas em determinadas matérias, com o que se pode falar em competência ratione materiae.

Quais são os critérios da competência absoluta e relativa?

A competência absoluta é assim chamada, pois ela não é passível de sofrer prorrogação, por se tratar de interesse público. Já a competência relativa, ao contrário é passível de prorrogação e modificação, por se tratar de interesse privado, inter partes.

O que é competência absoluta CPC?

O artigo 62 do Código de Processo Civil (CPC) 2015 apresenta a competência absoluta ao determinar ser inderrogável, por convenção das partes, a competência estabelecida em razão da matéria, da pessoa ou da função.

Quais as espécies de competência relativa?

Em tempo, são relativas, segundo o código, as competências que decorrem do valor ou do território (art. 63) e absolutas as que decorrem da matéria, da pessoa e a funcional (art. 62).

O que é competência na área jurídica?

A competência é estabelecida em lei e determina os limites do poder de julgar. Em suma, é a limitação do exercício da jurisdição atribuída a cada órgão ou grupo de órgãos jurisdicional.

Como alegar incompetência do juízo?

A incompetência do juízo deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação e, ouvido o autor, o juiz decidirá pelo acolhimento ou não da alegação. Acolhendo-a, os autos são remetidos ao juízo competente, conservando-se os efeitos das decisões proferidas pelo juízo incompetente até que outra seja proferida.

Qual é a forma de impugnar a competência de um órgão judicial?

Caso o réu pretenda impugnar a competência do juízo deverá fazê-lo em preliminar de contestação, sob pena de preclusão. As ações fundadas sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro de domicílio do réu.

Como saber a competência do processo?

Assim é que, em geral, estabelece o art. 94 do CPC que será competente o juízo localizado no foro do domicílio do réu.

O que é competência territorial?

Territorial: Também denominada “competência de foro”, corresponde ao local (territorialmente falando) no qual deve ser proposta a ação. Em relação à Justiça Estadual, fala-se em comarca; em relação à Justiça Federal, fala-se em seção e subseção; Art.

Quando as partes podem modificar a competência e quando não podem indique também o dispositivo legal?

A modificação das regras de competência pode ocorrer, também, no momento da propositura da ação, quando o autor abre mão de foro estabelecido em seu benefício na cláusula de eleição ou em norma legal dispositiva de competência relativa e promove a demanda no domicílio do réu.

O que é o princípio da perpetuação da jurisdição?

O princípio da Perpetuatio Iurisditinis ou da perpetuação da competência, visa preservar a ação onde inicialmente foi distribuída impedindo o deslocamento de competência de um juízo para outro, mesmo que seja criado órgão dentro da mesma comarca.

Artigo anterior
Como controlar a ansiedade por comida?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas de uma veia entupida?