Qual o objetivo de Platão?

Perguntado por: Alexandra Lopes  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. Platão foi o segundo da tríade dos grandes filósofos clássicos, sucedendo Sócrates (469-399 a.C.) e precedendo Aristóteles (384-322 a.C.), seu discípulo.

Qual objetivo de Platão ao cunhar o mito da caverna?

Resumo: O mito da caverna é uma metáfora para Platão explicar a diferença entre o mundo das ideias e o mundo dos sentidos; o processo de saída da caverna, do mundo dos sentidos para a parte exterior, ou seja, para o mundo das ideias que acontece por meio da crítica, do conhecimento, da filosofia.

O que Platão buscava com a sua filosofia?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. ... O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.

Qual era a metodologia de Platão?

Método Dialético de Platão

É o senso comum o ponto de partida da dialética platônica, não para ser reafirmado, mas refutado e que deve ser superado. Platão propõe que o senso comum e a opinião sejam questionados para a descoberta da verdade a partir do indivíduo sem a interferência externa.

O que é o método dialético de Platão?

Dialética de Platão

Para Platão, a dialética é o movimento do espírito, é sinônimo de filosofia, é um método eficaz para aproximar as ideias individuais às ideias universais. Platão disse que dialética é a arte e técnica de questionar e responder algo.

PLATÃO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

32 questões relacionadas encontradas

Qual o método de Platão para alcançar o conhecimento?

Na dialética de Platão, ele vai propor que o conhecimento inferior seja refutado e superado. Ao propor a hierarquização, o filósofo deseja evidenciar as fragilidades existentes no conhecimento não racional. Seu método de produção do saber filosófico permite a construção de contradições apenas como formas de superá-las.

Quais são as ideias de Platão?

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

O que defendia o Platão?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Como o mito da caverna de Platão se relaciona com a nossa realidade?

O mito da caverna simboliza a ignorância como uma realidade que se torna incômoda quando começamos a ter consciência da sua presença. Diante da menor possibilidade de uma outra visão de mundo possível, a história nos diz que nossa inércia nos empurra para derrubá-la, considerando-a uma ameaça à ordem estabelecida.

Qual a relação entre a Alegoria da Caverna e O mundo em que vivemos?

Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo sensível onde vivemos, que é o mundo das aparências. Reflexos da luz verdadeira (as idéias) projetam as sombras (coisas sensíveis que tomamos por verdadeiras). ... Essa luz é o Ser, o Bem; é essa a luz que ilumina o mundo inteligível (que se pode conhecer).

É possível relacionar a filosofia platônica sobretudo o mito da caverna com nossa realidade de sociedade atual?

É perfeitamente possível relacionar a filosofia platônica, sobretudo o mito da caverna, com nossa realidade atual. ... A relevância e atualidade do mito não surpreende: muitas informações denunciam a alienação humana, criam realidades paralelas e alheias.

O que representa o mundo da caverna em nosso dia a dia?

Caverna: é o nosso corpo, que segundo Platão, seria fonte de engano e dúvida, pois ele nos ilude na forma como apreendemos as aparências das coisas, nos fazendo acreditar que essas são as próprias coisas. ... A luz do Sol: a luz solar no exterior da caverna simboliza o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

O que é a política para Platão?

Política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder. A política é a esfera de realização do bem comum. A justiça é o equilíbrio entre os três princípios sob a preponderância dos sábios e filósofos (governantes). Em A República, Platão expõe sua concepção aristocrática da política.

Qual a realidade das ideias?

Em Platão, as ideias não são criações dos seres humanos: elas são os seres em si, que existem objetivamente, a despeito de serem conhecidos pelos seres humanos. As ideias são a realidade plena, caracterizando-se pela inteligibilidade, pela incorporeidade, pela imutabilidade e pela unidade.

Qual o método proposto por Platão para se chegar a episteme ou seja ao conhecimento autêntico *?

De acordo com Platão, para se chegar ao conhecimento é preciso haver uma superação dos sentidos, ou uma libertação dos sentidos do mundo sensível e uma ascese ao mundo inteligível (mundo das essências). Esse mundo é atingido através da dialética (“arte de pensar”).

O que significa a caverna em nossa sociedade?

Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras. A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.

O que representaria o mundo fora da caverna?

A vida dentro da caverna representa o mundo sensível, aquele experimentado a partir dos sentidos, onde reside a falsa percepção da realidade. Enquanto a saída da caverna representa a busca pela verdade, o chamado mundo inteligível, alcançado apenas pelo uso da razão.

Qual a relação do mito da caverna com a sociedade atual?

Assim como a sociedade atual, o povo do subterrâneo, tem a sua existência dominada pela ignorância, se contentando com a luz projetada nos objetos, que formam sombras que surgem e desaparecem diante de seus olhos. ... Assim notamos a passagem da ignorância para a opinião e depois para o conhecimento.

Qual a verdadeira realidade para Platão?

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

Em qual diálogo de Platão está o mito da caverna?

O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.

Qual seria a relação possível entre o rei filósofo e o mito da caverna?

Com a alegoria da caverna Sócrates indica para Glauco como é que o filósofo deverá conduzir o seu entendimento e como usar a sabedoria para que os homens possam governar a cidade.

Que relação podemos apontar entre a alegoria da caverna e o bem?

Está também no livro a famosa alegoria da caverna, por meio da qual o filósofo ilustra a evolução do conhecimento, desde as sombras da ignorância até a realidade suprema, que corresponderia à idéia solar do Bem.

Qual é a relação entre o que existe na realidade visível e o que há na realidade inteligível?

O chamado “Mundo Inteligível” é baseado no ideal que o indivíduo consegue fazer de algo, ou seja, a ideia que as pessoas possuem das coisas na realidade. ... Para Platão, o sensível é uma “sombra” do inteligível, pois todas as coisas da natureza só existem porque existem as ideias dessas coisas.

Qual a diferença entre o mundo das ideias e o mundo das sombras?

Platão achava que as coisas que percebemos são somente imagens, as sombras projetadas em nossa pequena caverna, oriundas de realidades superiores que existem, perenes, imutáveis, perfeitas, no mundo das ideias Acima de tudo, a ideia do bem.

Qual a relação entre o mundo inteligível e o mundo sensível de Platão?

Qual a relação entre o mundo sensível e o mundo inteligível de Platão? ... De acordo com essa teoria, tudo que existe no mundo sensível, podendo ser belo, bom e justo só o seria se conseguisse uma aproximação, por vias filosóficas, da ideia eterna e única de beleza, virtude e justiça que existe no mundo inteligível.

Artigo anterior
Como declarar Imposto de Renda de opções?
Artigo seguinte
O que uma pessoa que tem lúpus não pode fazer?