Quais são os impactos ambientais da soja?

Perguntado por: Sérgio Isaac Leal  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

Além do desmatamento, o avanço da soja preocupa ambientalistas por outros efeitos nocivos de seu cultivo, como a presença de agrotóxicos e o plantio de variedades transgênicas – fatores que dificultariam ainda mais a recuperação do solo e o reequilíbrio do ecossistema local.

Qual o impacto da soja no meio ambiente?

Estudo aponta soja como responsável por quase um terço do desmatamento em Mato Grosso. Segundo um relatório da base de dados Trase, entre 2012 e 2017, por volta de 27% de todo o desmatamento no Mato Grosso ocorreu dentro de fazendas de soja – e 95% dessas ações foram ilegais.

Quais os impactos ambientais da monocultura da soja?

Além disso, a soja é um produto agrícola também derivado da monocultura. Vale ressaltar que essa prática agropecuária está relacionada com diversos impactos ambientais, como desmatamento, empobrecimento do solo e perda da biodiversidade.

Qual a relação da soja com o desmatamento?

No início dos anos 2000, a cultura da soja era um dos motores do desmatamento da Amazônia. Para dar uma ideia, em 2004, observou-se a maior taxa de desmatamento registrada no século, com mais de 27 mil km2 de área de vegetação derrubados.

Quais são os principais impactos ambientais da agricultura?

A atividade agrícola pode ter efeitos significativos no meio ambiente. Entre os impactos negativos, destacam-se a poluição e a degradação do solo, da água e do ar. No entanto, a agricultura também pode ter impactos positivos, por exemplo, prendendo gases de efeito estufa dentro de safras e solos.

CONHEÇA UM DOS MAIORES PRODUTORES DE SOJA DO BRASIL | A incrível história de André Maggi PARTE 1

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os quatro impactos ambientais?

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.
  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

Quais são todos os impactos ambientais?

Esses impactos podem ser locais, como a poluição urbana do ar e a poluição do ar em ambientes fechados. Os impactos também podem ser regionais, como a chuva ácida. Já os impactos globais são o efeito estufa, o desmatamento, a degradação costeira e marinha.

Quais são as consequências do avanço do cultivo da soja na Amazônia?

A soja pode estimular o desmatamento em fazendas amazônicas, mesmo que floresta não seja derrubada para o seu cultivo. Por exemplo, em Paragominas, Pará, a soja é plantada em áreas de pastagem velha.

Como a produção de soja está afetando o estado do Amazonas?

Os prejuízos são expressivos, afetando comunidades isoladas e gerando uma intranquilidade social e econômica. A estimativa é que 60% dos 330 mil produtores do Amazonas já estejam sendo impactados, enfrentando queda na produção, dificuldades de escoamento e acesso a insumos.

Quais as principais consequências que possibilitaram a expansão da soja no Centro-oeste do Brasil?

Nossos achados revelam que a expansão da sojicultura durante a primeira década do século no Centro Oeste brasileiro teve efeitos significativos em termos de renda, produto interno bruto, desenvolvimento social, mercado de trabalho, desenvolvimento agropecuário e desflorestamento.

Quais impactos ambientais podem ser causados pelas monoculturas?

A prática da monocultura está associada a diversos impactos ambientais, como o empobrecimento do solo, a retirada da cobertura vegetal e o desequilíbrio ecológico.

Quais são os impactos ambientais e sociais da monocultura?

A implantação de monocultivos causas grandes impactos ambientais, hoje se sabe as consequências desse modo de produção, que envolve desmatamento, queimadas, utilização excessiva de agrotóxicos, fertilizantes químicos e transgênicos, poluição de rios e nascentes etc.

Porque a monocultura prejudica o solo?

O cultivo de um único produto é extremamente prejudicial ao solo, visto que uma única espécie cultivada sempre em uma mesma área acaba esgotando todos os nutrientes presentes no solo, levando-o à exaustão e ao empobrecimento nutricional.

Qual é o impacto ambiental mais significativo da produção de soja no Brasil?

Pelos resultados obtidos, constatou-se que os impactos mais significativos, na cultura do arroz, milho e soja, foram a falha na aplicação de defensivos agrícolas e ruído das máquinas agrícolas, já na pecuária observou-se que foram o banho de imersão e o pisoteio, provocando a degradação da vegetação e consequentemente ...

Por que evitar a soja?

“Ela contém ácido fítico (fitato), que causa deficiência de Cálcio, Magnésio, Ferro, Cromo e Zinco. Também inibe a digestão de proteínas, o que gera problemas no pâncreas, além de inibir a transformação de T4 e T3, causando hipotireoidismo a longo prazo”.

Quais são as desvantagens da produção de soja no Brasil?

A produção da soja é configurada em monocultura, que, conforme dito anteriormente, provoca danos (até irreversíveis) ao meio ambiente. Cultivar uma única espécie gera exaustão do solo, causando defasagem de nutrientes e, consequentemente, empobrecimento nutricional.

Quais os fatores que contribuem para a produção de soja?

Além da semeadura no tempo certo, outro fator bastante importante quando o assunto é alta produtividade da soja, é a escolha da cultivar. É preciso investir em sementes certificadas e ideais para a região, ou seja, que sejam resistentes a doenças e pragas mais comuns na área, e que melhor se adaptem ao clima do local.

Pode plantar soja no Amazonas?

A Portaria nº 840/2023 estabeleceu o período regular de plantio de soja em 21 unidades da federação: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e ...

Qual é a principal região produtora de soja no Brasil?

Quem mais produz soja no Brasil é Mato Grosso. Desde a safra 1999/00, o estado do Centro-Oeste lidera em volume. Em 2022/23 foram 45,6 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entretanto, a unidade da federação com os maiores índices de produtividade é outra.

Qual o impacto da expansão da soja sobre o cerrado?

Destruição da vegetação nativa, comprometimento de importantes bacias hidrográficas, maior concentração da propriedade da terra e redução dos postos de trabalho agrícola são conseqüências da grande expansão da cultura de soja no Cerrado.

Quais são os principais problemas do cultivo da soja no cerrado?

Um dos principais problemas da soja no Cerrado é a antracnose. Essa doença afeta a fase inicial de formação de vagens, podendo causar sua queda ou mesmo a deterioração das sementes. Pode acarretar a perda total da produção, mas, com maior frequência, causa redução do número de vagens.

Por que o cultivo da soja se expande no Brasil?

É importante destacar que a expansão da soja ocorreu em meio ao processo de modernização produtiva e políticas governamentais que incentivavam a produção pecuária de gado bovino, suínos e aves, o que potencializou um mercado consumidor interno para a soja que é utilizada como matéria‒prima fundamental para a fabricação ...

Quais são os 5 impactos ambientais?

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Qual é o maior causador do impacto ambiental?

A agropecuária e a mineração são exemplos de atividades econômicas que geram diferentes tipos de impactos ambientais. A expansão da urbanização e a da industrialização são exemplos de causas dos impactos ambientais registrados nas cidades.

Artigo anterior
Qual a energia mais limpa nuclear?
Artigo seguinte
Qual a etnia dos alemães?