Quais os tipos de disfagia orofaríngea e suas principais características?

Perguntado por: Ricardo Guerreiro  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Existem quatro tipos de disfagia:
  • Disfagia orofaríngea: geralmente causada por doenças neurais, sobretudo o AVC, provoca alterações na fase oral e faríngea. ...
  • Disfagia cardíaca: relacionada à doenças cardíacas, esta condição comprime o esôfago, criando dificuldades para engolir e para que o alimento chegue até o estômago.

Quais os tipos de disfagia orofaríngea?

Existem dois tipos básicos de disfagia que se diferem quanto à localização e quanto aos mecanismos fisiopatológicos. São elas: disfagia orofaríngea, também chamada de disfagia de transferência ou disfagia alta, e a disfagia esofagiana, também intitulada disfagia de transporte.

Qual a característica da disfagia orofaríngea?

Disfagia Orofaríngea é a dificuldade de engolir, seja alimento, secreção e medicamento, considerando desde o momento de retirada do alimento do talher até a passagem desse alimento pela faringe.

Como classificar disfagia?

A CLASSIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE DISFAGIA – Dificuldade de engolir.
  1. Nível 1: Disfagia Grave. ...
  2. Nível 2: Disfagia Moderada-Grave. ...
  3. Nível 3: Disfagia Moderada. ...
  4. Nível 4: Disfagia Leve-Moderada. ...
  5. Nível 5: Disfagia Leve. ...
  6. Nível 6: Deglutição Funcional. ...
  7. Nível 7: Deglutição Normal.

O que é disfagia orofaríngea neurogênica?

A disfagia neurogênica compreende as alterações da deglutição, que ocorrem em virtude de uma doença neurológica, com os sintomas e complicações decorrentes do comprometimento sensório-motor dos músculos envolvidos no processo da deglutição, e a disfagia mecânica apesar da integridade do sistema nervoso central, ...

Disfagia Orofaríngea Parte 1

40 questões relacionadas encontradas

É uma doença esofágica caracterizada pela dificuldade de deglutição esta pode ser classificada como orofaríngea e esofágica?

O termo disfagia pode se referir tanto à dificuldade de iniciar a deglutição (geralmente denominada disfagia orofaríngea) quanto à sensação de que alimentos sólidos e/ou líquidos estão retidos de algum modo na sua passagem da boca para o estômago (geralmente denominada disfagia esofágica).

O que é disfagia e dispepsia?

A disfagia é definida como a sensação subjetiva de dificuldade em engolir e representa um sinal de alarme em diferentes patologias, principalmente em pacientes com sintomas dispépticos.

O que é a acalasia?

Acalasia é um distúrbio de motilidade esofágica congênito caracterizado por peristaltismo esofágico defeituoso e falta de relaxamento do esfíncter esofágico inferior durante a deglutição.

O que é disfagia neurológica?

A dificuldade de deglutir alimentos ou líquidos, conhecida como disfagia, é mais comum em idosos e pacientes com doenças neurológicas ou que sofreram algum trauma na boca ou garganta.

O que é disfagia no esôfago?

A disfagia – ou dificuldade de deglutição – pode ser de dois tipos: Disfagia orofaríngea: uma condição que afeta a cavidade bucal e a faringe, causando dificuldade para engolir; Disfagia esofágica: condição caracterizada pela dificuldade de passagem do alimento depois do processo de deglutição.

O que é o Orofaringea?

A orofaringe é a parte da garganta logo atrás da boca. Ela inclui a base da língua, o palato mole, as amígdalas e a parte lateral e posterior da garganta. As funções da cavidade oral e da orofaringe consistem em ajudar a pessoa a respirar, falar, comer, mastigar e engolir.

Como avaliar a deglutição?

Existem vários métodos para avaliar a Deglutição de uma criança. Avaliação Clínica com Otorrinolaringologista e com a Fonoaudióloga e exames complementares. Existem dois exames muito importantes: O Videodeglutograma (que é feito sob radiologia) e a Videoendoscopia da Deglutição (VED).

O que é disfagia leve?

Disfagia Leve: o controle do bolo alimentar pode estar atrasado e lento, porém, sem sinais de penetração laringeal (ausência de tosse e ausência de alteração na qualidade vocal após deglutição).

Como saber se tenho disfagia?

Sinais e sintomas de disfagia
  1. Dificuldade de mastigar ou manter o alimento dentro da boca;
  2. Tempo prolongado para engolir;
  3. Necessidade de engolir várias vezes para o alimento, líquido ou saliva descer;
  4. Dor ao engolir/ Sensação de alimento parado na garganta;
  5. Escape de alimento pelo nariz durante a alimentação;

O que é disfagia motora?

Disfagia é a dificuldade de deglutição. Essa condição é secundária ao impedimento do transporte de líquidos, sólidos ou ambos da faringe para o estômago. Disfagia não deve ser confundida com a sensação de globo. (Ver Massa cervical se uma massa estiver presente).

Quais as possíveis causas da disfagia quais as principais condutas nutricionais indicadas?

As causas mais comuns são o enfraquecimento ou danos nos músculos e nervos responsáveis pela deglutição. Além disso, a condição faz com que o paciente perca o prazer de comer e saborear os alimentos.

Quais são os estágios do processo de deglutição?

A deglutição é um processo contínuo. Apesar do processo ser contínuo, ele é dividido em fases, para ser melhor compreendido. Alguns autores dividem a deglutição em 3 fases, oral, faríngea e esofágica, e outros em 4, acrescentando a fase preparatória. Estas fases, envolvem muitas estruturas, tanto moles como duras.

O que é disfagia secundária?

Tempo de leitura: 3 min. Disfagia é a sensação subjetiva de dificuldade de deglutir. Do grego dys: com dificuldade; phagia: comer.

Qual a diferença entre Afagia é disfagia?

Impossibilidade de deglutir; disfagia extrema. Renúncia consciente a comer, por motivo de dor.

Quais as consequências da disfagia?

As principais complicações da disfagia impactam diretamente no estado nutricional, devido à redução do consumo de alimentos líquidos e sólidos, pois podem ser facilmente aspirados, ocasionando pneumonias por broncoaspiração.

Que remédio é bom para disfagia?

O tratamento para a disfagia esofágica depende da causa que está na sua origem, mas pode ser feito com a ingestão de remédios inibidores da produção de ácido, em pessoas com refluxo gastroesofágico, com corticoides em casos de esofagite eosinofílica e relaxantes musculares, em pessoas que têm espasmos do esôfago.

O que fazer para melhorar a disfagia?

O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.

Qual é a principal causa da acalasia?

A causa desse distúrbio é geralmente desconhecida, mas ele pode ocorrer após a exposição a determinados vírus. Os principais sintomas da acalasia incluem dificuldade de deglutição, regurgitação de líquidos e alimentos, dor no peito e perda de peso.

Como tratar lá acalasia esofágica?

A cirurgia para tratamento da Acalasia é chamada de Miotomia de Heller. É feita uma retirada dos músculos da cárdia, juntamente com o que chamamos de Fundoplicatura, onde parte do estômago é “amarrada” em torno do final do esôfago para evitar excesso de refluxo.

O que causa acalasia da cárdia?

Possíveis causas

A acalásia acontece devido a uma alteração nos nervos que inervam os músculos do esôfago, resultando na diminuição ou ausência de contrações musculares que permitem a passagem dos alimentos.

Artigo anterior
Qual o prazo para impugnar a execução?
Artigo seguinte
O que é bom para cortar o efeito do diazepam?