Quais os cargos do Poder Judiciário?

Perguntado por: Henrique André Alves de Miranda  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Constituição Federal, no artigo 92, estabelece os órgãos do Poder Judiciário:
  • Supremo Tribunal Federal (STF) ...
  • Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ...
  • Superior Tribunal de Justiça (STJ) ...
  • Justiça Federal. ...
  • Justiça do Trabalho. ...
  • Justiça Eleitoral. ...
  • Justiça Militar. ...
  • Justiça Estadual.

Como é organizado o Poder Judiciário?

No campo da União, o Poder Judiciário conta com as seguintes unidades: a Justiça Federal (comum) incluindo os juizados especiais federais , e a Justiça Especializada composta pela Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar.

Quais são os cargos do Poder Judiciário?

O Poder Judiciário brasileiro é constituído:
  • Supremo Tribunal Federal.
  • Superior Tribunal de Justiça.
  • Tribunais Regionais Federais.
  • Tribunais do Trabalho.
  • Tribunais Eleitorais.
  • Tribunais Militares.
  • Tribunais dos Estados.

Quem é o Poder Judiciário?

É exercido pelos juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder legislativo em determinado país.

Quais os cargos do Poder Executivo?

O Poder Executivo Federal é estruturado em três cargos hierárquicos, sendo eles o de presidente da República, o de vice-presidente e o de ministro. Esse último cargo possui diversas atribuições e atua em diferentes áreas.

Tudo sobre os cargos do Poder Judiciário: TRF, TRT, TRE, TJ

17 questões relacionadas encontradas

Qual a organização do Poder Judiciário brasileiro?

São tribunais superiores: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM).

Como é constituído o Tribunal?

Cada tribunal é composto por um ou mais juízes, encarregado(s) de julgar os litígios. A maior parte dos tribunais são organismos públicos, pertencentes ao sistema judicial de uma nação ou de um território com autonomia judicial.

Qual é a função do Poder Judiciário?

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

Qual é a função do Poder Legislativo?

É o responsável por produzir as leis que irão orientar nossa sociedade com o objetivo regular a vida em comum. Além disso, cabe ao Poder Legislativo fiscalizar, representar o povo brasileiro, além de sediar os debates de interesse nacional.

Qual a função dos poderes Executivo Legislativo e Judiciário?

O Poder Legislativo, além de desempenhar o papel de elaboração das leis que regerão a sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo. O Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

Qual a função não cabe ao Poder Judiciário?

Assim, por unanimidade, o Plenário do STF reafirmou a seguinte tese jurídica: “Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar qualquer verba de servidores públicos de carreiras distintas sob o fundamento de isonomia, tenham elas caráter remuneratório ou indenizatório”.

Quais são os membros de um Tribunal?

De acordo com o direito brasileiro, o membro de um Tribunal de Justiça é um magistrado ou juiz de segundo grau chamado de desembargador. O número dos membros do Tribunal de Justiça varia de acordo com as normas internas de cada estado da Federação que, de acordo com o art.

Como é constituído o Tribunal do Júri?

Art. 2º O Tribunal do Juri compõe-se de um juiz de direito, que é o seu presidente e de vinte e um jurados, sorteados dentre os alistados, sete dos quais constituirão o conselho de sentença em cada sessão de julgamento.

Como se divide o Tribunal de Justiça?

O poder judiciário é dividido e em Justiça Comum, composta pela Justiça Federal e pela Justiça Comum, e a Justiça Especializada, constituída pela Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral, a Justiça Militar da União.

Como se dá a organização judiciária da Justiça Estadual e federal das justiças especializadas e dos tribunais superiores?

A organização do Poder Judiciário está baseada na divisão da competência entre os vários órgãos que o integram nos ramos estadual e federal. A Justiça Estadual cabe o julgamento das ações não compreendidas na competência da Justiça Federal, comum ou especializada. É, deste modo, competência residual.

Como se originou o Poder Judiciário no Brasil?

O Poder Judiciário, como o conhecemos, tem uma origem que remonta ao próprio surgimento do Estado. Não é possível estabelecer com precisão a origem do Poder Judiciário, se considerarmos como tal todos os meios pelos quais suas atribuições foram sendo cumpridas ao longo dos tempos.

Como é formado o Conselho de sentença do Tribunal do Júri?

A constituição do conselho de sentença está prevista no artigo 447 do Código de Processo Penal, que trata da composição do Tribunal do Júri, prevendo que o mesmo é composto de um juiz de direito, que é seu presidente, e de 7 jurados leigos (membros da comunidade), que são sorteados dentre uma lista de 25 indicados.

Como são convocados os jurados?

O alistamento dos jurados é feito anualmente pelo Juiz Presidente do Júri. Ele irá requisitar às autoridades locais, associações de classe, sindicatos profissionais e repartições públicas a indicação de cidadãos que reúnam as condições legais para exercer essa função (Art. 436, CPP).

Quantos jurados têm no Tribunal do Júri?

Um juiz togado será seu presidente e vinte e cinco jurados (sorteados de uma lista prévia) deverão comparecer ao Tribunal no dia aprazado. Desses vinte e cinco, sete constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão em que houver julgamento.

Como é composto o Superior Tribunal de Justiça?

O STJ é composto de, no mínimo, trinta e três membros, nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de 35 (trinta e cinco) anos e menos de 65 (sessenta e cinco), de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal (art. 104 e parágrafo único da CF/1988).

Quantos membros têm o Superior Tribunal de Justiça?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é composto por, no mínimo, 33 ministros nomeados pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal. Essa composição é estabelecida pelo art.

Quem são os membros dos tribunais Superiores?

Finalmente, a Constituição de 1988 estabelece, acima dos tribunais de apelação, uma terceira instância recursal, composta pelos Tribunais Superiores, a saber: o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Superior ...

Quais são as súmulas vinculantes?

Súmulas Vinculantes - STF
  • SÚMULA VINCULANTE 1 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 2 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 3 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 4 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 5 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 6 (Veja o Debate de Aprovação)

O que é isonomia salarial servidor público?

Isonomia de vencimentos: Igualdade de remuneração para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou local de trabalho.

Qual a diferença entre os três poderes?

A principal diferença entre os três poderes é a área de atuação de cada um. O Poder Executivo é responsável pela administração do Estado; o Legislativo atua na criação das leis; e o Judiciário zela pelo cumprimento dessas leis.

Artigo anterior
Quem faz escuta especializada?
Artigo seguinte
O que é dados do emitente?