Quais os benefícios e malefícios do uso da radioatividade em nossa cotidiano?

Perguntado por: Liliana Alexandra Barbosa Reis Marques  |  Última atualização: 5. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

Quais benefícios e malefícios da radioatividade?

Em pequenas doses, a radiação ajuda a diagnosticar e tratar doenças. Em grandes quantidades, pode alterar o sistema biológico e até matar. Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que eventualmente tenham sido alteradas ou destruídas.

Quais os pontos negativos e positivos do uso da radioatividade?

Resposta verificada por especialistas. O principal ponto negativo da radioatividade é que ela está associada a cânceres e mortes se não for utilizada de maneira responsável. No entanto, se bem utilizada, a radioatividade pode trazer inúmeros benefícios nas áreas da medicina, alimentação, energia, etc.

Como a radioatividade pode prejudicar a vida cotidiana?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

Quais são as desvantagens da radiação?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

O que é a RADIOATIVIDADE? Como ela FUNCIONA?

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os benefícios da radiação?

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

Quais são os riscos da radiação para o ser humano?

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

Onde a radioatividade está presente no dia a dia?

Os principais exemplos, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

Quais as desvantagens do uso da radiação nos alimentos?

Desvantagens
  • Não é para qualquer alimento: A irradiação não pode ser utilizada em todos os tipos de alimentos. ...
  • Perdas nutricionais: Com a irradiação, ocorre a perda de alguns nutrientes, como vitaminas. ...
  • Custo: Os equipamentos usados na irradiação são caros e demandam infraestrutura específica;

Qual é o tipo de radiação mais perigosa?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano.

Por que a radioatividade e perigosa?

A radioatividade entra no corpo através da inalação ou é absorvida através da pele. Câncer de tireoide, tumores, leucemia aguda, doenças oculares, distúrbios psicológicos e até mesmo danos à composição genética são apenas algumas das piores consequências à saúde que a alta exposição à radiação pode causar em humanos.

Porque a radioatividade e boa?

No meio ambiente, elementos radioativos podem ser empregados para mapear poluentes no ar, na água ou no solo. Já na indústria de alimentos, os radioisótopos podem ser empregados na irradiação de alimentos, eliminando bactérias, fungos e outros agentes nocivos para nossa saúde.

Como a radiação pode salvar a vida?

A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas. O método é contraindicado para gestantes, devido à exposição do bebê e os efeitos radioativos não completamente esclarecidos.

Quais são os impactos negativos da radioatividade?

Além disso, esse tipo de exposição pode ocasionar queimaduras por todo o corpo, tumores e nódulos na tireoide, as mucosas dos aparelhos digestivos podem ser completamente eliminadas e também pode causar infertilidade permanente [4]. Entretanto, todos esses efeitos dependem das variáveis tempo, distância e blindagem.

Como as radiações podem curar doenças?

A radiação pode ser usada no tratamento de câncer. Um exemplo é o uso do iodo-131, um radioisótopo utilizado em casos de câncer de tireoide, pois, por se acumular nesse órgão, a radiação gama destrói as células cancerígenas.

Quais são os efeitos da radiação no meio ambiente?

Quais os efeitos da radiação no meio ambiente? Os materiais radioativos liberados no meio ambiente não afetam exclusivamente os seres humanos, pois podem contaminar o ar, a água, as superfícies, o solo, as plantas, os edifícios e os animais.

Quais as desvantagens da radiação na indústria?

Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos
  • Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;
  • Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;

Quais são as vantagens e desvantagens da irradiação nos alimentos?

Os alimentos irradiados têm seu tempo de prateleira prolongado, já que essa técnica impede que haja prejuízos causados por processos naturais, como ama- durecimento e brotamento. Esse processo, também, tem o poder de minimizar microrganismos patogênicos (a salmonela, por exemplo), que ameaçam a saúde do consumidor.

Quais são os perigos da radiação nos alimentos?

A irradiação ainda impede a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, pela alteração de sua estrutura molecular, o que permite prolongar a validade de alguns produtos.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Tório (90Th); Protactínio (91Pa); Urânio (92U).

Qual é o material mais radioativo do mundo?

Em uma das duas frações radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado “rádio” (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rádio é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.

Quais os aparelhos que emitem radiação?

Telefones celulares e sem fio, antenas de telefonia celular instaladas nos aparelhos móveis e nas torres, radares e transmissões de rádio e TV, luz elétrica, torres de transmissão e distribuição elétrica, aparelho de micro-ondas, fiação elétrica em construções, equipamentos que emitem radiação infravermelha, redes Wi- ...

É verdade que todas as radiações são danosas para a saúde do ser humano justifique a sua resposta?

Na realidade, existe radiação por toda a parte. A diferença entre as radiações emitidas por diferentes fontes é a sua energia. E mesmo as fontes emissoras de radiação de maior energia - e que, portanto podem gerar malefícios à saúde humana - são responsáveis por inúmeros progressos na medicina.

Quantos anos dura a radiação?

Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.

Artigo anterior
Qual a diferença de internet dedicada para IP fixo?
Artigo seguinte
Como se chama a unidade de medida de um som?