Quais organelas participam da secreção celular?

Perguntado por: Márcio Reis Morais  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

O que faz a secreção celular?

A produção de substâncias que serão exteriorizadas e que têm alguma função fora das células produtoras constitui a secreção celular. A análise da atividade secretora pode ser feita em uma célula secretora típica, como uma célula acinosa do pâncreas.

Quais são as organelas celulares?

Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.

Quais organelas participam da síntese?

Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, uma maior e uma menor, constituídas por RNAr e proteínas. Pelo fato de não apresentarem membranas, alguns autores não os consideram como organelas.

Onde ocorre o processo de secreção?

O processo de secreção se inicia no complexo golgiense, que empacota a substância a ser liberada para o meio extracelular: A substância a ser liberada, geralmente produzida no retículo endoplasmático liso (se for um lipídio ou gordura) ou no retículo endoplasmático rugoso (se for uma proteína), é transportada para o ...

CITOLOGIA | SÍNTESE E SECREÇÃO CELULAR | RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO E COMPLEXO DE GOLGI

43 questões relacionadas encontradas

Qual organela celular é responsável pela secreção celular bem como formar o Acrossomo dos espermatozóides?

O Complexo Golgiense também forma o acrossomo dos espermatozóides, os lisossomos e, ainda, auxilia na manutenção da membrana plasmática e da parede celular.

Qual organela origina acrossomo?

O acrossomo é um grande grânulo secretório que rodeia e recobre a borda anterior do núcleo. Origina-se do Complexo de Golgi da espermátida e contém as enzimas necessárias para fazer com que o espermatozóide penetre ou se fusione com a membrana plasmática do óvulo para realizar a fecundação.

Qual a organela celular responsável pela formação do acrossoma?

O acrossomo é produzido pelo complexo de Golgi e possui sua função relacionada à fecundação.

O que é secreção na biologia?

Definem-se como secreção as substâncias produzidas pelas células a partir de outras substâncias presentes na corrente sanguínea. O tecido epitelial glandular é a estrutura responsável pela produção e liberação das secreções.

Onde ocorre a exocitose?

A exocitose é um processo realizado pela célula eucariótica em que ocorre a eliminação de substâncias por vesículas e que leva a modificações na membrana plasmática. A membrana plasmática é uma estrutura celular que está relacionada com o controle do que entra e do que sai da célula.

Qual a organela responsável pela eliminação de muco?

O complexo de Golgi também produz e elimina o muco, uma substância que lubrifica muitas partes internas do corpo humano. Como podemos ver, a eliminação de substâncias que irão atuar fora da célula é a principal função dessa organela citoplasmática, esse fenômeno recebe o nome de secreção celular.

Qual organela está envolvida na síntese dessa molécula?

Retículo endoplasmático rugoso (RER): como apresentam ribossomos aderidos à sua membrana externa, este retículo também possui a função de síntese proteica, porém a maior parte das proteínas será secretada.

Quais organelas participam da síntese e do processamento de proteínas respectivamente?

Desafios. (UFV) As duas organelas celulares responsáveis pela síntese e secreção de glicoproteinas, respectivamente, são: a) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi.

Quais são as organelas celulares e suas funções?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Quais são as organelas que existem?

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos.

O que são organelas celulares Cite exemplos?

As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células. São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias.

Quem realiza secreção celular?

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

Como ocorre a secreção de proteínas?

As proteínas são sintetizadas pelos ribossomos aderidos ao RER e liberadas no lúmen do RER, dentro do qual se difundem. ... Na face trans essas proteínas são acumuladas em regiões das cisternas nas quais brotam vesículas, que podem ser imediatamente transportadas à membrana plasmática e sofrer exocitose.

Qual a função dos grânulos de secreção?

Grânulo, na biologia celular, é uma partícula pequena. Ele pode ser qualquer partícula visível em microscópio óptico, sendo frequentemente usado para descrever vesículas secretoras. Os grânulos citoplasmáticos são, geralmente, os responsáveis pelo armazenamento do produto das secreções das células glandulares.

O que significa uma secreção?

Significado de Secreção

substantivo feminino Ação ou efeito de secretar. [Fisiologia] Desenvolvimento e/ou descarga (numa glândula, órgão, organismo etc) de certas substâncias para o meio externo. [Fisiologia] Essa substância que foi expelida e/ou secretada.

O que é secreção no útero?

Secreção normal

Uma secreção vaginal pode ser resultado de alterações normais na concentração de estrogênio. Quando a concentração estiver elevada, o estrogênio estimula o colo do útero a produzir secreções (muco), e uma pequena quantidade de muco talvez seja expelida pela vagina.

O que é secreção exemplos?

Alguns dos tipos mais comuns de secreção são: a saliva (secreção que exerce função de proteção para o organismo), as lágrimas, o muco, o suor, a bile e também os sucos digestivos (secreções produzidas a partir das glândulas digestivas).

Qual é a organela responsável pela formação do flagelo?

Os centríolos também atuam na formação de cílios e flagelos, estruturas envolvidas com a locomoção e revestimento células especializadas. Para tanto, migram do centrossomo para a periferia da célula e crescem por alongamento de seus microtúbulos.

Qual é a função do acrossoma?

Na parte superior da cabeça há o acrossoma, oriundo da junção de vesículas do aparelho de Golgi e que consiste em uma bolsa cheia de enzimas com a função de facilitar a penetração do espermatozoide no óvulo durante a fecundação.

Artigo anterior
O que cai na prova do IFSP 2022?
Artigo seguinte
Qual porcentagem e social?