O que é KPC Klebsiella pneumoniae carbapenemase?
Perguntado por: Lara Sara Faria de Castro | Última atualização: 8. Februar 2025Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)
DEFINIÇÕES A bactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC) é um microrganismo gram negativo que faz parte do grupo das enterobactérias (bactérias que habitam o intestino), cuja principal característica é ser resistente aos antibióticos denominados carbapenêmicos.
O que a bactéria KPC pode causar?
Trata-se de uma bactéria descoberta no início dos anos 2000 e que é resistente a boa parte dos antibióticos conhecidos pelos médicos até o momento. Uma vez que esteja presente no organismo de pacientes, a KPC pode ser bastante danosa, desencadeando graves infecções, como a meningite e a pneumonia, por exemplo.
Como se pega a bactéria KPC?
A transmissão ocorre por meio do contato direto, como tocar a outra pessoa, ou por contato indireto, por meio do uso de um objeto comum, por exemplo. Assim, é bom evitar tocar superfícies de hospitais, como camas, portas e paredes.
Tem cura a bactéria KPC?
“A bactéria é perfeitamente tratável e não há motivos para pânico, pois, com as medidas de prevenção, bloqueamos a transmissão, que, é bom esclarecer, é restrita a um ambiente hospitalar específico, no caso, as UTIs”, diz.
Qual o risco da bactéria Klebsiella pneumoniae?
Klebsiella pneumoniae é um bacilo gram-negativo presente no trato gastrointestinal de indivíduos hígidos. É importante patógeno de infecções hospitalares, causando surtos em unidades de internação de pacientes críticos, e são descritas situações em que sua presença se tornou endêmica.
Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC): DÚVIDAS FREQUENTES!
Como eliminar a bactéria Klebsiella pneumoniae?
O tratamento para a bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase geralmente é feito no hospital com a injeção de remédios antibióticos, como Polimixina B ou Tigeciclina, diretamente na veia.
Como eliminar Klebsiella na urina?
Tratamento. O tratamento é feito com cefalosporinas de 3ª geração, cefepima, carbapenens, fluoroquinolonas, piperacilina/tazobactam ou aminoglicosídios. Porém, como alguns isolamentos são resistentes a antibióticos múltiplos, estudos de sensibilidade são essenciais.
Como cuidar de uma pessoa com KPC em casa?
Por isso, todos os pacientes portadores da bactéria KPC, mesmo que assintomáticos, devem ser mantidos em isolamento. Lavar as mãos com bastante água e sabão e desinfetá-las com álcool em gel são medidas de extrema eficácia para evitar a propagação das bactérias.
Quem tem KPC pode fazer cirurgia?
Diante de qualquer infeção não é seguro vc realizar uma cirurgia plástica!
Quais os sintomas da Klebsiella pneumoniae na urina?
Os sintomas mais comuns são uma necessidade frequente de urinar e dor ou queimação enquanto urina.
Estou com KPC e agora?
Quando houver suspeita de que um paciente é portador de KPC ou de outras bactérias multirresistentes a antibióticos, devem ser tomadas as seguintes providências de isolamento: constar aviso no leito da suspeita de ser portador de bactéria KPC ou outra multirresistente, indicando o isolamento de contato; disponibilizar ...
Qual é a pior bactéria hospitalar?
Acinetobacter Baumannii
Geralmente é encontrada em hospitais e pode causar desde pneumonia e infecções em feridas até a sepse, oferecendo risco de morte. Uma forma de combater essa bactéria multirresistente é lavar as mãos regularmente com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos1-3.
Como cuidar de uma pessoa com KPC?
- Lavar bem as mãos. ...
- Só usar antibióticos por indicação do médico. ...
- Não partilhar objetos pessoais. ...
- Evitar ir ao hospital. ...
- Evitar locais públicos.
Qual o tipo de precaução para paciente com KPC?
No caso de pacientes portadores da bactéria KPC, mesmo que assintomáticos, devem ser mantidos em isolamento como forma de prevenção. A higienização e desinfecção das mãos são medidas indispensáveis para evitar a propagação das bactérias.
Qual o melhor antibiótico para KPC?
A Anvisa acaba de aprovar o medicamento Torgena, da Pfizer, primeiro antibiótico específico para o combate de bactérias resistentes.
Qual o exame para detectar KPC?
Carbapebemase, PCR para detecção de KPC, NDM e OXA48.
Qual a bactéria mais resistente na infecção urinária?
A Escherichia coli é um importante agente causador de ITU em pacientes hospitalizados em UTI. Esta bactéria apresenta altas taxas de resistência aos antimicrobianos, como quinolonas e beta-lactâmicos, além de apresentar importantes mecanismos de resistência, como produção de ESBL.
O que é Klebsiella pneumoniae acima de 100.000 UFC ml?
Campeã de infecções, bactéria multirresistente é detectada agora fora de hospitais no Brasil. A bactéria Klebsiella pneumoniae é figura conhecida em listas nacionais e internacionais dos microrganismos mais perigosos por sua resistência a antibióticos e consequente capacidade de causar infecções hospitalares.
Onde pode ser encontrada a KPC?
A bactéria KPC pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas. A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, através do contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.
O que fazer quando a bactéria é resistente ao antibiótico?
Uma maneira de fazer isso é por meio de plasmídeos. Os plasmídeos são pedaços de DNA bacteriano que podem ser transferidos entre bactérias. Alguns plasmídeos permitem que a bactéria produza uma enzima que pode tornar os antibióticos inúteis.
O que é carbapenemase?
As carbapenemases são enzimas inicialmente descritas apenas em genes cromossomais, porém ao longo dos anos foram identificados genes codificadores em plasmídeos de algumas bactérias, o que concede altos níveis de resistência aos antibióticos carbapenêmicos33.
Quanto tempo após alta é considerado infecção hospitalar?
Quando se desconhecer o período de incubação do microorganismo e não houver evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da admissão, considera-se infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72 (setenta e duas) horas após a admissão.
Qual bactéria não tem cura?
Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.
Como saber se a infecção de urina foi para os rins?
- Dor tipo cólica no abdômen.
- Dor forte no fundo das costas (lombar)
- Dificuldade para urinar.
- Vontade de urinar frequente e em pequenas quantidades.
- Disúria (dor ou ardência a urinar)
- Urina com mau cheiro e escura.
- Febre.
Onde vive a Klebsiella?
A Klebsiella pneumoniae pode viver na flora intestinal de uma pessoa por anos e nunca causar problemas.
Como se cadastrar no auxílio permanente para mãe solteira?
Qual é mais econômico Gás Natural ou GLP?