Quais normas são necessárias consultar para o emprego da NBR 10068?

Perguntado por: Diana Helena de Gonçalves  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

a) posição e dimensão da legenda; b) margem e quadro; c) marcas de centro; d) escala métrica de referência; e) sistema de referência por malhas; f) marcas de corte. 1.3 Estas prescrições se aplicam aos originais, devendo ser seguidas também às cópias.

Qual o objetivo principal da norma NBR 10068?

Objetivo: Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.

Qual a norma que normaliza as condições para a escrita usada em desenhos técnicos?

ABNT NBR 8402 NBR8402 Execução de caracter para escrita em desenho.

Quais são os itens pedidos pela NBR para legendas?

as seguintes informações: a) explanação; b) instrução c) referência; d) localização da planta de situação; e e) tábua de revisão. Informações necessárias a leitura de desenho tais como: a) símbolos especiais; b) designação; c) abreviaturas; e d) tipos de dimensões.

Qual é a NBR para legenda ou carimbo E o que é necessário e indispensável conter numa legenda?

Legenda A legenda é usada para informação, indicação e identificação do desenho e deve ser traçada conforme a NBR 10068/1987.

Traçado de esquadria

23 questões relacionadas encontradas

O que significa NBR 10647?

Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.1 a 2.6.

O que é NBR 10582?

NBR 10582 – Apresentação da folha para desenho técnico. Esta Norma fixas as condições exigíveis para a localização e disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas falhas de desenhos técnicos.

Quais as condições que legenda deve ter?

à legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente (ver Figura 9). margens, centralizados no espaço disponível, e as letras escritas em maiúsculo de acordo com a NBR 8402. do alfabeto, as letras de referência devem ser repetidas (exemplo: AA, BB, etc.)

Quais as informações devem ter na legenda e quais as suas dimensões?

Abaixo é apresentado uma lista de informações que devem constar da legenda: • Título do projeto; • Conteúdo da folha; • Proprietário legal e/ou empresa; • Número de identificação; • Nome do responsável pelo conteúdo; • Projetista/desenhista; • Data de emissão; • Escala; • Número ou indicação sequencial de folhas ( ...

O que deve ter em uma legenda de desenho técnico?

5. Folha de desenho Desenho técnico mecânico Legenda A legenda é um elemento obrigatório e deve conter todos os dados para identificação do desenho (número, origem, título, executor etc.). Sempre estará situada no canto inferior direito da folha.

Qual o nome das normas que regulam o desenho técnico?

A norma geral do desenho técnico é a ABNT/NBR 10647. Ela determina as nomenclaturas utilizadas nesse trabalho, os tipos de desenhos, o grau de elaboração, o grau de especificação, o material utilizado e as técnicas de execução (à mão livre ou no computador).

O que diz a NBR 10067?

Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. O símbolo deste método é representado na Figura 1. O símbolo deste método é representado na Figura 2. O desenho técnico é representado na cor preta.

Qual é a norma referente a caligrafia técnica?

Este tipo de escrita deve ser acatada pelos profissionais, e foi normalizada pela ABNT NBR 8402. As regras devem ser usadas na arquitetura e no design.

O que é NBR 13142?

Esta Norma fixa as condições exigíveis para dobramentos de cópias de desenho técnico. As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma.

Quais são os elementos da cota?

Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 3 e 4. As linhas auxiliares e cotas são desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 3 e 4.

O que é desenho técnico e qual sua importância e objetivo?

O que é um Desenho Técnico

Uma parte muito importante da profissão é o desenho, mais especificamente, o desenho técnico. Desenhos técnicos são feitos por profissionais (chamados desenhistas) capazes de representar as formas, dimensões, posições, material, processos de fabricação e ajustes.

Quais são as dimensões do formato A4?

As medidas do papel A4 (297x210mm) não são nem muito grandes, nem muito pequenas, o que possibilita seu uso de maneira mais cotidiana. Nesse tamanho de papel, além da impressão tradicional que fazemos com as impressoras caseiras, é possível confeccionar materiais como cartazes, revistas, catálogos, folders e flyers.

O que deve constar na legenda no projeto arquitetônico?

Devem constar da legenda, no mínimo, as seguintes informações: a)identificação da empresa e do profissional responsável pelo projeto; b)identificação do cliente, nome do projeto ou do empreendimento; c)título do desenho; d)indicação seqüencial do projeto (números ou letras); e)escalas; f) data; g)autoria do desenho e ...

Qual o tamanho da legenda na folha A4?

A legendaé o espaço destinado àcolocação de informações sobre o desenho. Sua altura pode variar, mas sua largura é especificada pela NBR 6492/94 (A0 e A1 –175 mm e A2, A3 e A4 –178 mm). No total, o espaço reservado para a legenda, somado àmargem direita, sempre deverá resultar em um módulo de 185 mm.

Onde deve se posicionar a legenda na folha de desenho?

A legenda deve estar posicionada na horizontal e situada no canto inferior direito do quadro, apresentando, em todos os formatos, 180 mm de comprimento e altura variável.

Quais são os tipos de perspectivas?

4 Tipos de perspectiva:
  • Perspectiva paralela (1PF): No desenho em perspectiva paralela, as linhas de fuga deslocam-se apenas para um ponto (PF). ...
  • Perspectiva obliqua (2PF): ...
  • Perspectiva aérea (3PF): ...
  • Perspectiva de contra plano (3PF):

O que é a NBR 10126?

Esta Norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos. Notas: a) Quando necessário, devem ser consultadas outras normas técnicas de áreas específicas.

O que é NBR 8403?

A NBR 8403 (ABNT, 1984) fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes (Tabela 05 e Figura 16).

O que é a NBR 6492?

1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis para repre- sentação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão. 1.2 Esta Norma não abrange critérios de projeto, que são objeto de outras normas ou de legislação específicas de municípios ou estados.

Onde Usa-se traço fino no desenho técnico?

A linha traço–dois pontos, similar à anterior, mostra o contorno de figuras geométricas que, por algum motivo, não estão completas, como uma pirâmide cortada (na base e nas arestas este tipo de linha é usado).

Artigo anterior
Qual a colocação que o Brasil ficou no quadro de medalhas nas Olimpíadas?
Artigo seguinte
O que acontece quando meu nome fica sujo?