Quais materiais podem ser Nitretados?

Perguntado por: Hugo Coelho de Leite  |  Última atualização: 30. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

A nitretação é mais eficaz quando aplicada à gama de aços contendo elementos formadores de nitreto, como cromo, molibdênio, vanádio e alumínio. O processo também é aplicável a aços ferramenta, como aços para trabalho a quente, trabalho a frio e moldes.

Onde se aplica a nitretação?

A nitretação é amplamente utilizada em aplicações que exigem alta resistência à corrosão e ao desgaste superficial, como peças automotivas, engrenagens e componentes de máquinas.

Qual a dureza da nitretação?

As amostras foram temperadas em óleo após serem mantidas a 850 °C por vinte minutos. O reveni- mento ocorreu a 550 °C por duas horas. A dureza final das peças foi de 350HV. A temperatura de revenido foi escolhida em 550 ºC para evitar um revenimento significativo durante a nitretação.

Quais aços podem ser Cementados?

com alto limite de elasticidade, elevada resiliência, grande resistência mecânica e alto limite de fadiga.

O que é o processo de nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

QUAIS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS?

29 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo mais comum de aço usado na cementação?

Aço 1020. O SAE 1020 é um dos aços carbonos mais comum e é principalmente usado para cementação.

O que é nitretação e onde é aplicada?

A nitretação é um processo aplicado em aços carbono, incluindo os aços ligados à Cr e Mo, a também os aços inoxidáveis. Geralmente, para os aços, é utilizado um forno com atmosfera de N2 para nitretação a plasma, ou NH3, quando a nitretação é a gás [1, 2].

Quais as vantagens da nitretação?

Vantagens da nitretação a gás sobre outras variantes são:
  • Controle preciso do potencial químico do nitrogênio na atmosfera de nitretação, controlando a taxa de fluxo de gás de nitrogênio e oxigênio.
  • Efeito completo de nitretação (pode ser uma desvantagem em alguns casos, em comparação com a nitretação a plasma)

Qual a profundidade da nitretação?

A nitrificação pode ser realizada por métodos de banho de gás ou sal. A temperatura adequada para o trabalho é de 500ºC a 530°C, e sua duração varia de quarenta a noventa horas. A esta temperatura, o amoníaco (NH3) é decomposto e o nitrogênio na camada superficial da peça atinge uma profundidade de 0,15 mm até 0,80 mm.

Quais as vantagens e desvantagens da cementação em relação a nitretação?

O processo de cementação, ao mesmo tempo em que apresenta a maior profundidade endurecida e a maior dureza superficial, apresenta também a maior deformação e o maior custo. O processo de nitretação líquida, por outro lado, apresenta o menor custo e a menor deformação, porém a menor profundidade endurecida.

O que é o aço d2?

O aço d2 é um aço indeformável, com teores elevados de carbono e cromo, temperável ao ar e também em óleo. Caracteriza-se por alta dureza e alta resistência ao desgaste, associadas à mediana tenacidade.

O que é nitretação virabrequim?

"A nitretação é um tratamento de imersão aonde a peça no caso o vira é imerso durante um certo período em um banho de cianatos e carbonatos de metais alcalinos,esse banho tem a função de elevar a dureza e a resistência térmica do metal o banho penetra até uma certa profundidade muitas retificas dizem q até a segunda ...

O que é nitretação a gás?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! A nitretação gasosa é um tratamento termoquímico que busca adicionar nitrogênio na superfície de uma peça de aço por via gasosa. A adição de nitrogênio não só melhora a resistência ao desgaste da peça, como também melhora sua resistência à corrosão e à fadiga.

O que significa revenimento?

O que é revenimento? O revenimento é um processo de tratamento térmico realizado após a têmpera, no qual o material é aquecido a uma temperatura específica e depois resfriado lentamente. Esse processo visa reduzir a dureza excessiva e eliminar tensões internas causadas pela têmpera.

O que é Têmpera por indução?

A Têmpera por indução é um tratamento térmico em que determinada peça é aquecida por meio de indução elétrica, sendo limitada às camadas periféricas da peça.

Como é feita a Boretação?

A boretação é um processo termoquímico de difusão para endurecimento superficial, este tratamento é muito importante dentro da indústria, e tem por sua ideia difundir boro na superfície do material formando boreto de ferro. Está pode ser feita através de meios líquidos, sólidos ou gasosos.

O que é o recozimento do aço?

O recozimento de aço é um processo pelo qual peças confeccionadas nesse material têm a sua dureza reduzida. Esse procedimento nada mais é do que um tratamento térmico e também pode ser utilizado para normalizar materiais cujas tensões internas são resultados de processos de forjamento, trefilação ou laminação.

O que é a Têmpera superficial?

A Têmpera superficial é um processo em que apenas a camada superficial do material é aquecida e resfriada rapidamente. Isso resulta em uma camada externa mais dura e resistente, enquanto o núcleo do material mantém suas características originais.

Qual é a Têmpera?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

O que é o processo de recozimento?

O recozimento é um tratamento térmico que envolve aquecer um material a uma temperatura específica e, em seguida, resfriá-lo de forma controlada. Esse processo visa alterar a estrutura cristalina do material, eliminando as tensões internas e restaurando suas propriedades originais.

Como é feito o processo de cementação?

Geralmente, o processo de cementação é realizado em peças com um baixo teor de carbono, variando entre 0,2% e 0,3%. Para a realização do processo de cementação, a peça é envolvida em um meio rico em carbono, sendo aquecida durante determinado período de tempo, a uma temperatura específica.

Para que serve o aço 4140?

GENERALIDADES. O aço GGD 4140 é um aço para beneficiamento com temperabilidade média, ligado ao cromo e molibdênio, utilizado na fabricação de diferentes componentes mecânicos onde se deseja uma boa combinação de resistência mecânica média e resistência à fratura.

Qual aço mais duro 1020 ou 1045?

Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica. O aço sae 1045 é mais duro que o aço sae 1020.

Qual o melhor material para cementação?

Aço 8620. Podem ser utilizados os processos de cementação em caixa, a gás ou em banho de sal. A temperatura deve estar entre 900 – 925º C.

Como fazer um tratamento térmico?

O processo consiste em aquecer o aço num forno com temperatura acima da zona crítica. Para o aço-carbono, a temperatura varia de 750º a 900ºC. A peça permanece nessa temperatura o tempo ne- cessário para se transformar em austenita. O que distingue essa forma de tratamento é o seu processo de resfriamento.

Artigo anterior
Como fazer uma declaração de cancelamento de matrícula?
Artigo seguinte
O que significa a palavra Éfeso?