O que causa exsudação?
Perguntado por: Valentim Sousa de Sá | Última atualização: 25. März 2022Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)
A exsudação ocorre nas primeiras idades do concreto, mas pode comprometer sua durabilidade ao longo dos anos. Falhas de processo como excesso de vibração (ou falta da mesma), excesso de água, baixo teor de cimento, cura incorreta (ou a falta dela), acabam provocando a exsudação.
Quais são as principais consequências da exsudação?
Exsudação é a tendência da água de amassamento vir à superfície do concreto recém lançado, devido ao sua densidade (1g/cm³) ser menor que a dos agregados (≈2,7g/cm³) e a do cimento (≈ 3,1g/cm³). Fenômeno faz com que o fator a/c da superfície fique enorme, reduzindo a resistência mecânica na região.
Como evitar a exsudação?
Já com relação a exsudação, a melhor maneira de se evitar esse problema é utilizar as proporções corretas de água na hora de fazer o concreto, fazendo com que o mesmo não fique com excesso de água e nem com falta dela, ou seja, deve ocorrer um equilíbrio na quantidade de água colocada na mistura.
O que é exsudação na construção civil?
Exsudação, em engenharia de construção de estruturas de concreto ou similares, é o termo usado para designar o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, levando consigo uma nata de cimento.
Quais os 2 defeitos mais comuns encontrados nos pavimentos?
Principais causas: trincas de fadiga (processo que ocorre devido ao acúmulo das solicitações do tráfego ao longo do tempo); desintegração localizada na superfície do pavimento; deficiência na compactação; umidade excessiva em camadas de solo; falha na imprimação.
EXSUDAÇÃO DO CONCRETO
Como podem ser classificados os defeitos dos pavimentos?
Assim, os principais tipos de defeitos no pavimento são classificados, em geral, em trincamentos, fissuras, exsudação, desagregação, deformações, panelas e remendos (CNT, 2017).
Quais são os defeitos que podem ser encontrados em pavimentos flexíveis?
Os defeitos em pavimentos flexíveis são refletidos em danos na superfície de rolamento e podem ser causados por imperfeições na construção, por ações do meio ambiente e pelas solicitações impostas pelo tráfego.
O que significa exsudação no concreto?
A exsudação é um fenômeno que resulta no aparecimento de água na superfície do concreto após ele ser lançado e adensado, e antes de ocorrer a pega. Para a realização do estudo foram utilizados quatro tipos de cimento e três relações água/cimento.
O que é exsudação e como pode ser controlada?
A exsudação é uma forma particular de segregação, em que a água da mistura tende a elevar-se à superfície do concreto recém-lançado. Esse fenômeno é provocado pela impossibilidade dos constituintes sólidos fixarem Page 9 8 toda a água da mistura e depende, em grande escala, das características do cimento.
O que significa a palavra exsudação?
Expelir líquido em forma de gotas.
Como reduzir a exsudação do concreto?
Utilizando a sílica na composição do concreto, podemos reduzir a retração por exsudação devido ao fato da sílica ativa não deixar que esse fenômeno ocorra.
Como evitar a retração da argamassa?
Ou melhor, como podemos prevenir esse tipo de problema? A solução quando as trincas e fissuras já são predominantes em sua estrutura é através da aplicação de selante acrílico, tela de poliéster e também pela utilização de impermeabilizantes.
Como evitar as fissuras que surgem devido ao fenómeno da retração de cura do concreto?
O objetivo é sempre o mesmo: manter o concreto úmido durante o tempo necessário. Mesmo dias após a concretagem, é importante que o material se mantenha sempre hidratado. A cura pode inibir as fissuras por retração plástica e a cura por muitos dias, por isso, esteja atento.
Qual a diferença entre segregação e exsudação?
A segregação é um processo que ocorre no concreto onde depois cura o mesmo tem concentração de agregados graúdos em algumas partes da peça e concentração massa em outras. Já a exsudação ocorre quando a água começa a se separar da massa e ir para a superfície da peça, ou seja, o concreto nesse caso perde água.
Quais os principais fatores de influência na resistência à compressão do concreto?
A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.
O que causa a segregação do concreto?
A segregação no concreto, também conhecida como bicheira ou ninho, ocorre quando acontecem falhas no preenchimento das formas, durante os processos de concretagem, são aqueles vazios que ficam entre os agregados graúdos nas estruturas de concreto.
Como acabar com o exsudato?
O excesso de exsudato deve ser removido, juntamente com exotoxinas e debris, pois a presença desses componentes pode retardar o crescimento celular e prolongar a fase inflamatória, o que prejudica a formação do tecido de granulação.
Quais são os tipos de exsudato?
O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.
O que pode causar exsudação no concreto?
A exsudação ocorre nas primeiras idades do concreto, mas pode comprometer sua durabilidade ao longo dos anos. Falhas de processo como excesso de vibração (ou falta da mesma), excesso de água, baixo teor de cimento, cura incorreta (ou a falta dela), acabam provocando a exsudação.
O que quer dizer ferida com bastante exsudato?
Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.
O que é o exsudato inflamatório?
O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.
O que são patologias em pavimentos?
Falhas em cada uma dessas etapas podem resultar em defeitos prematuros nas rodovias, ocasionando as patologias dos pavimentos asfálticos. ... Os principais tipos de patologia no asfalto podem ser classificados, de forma geral, em trincamentos, fissuras, exsudação, desagregação, deformações, panelas e remendos.
O que é o defeito em pavimentos flexíveis chamado de couro de jacaré?
As trincas de fadiga são trincas interligadas formando pequenos blocos, sendo muitas vezes chamado de “couro de jacaré”.
O que é patologias em pavimentos?
As patologias que se manifestam no pavimento flexível podem ser classificadas como: defeitos de superfícies, quando há exposição de ligante, exposição de agregados ou desprendimento dos mesmas; degradações superficiais, ocorrendo geralmente durante a construção do pavimento e como consequência, tende a afetar a ...
Como são conhecidos os três mecanismos de deterioração dos pavimentos flexíveis?
Quando os defeitos do pavimento flexível se manifestam, estes podem ser classificados como defeitos de superfícies, degradações superficiais ou deformações.
O que significa a vida em cor de rosa?
Que horas abre renda variável?