Quais itens constituem um cabeçal de controle?

Perguntado por: Luna Oliveira Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

3) Cabeçal de controle: Denomina-se cabeçal de controle ao conjunto de elementos que permite o tratamento da água de irrigação, sua filtragem, medição, controle de pressão e aplicação de fertilizantes.

O que é cabeçal de controle?

-Cabeçal de controle: tem a função de filtrar a água, injetar fertilizantes ou outros produtos e distribuir a água nos diversos setores da cultura. É composto de válvulas ou registros, manômetros, sistemas de filtros e sistema injetor de fertilizantes e outros insumos.

Quais os componentes de um sistema de aspersão?

A aspersão convencional é denominada sistema básico de irrigação, constituído por: Sistema de captação; • Sistema de bombeamento; • Tubulação de recalque ou linha principal; • Ramal ou linha lateral; e • Aspersores.

Quais os principais componentes de um sistema de gotejamento?

Assim, resumidamente, os principais componentes do sistema de irrigação por gotejamento são: Emissores (gotejadores). Linhas laterais (tubos de polietileno que suportam os emissores). Linha principal e ramais de derivação (tubulação em geral de PVC 35, 50, 75 ou 100mm).

Quais são os principais métodos de irrigação?

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.

Exemplo - Item de controle e verificação

45 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 fatores fundamentais da irrigação?

O método de irrigação é a forma pela qual a água será aplicada às culturas. Segundo o documento Seleção do Sistema de Irrigação, da Embrapa, são basicamente quatro: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.

Qual o melhor método de irrigação?

Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.

Quais são os componentes do sistema de irrigação localizada?

b)Descrição de um sistema de irrigação localizada: Um sistema completo de irrigação localizada é composto das seguintes partes: emissores (gotejadores, microaspersores, microtubos), tubulações (linhas laterais, secundárias e de derivação) para distribuição da água e cabeçal de controle (conjunto motobomba, sistema de ...

Como funciona o sistema de gotejamento?

O gotejamento é uma técnica criada em Israel que visa à economia de recursos hídricos e de adubo. Nesse sistema, a água corre sob pressão por tubos de polietileno até a raiz da planta. Como a água penetra diretamente no solo, seu aproveitamento chega a 95%.

Quais os componentes da irrigação localizada?

Componentes de um Sistema de Irrigação Localizada

Além dos emissores, também compõem um sistema de irrigação localizada: tubulações laterais, conexões, tubulações principais, de derivação e sucção, sistema de filtragem, compo- nentes de automação, sistema de fertirrigação e sistema de bombeamento.

Quais são os sistemas de irrigação por aspersão?

Irrigação por aspersão

Esse tipo simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. Seus principais sistemas são a convencional, o pivô-central e o auto-propelido.

Quais são os tipos de sistemas de aspersão são hoje os mais utilizados no nosso país?

Quais são as técnicas de irrigação mais utilizadas no Brasil?
  • 1 – Irrigação localizada. Neste tipo a água é aplicada na área ocupada pelas raízes das plantas, formando um círculo molhado ou faixa úmida. ...
  • 2 – Irrigação por aspersão. ...
  • 2.1 – Fertirrigação por aspersão. ...
  • 3 – Irrigação superficial.

Quais os tipos de sistemas de irrigação por aspersão convencional?

Basicamente, os sistemas de irrigação por aspersão convencional podem ser classificados como: portáteis, móveis e fixos.

Como funciona o autopropelido?

O autopropelido é um equipamento que realiza um dos sistemas de irrigação por aspersão, através de um carretel. Este, é movimentado por energia hidráulica, a partir do bombeamento de água, fazendo com que o equipamento se desloque pela área desejada para a irrigação.

O que é a microaspersão?

Microaspersão é o sistema de irrigação que utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme que a aspersão. Normalmente operam com asas giratórias ou “bailarinas”, podendo trabalhar de cabeça para cima ou de ponta cabeça.

Qual a diferença entre aspersão e microaspersão?

Na aspersão, as vazões e pressões são, normalmente, de média a alta, exigindo motobombas de maior potência e demandando maior consumo de energia em relação ao gotejamento e à microaspersão. Por outro lado, os aspersores não necessitam de equipamentos de filtragem e apresentam uma menor necessidade de manutenção.

Como se faz cálculo de gotejamento?

Tipos de cálculo de gotejamento

Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.

Como se caracteriza o sistema de irrigação por gotejamento?

A irrigação por gotejamento se caracteriza pela aplicação da água e de produtos químicos numa fração do volume de solo explorado pelas raízes das plantas, de forma pontual ou em faixa contínua (Soares et al. s.d.).

Quais os tipos de sistemas de irrigação por superfície?

O método de irrigação por superfície apresenta os seguintes sistemas: sulcos, faixas e inundação. Na irrigação por sulcos, a água é aplicada em pequenos canais denominados sulcos, infiltrando-se ao longo do perímetro molhado e movimentando-se nas direções vertical e lateral (Fig. 6).

Como escolher um sistema de irrigação?

Fatores para escolher um sistema de irrigação
  1. Clima. O primeiro fator diz respeito ao clima, pois é o que dita se você precisa de pouca ou muita irrigação em sua produção. ...
  2. Solo. Outro fator muito importante na hora de pensar em irrigação é o solo. ...
  3. Relevo. ...
  4. Tamanho da área. ...
  5. Cultivo.

Qual o melhor sistema de irrigação para o café?

microaspersores: é um sistema de irrigação localizada com alto rendimento e precisão; Gotejamento: usado para irrigação localizada, possui custo mais elevado, mas com alto rendimento e precisão; Tripas: é um sistema de irrigação localizada de custo mais baixo que os microaspersores e gotejamento.

Qual é o sistema de irrigação mais barato?

Sistema de aspersão em malha

É muito utilizado em projetos pequenos, em que serão irrigados menos de trinta hectares. Nesse caso, o custo de investimento é mais barato quando comparado ao pivô central.

Quais os fatores que devemos observar no manejo da irrigação?

Seja por aspersão, localizada ou por superfície, um projeto de irrigação leva em consideração aspectos como área, cultura, solo, topografia e dimensionamento hidráulico.

Que fatores devem ser considerados na escolha do sistema de irrigação?

A escolha correta do método de irrigação, isto é, se por superfície, aspersão ou localizada irá depender de características locais como o solo (capacidade de armazenamento de água, velocidade de infiltração, drenagem, topografia, presença de lençol freático, salinidade, etc.), o clima (ventos, umidade relativa do ar, ...

Artigo anterior
Quando se reprova no TCC?
Artigo seguinte
Como se escreve a palavra merchandising?