Quais foram os principais líderes dos jacobinos?

Perguntado por: William Faria de Freitas  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

Os principais líderes jacobinos foram:
  • Maximilien Robespierre: foi o jacobino mais famoso. ...
  • Louis Antoine de Saint-Just: conhecido simplesmente como Saint-Just, ele era um colaborador próximo de Robespierre.

Quem foram os principais líderes dos jacobinos?

O Clube Jacobino (em francês: Club des Jacobins) foi um grupo político da Revolução Francesa, sendo seu Fundador Maximilien de Robespierre. Alexandre de Lameth preside enquanto Mirabeau discursa.

Qual o nome do principal líder dos jacobinos?

Em 28 de julho de 1794, o líder jacobino Maximilien de Robespierre e grande parte de seus aliados são executados na guilhotina.

Quais foram os principais líderes da Revolução Francesa?

Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder. Havia ainda um grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer.

Quem era o líder dos girondinos?

Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.

Jacobinos e Girondinos (2 minutos)

40 questões relacionadas encontradas

Quem fazia parte do grupo dos jacobinos?

No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários, porém, com a liderança de Robespierre, passaram a ter posições radicais e esquerdistas. Pequenos comerciantes e profissionais liberais eram as principais camadas sociais que compunham este grupo.

Quem foi o grande líder da Revolução Francesa?

Maximilien Robespierre era o líder dos jacobinos no período em que eles estiveram à frente da Revolução Francesa. A ascensão dos jacobinos foi impulsionada pelo apoio do povo, sobretudo dos sans-culottes.

O que foram os jacobinos?

No seu início, no final do século XVIII na França, os jacobinos, eram pequenos-burgueses ainda muito ligados às suas origens rurais e pobres, pouco cultos, com pensamentos políticos e sociais radicais (queriam o extermínio dos nobres) e sua aristocracia.

O que defendiam os girondinos?

Os girondinos - representantes da alta burguesia, defendiam posições moderadas e a monarquia constitucional. Por sua parte, os jacobinos - representantes da média e da pequena burguesia, constituía o partido mais radical, sob a liderança de Maximilien Robespierre.

Quem foi Danton e Robespierre?

Danton e Robespierre, jacobinos outrora aliados, disputavam o poder. Enquanto o primeiro tem o apoio do povo, o segundo manipulava os membros do poder. Neste trecho, Danton e outros inimigos são preparados para a morte na guilhotina. O diretor enfatiza a violência dessa prática comum do Regime do Terror.

Quem são os girondinos?

Fação política maioritariamente burguesa, que se posicionou contra a monarquia absoluta e o Antigo Regime em geral, surgiu durante o início da República francesa, tendo sido dinamizada por personagens como Condorcet, Gaudet, Roland, Brissot e Buzot.

Qual é a diferença entre jacobinos e girondinos?

Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo.

Quem liderava os jacobinos na Revolução Francesa?

Serviço de Comunicação Social: Sendo líder dos jacobinos, partido radical da Revolução, Robespierre implantou um regime de terror e opressão.

O que os jacobinos fizeram no poder?

Apoiados pelos sans-culottes, os membros das classes populares parisienses, os jacobinos, estiveram à frente da instauração da República, em 1792, sendo ainda os responsáveis pelas medidas extremadas contra as classes altas da sociedade francesa durante o período conhecido como Grande Terror, entre 1793 e 1794.

O que os girondinos fizeram de ruim?

Marcado pela crise política e econômica, o governo girondino enfrentou alta impopularidade após anular as medidas sociais jacobinas, além de sofrer várias tentativas de golpe de Estado. O mais famoso entre estes foi a chamada Conspiração dos Iguais, em 1796.

O que os girondinos fizeram de mal?

Os girondinos tentaram frear a proposta de mobilização geral do povo francês, temendo a perda do poder e a radicalização da revolução, que ameaçaria as propriedades da burguesia.

Quem venceu jacobinos ou girondinos?

Era o início da reação termidoriana, que passaria a perseguir os sans-culottes e atacar as conquistas sociais do período da Convenção. Era a vitória dos girondinos e da burguesia. O golpe de Estado contra os jacobinos encerrou o período da Convenção Nacional, dando início a uma nova fase da revolução: o Diretório.

O que aconteceu com enfraquecimento dos jacobinos?

Com o enfraquecimento dos jacobinos, os girondinos, à frente dos interesses da alta burguesia francesa, redigiram uma nova Constituição para a França e reverteram algumas medidas. Utilizaram ainda o exército francês para reprimir todos aqueles que se opusessem às medidas que estavam sendo implantadas.

Por que o período jacobino ficou conhecido como a era do terror?

O nome terror foi dado pelos adversários dos jacobinos, pois geralmente eram eles os alvos das ações, que consistiam principalmente na execução na guilhotina, onde os condenados perdiam a cabeça, literalmente.

Por que Danton foi guilhotinado?

Em 1794, ficaram evidentes seus desentendimentos com relação aos ideais jacobinos e outros integrantes do governo revolucionário, que adotavam medidas radicais e violentas. Foi acusado de ser contra a pátria e recebeu a sentença de pena de morte na guilhotina.

Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?

Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia ...

Qual foi o fato que marcou o fim da Revolução Francesa?

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Quantos anos durou a Revolução Francesa?

A partir da Queda da Bastilha, o processo revolucionário francês estendeu-se por dez anos e só foi finalizado com o Golpe de 18 de Brumário, organizado por Napoleão Bonaparte.

Artigo anterior
Quantos gols Henrique Dourado fez no Flamengo?
Artigo seguinte
Qual o calibre menos letal?