Qual é a idade certa para ir ao ginecologista?

Perguntado por: Mafalda Débora Matos Nascimento Gonçalves  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

Primeira visita ao ginecologista deve ser aos 8 ou 9 anos.

Qual a idade certa para levar a menina ao ginecologista?

De acordo com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o melhor momento para levar a menina ao ginecologista é a partir da primeira menstruação.

Quando deve ser a primeira consulta ao ginecologista?

A primeira avaliação ginecológica deve acontecer um pouco antes da primeira menstruação ou logo após ela. O ideal é que a menina passe por um exame ginecológico antes de sua primeira relação sexual, pois dessa forma é possível ter uma boa orientação.

Quando não ir ao ginecologista?

3. Não use cremes ou lubrificantes. Os cremes e lubrificantes vaginais também devem ser evitados nos três dias que antecedem a consulta, pois eles também causam alterações nos exames. Caso você esteja fazendo algum tratamento, espere ele acabar, guarde três dias e vá ao médico.

Como é ir ao ginecologista pela primeira vez?

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, perguntando todo o histórico. Caso a menina seja virgem, o ginecologista examina apenas a parte superficial. Se não for mais, o profissional pode fazer o exame de toque e em alguns casos recolher o material para o Papanicolau.

Quando ir no ginecologista pela primeira vez?

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as perguntas que um ginecologista faz na primeira consulta?

O que perguntar na primeira consulta ao ginecologista?
  • Quando eu vou menstruar?
  • Como funciona a menstruação?
  • Como fazer a higiene durante a menstruação?
  • Mulheres virgens podem usar absorvente interno?
  • O sangue da menstruação transmite doenças?
  • Meu fluxo menstrual é normal?
  • Posso ter relações sexuais menstruada?

Qual depilação fazer para ir ao ginecologista?

"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura."

Pode ir ao ginecologista sozinha?

Sim. Você pode e deve procurar um ginecologista, sem a presença do responsável, a qualquer momento que desejar. Se algum procedimento cirúrgico for necessário, o responsável deverá ser avisado e autorizar o procedimento.

Quantas vezes é preciso ir ao ginecologista?

Agora, a pergunta é: com qual regularidade devo ir ao ginecologista? O ideal é que, a partir da primeira menstruação, as consultas aconteçam pelo menos uma vez ao ano, quando o médico poderá orientar sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

Como não ter vergonha de ginecologista?

Repouso e cuidado com a higienização são sempre importantes. "Não adianta nada passar a pomada, tomar remédios e depois sair pulando. O ideal é repousar um pouco", explica o ginecologista.

Tem que ir ao ginecologista antes da primeira vez?

Não existe a necessidade de ir ao ginecologista logo após a primeira transa. ... Porém, se a jovem conheceu algum desconforto, dor ou mesmo algum problema maior na relação sexual, vale a pena agendar uma consulta e saber se existe ou não algo de errado com a saúde.

Como se chama ginecologista para adolescente?

A ginecologia infanto puberal é uma subárea da especialidade médica em que o ginecologista infantil é o especialista que tem como principal função cuidar da saúde da mulher, nesse caso, de crianças e adolescentes.

Porque tenho que ir ao ginecologista?

Os motivos que mais levam mulheres para consultas com ginecologistas são; a prevenção de doenças como, câncer de colo de útero ou de mama, irregularidades menstruais, alterações hormonais, planejamento da maternidade, dificuldades sexuais, suspeitas de doenças sexualmente transmissíveis e corrimentos vaginais.

O que a ginecologista pode contar aos pais?

O médico é obrigado a contar tudo o que rola na primeira consulta ao ginecologista para os pais? A paciente deve ser orientada que o conteúdo dessa conversa só será discutido com os pais com autorização da dela, ou seja, o sigilo médico é preservado mesmo apesar da pouca idade da paciente.

Pode ir no médico sozinho?

Sim, menor de idade pode ir ao médico sem estar acompanhado pelo responsável. Menores de idade adolescentes já são considerados maduros para entenderem e cumprirem as orientações recebidas. ... O menor de idade também pode estar acompanhado por outro cuidador, como tia, avó, irmã, babá.

É preciso estar depilada para ir ao ginecologista?

– A mulher não precisa estar depilada para ir ao ginecologista. Os pelos não atrapalham e podem ainda indicar ao médico a quantidade de hormônios femininos e masculinos. Também não há problema se estiver depilada.

Precisa se depilar para fazer preventivo?

Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.

Como se depilar para ir ao ginecologista?

É fundamental tomar banho e limpar as partes íntimas com sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5). Não use cremes vaginais nos três dias que antecedem a consulta. Antes de entrar na sala do ginecologista, vá ao banheiro e esvazie a bexiga.

O que falar em uma consulta com a ginecologista?

Perguntas para se fazer em uma consulta com ginecologista
  1. Funcionamento do corpo. ...
  2. Métodos contraceptivos. ...
  3. DST's e métodos de prevenção. ...
  4. Fertilidade. ...
  5. Cuidados essenciais com a higiene íntima. ...
  6. Outras questões importantes.

Como é feita uma consulta no ginecologista?

Em uma consulta de rotina são feitos, geralmente, os seguintes exames: exame clínico das mamas, do abdômen, o papanicolau, o toque vaginal e o exame especular. É dever do médico explicar tudo que irá fazer, os motivos para tal e pedir a permissão da paciente.

Como fazer exame ginecológico em criança?

Em adolescentes que já iniciaram a vida sexual, o exame é realizado com espéculo vaginal, de forma semelhante ao que é feito na mulher adulta. Em crianças ou adolescentes com o hímen íntegro, a coleta de material, quando necessária, pode ser realizada com swab, sonda vesical estéril ou “espéculo de virgem”.

Porque adolescentes devem ir ao ginecologista?

A adolescente que, ao ficar menstruada, tenha realmente muita dor, acompanhada de alteração do hábito intestinal, como diarréia, precisam ir ao ginecologista, porque pode sim ser um sinal de uma doença que chama endometriose, e a cólica (principalmente se for importante) é um sinal de alerta.

Qual é o nome do ginecologista de homem?

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

Quais são os exames que faz quando perde a virgindade?

Nas mulheres que são virgens são examinados os seios, abdômen e parte externa da região genital. Para aquelas que não são mais podem haver exames preventivos como o do toque e o Papanicolau. Esses procedimentos servem para analisar como está a saúde pélvica da mulher, ou seja, todos os órgãos da região.

Artigo anterior
Como acessar o gerenciador de tarefas?
Artigo seguinte
Quanto pesa um litro de gasolina?