Onde fala do Bom Samaritano na Bíblia?

Perguntado por: Eduarda Araújo Barros  |  Última atualização: 19. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

A Parábola do Bom Samaritano é uma famosa parábola do Novo Testamento que aparece unicamente em Lucas 10:25–37.

Qual a principal lição da parábola do bom samaritano?

Ensina o plano de salvação, o amor expiatório do Salvador e nossa jornada para herdar a vida eterna. Pode ser lida não apenas como uma história de um homem que descia de Jerusalém para Jericó, mas também como a história de todos que descem da presença de Deus para viver na Terra.

O que significa a palavra bom samaritano na Bíblia?

Samaritano é quem nasce em Samaria, uma região não vista com bons olhos pelos judeus. Mesmo assim, foi ele quem teve a atitude de interromper sua jornada para ajudar o próximo. Desde então, a expressão Bom Samaritano passou a representar essa pessoa que sabe ajudar ao próximo, sem olhar a quem.

Porque o sacerdote não ajudou o homem caído?

O sacerdote e o levita recusam o encontro com o “ferido” e, ao contrário, do Samaritano que o aceita e o busca. Para este, não há a obrigação de fazer o Bem, mas a necessidade de atender o Outro, principalmente numa situação de vulnerabilidade.

Porque Jesus é o bom samaritano?

Assim Jesus ensinou com as palavras e com a vida. Ele é o “bom samaritano”, por excelência, que desceu do céu “e por ele reconciliar consigo todos os seres, que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz” (Cl 1,20).

O SIGNIFICADO DA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

31 questões relacionadas encontradas

O que é preciso para ser salvo parábola do bom samaritano?

Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, Ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.

O que é Jesus nos ensinou com esta parábola?

Uma parábola

O Salvador ensinou que, para herdar a vida eterna, precisamos amar a Deus de todo o nosso coração e amar nosso próximo como a nós mesmos (ver Lucas 10:27).

Quais as atitudes do bom samaritano?

Ser um bom samaritano significa agir como um verdadeiro cristão, demonstrando em atitudes o amor que recebemos de Deus. Isso requer olhos atentos para as necessidades dos outros, ouvidos prontos para ouvir, um coração compassivo e braços abertos, prontos para ajudar, com as mãos estendidas para socorrer o necessitado.

Quem eram os samaritanos de acordo com a Bíblia?

Os samaritanos originalmente eram os habitantes de Samaria; cidade fundada por Onri, rei de Israel, para ser a capital do reino do Norte conforme relatado em 1 Reis 16:24. Sendo assim eles eram israelitas sanguíneos, ou seja, hebreus legítimos da linhagem de Abraão.

Quem é o próximo na parábola do bom samaritano?

Essa parábola ensina que se deve dar especial atenção às pessoas mais frágeis e menos favorecidas da sociedade e que o próximo é a pessoa que está a seu alcance e que esteja padecendo com sua própria miséria, não importando se é um desconhecido ou mesmo um inimigo.

O que Lucas 10 25 nos ensina?

Longe de entrar numa discussão, que não levaria a nada, com o mestre da lei, conduz seu interlocutor para o coração da Lei mosaica: "Amar ao Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo", à novidade do amor cristão.

Quem são os quatro principais personagens da parábola do bom samaritano?

Os personagens da parábola: um homem, assaltantes, um levita, um sacerdote, um samaritano.

Por que os samaritanos eram considerados impuros?

Na parábola do bom samaritano, Jesus mostrou que devemos amar a todos, sem olhar as aparências. Quem era esse povo considerado "impuro" e como esse termo passou a significar pessoas boas e caridosas graças à parábola de Jesus.

O que o samaritano deu ao dono da pensão?

Na manhã seguinte, o samaritano “pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: 'Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais'” (Lc 10, 35).

Qual é a moral da parábola?

A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica. Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos. Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.

O que a parábola nos ensina?

Ao ensinar por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Ele nos fala.

O que eu tenho que fazer para ser salvo?

Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. Por outro lado, aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo.

O que quer dizer Fora da caridade não há salvação?

"Fora da Caridade não há salvação" é um retruque de Kardec à sentença dos católicos: "Fora da Igreja não há salvação". De fato, a doutrina católica romana prega a necessidade dos sacramentos ministrados pela sua igreja para a salvação da alma, diante do Juízo Final.

Quem foi o homem que o bom samaritano ajudou?

Não, este terceiro personagem, não judeu, não religioso, é que prestou socorro. O “bom” samaritano socorreu a vítima que bem podia ser um sacerdote, levita, grego, galileu, ou o próprio Jesus; e o fez definitivamente, levando-a a uma estalagem e se responsabilizando pelos custos.

Qual o significado do azeite e vinho na parábola do bom samaritano?

Ele veio ter ao nosso encontro, tratou as nossas feridas; com o seu sangue (o símbolo do vinho) lavou-nos dos nossos pecados, e com o seu Santo Espírito (o símbolo do azeite) nos sarou, encheu e nos ungiu na força do seu poder, levou-nos para um lugar seguro onde podemos ser tratados, onde podemos ouvir a sua Palavra e ...

O que é ser uma pessoa boa Segundo a Bíblia?

O que significa ter bom ânimo? Significa ter esperança, não desanimar, não perder a fé, e viver a vida com alegria: “Os homens existem para que tenham alegria”. Significa encarar a vida com confiança. O evangelho de Jesus Cristo nos dá a força e a perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que virá pela frente.

Artigo anterior
Quando é considerado diástase?
Artigo seguinte
Quais os tipos de IDH?