Qual é a principal função da vitamina K?

Perguntado por: Cátia Barbosa Borges  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 5/5 (24 avaliações)

Benefícios da vitamina K para o organismo Os benefícios da vitamina K são sentidos principalmente pelo seu papel na coagulação sanguínea ao estimular o processamento de importantes proteínas para o nosso corpo. Por esse motivo, também se acredita que a vitamina K auxilia no processo de cicatrização.

Qual é a função da vitamina K?

Os Benefícios da Vitamina K Para Saúde são grandiosos. Pois, A Vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura, que desempenha um papel importante na coagulação do sangue. Na verdade, sem ele o nosso sangue não se coagular.

Qual o papel da vitamina K na coagulação do sangue?

A vitamina K controla a formação dos fatores de coagulação II (protrombina), VII, IX e X no fígado (ver tabela Fontes, funções e efeitos das vitaminas ). Outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K são proteína C, proteína S e proteína Z; proteínas C e S são anticoagulantes.

Qual doença a vitamina K previne?

A vitamina K injetável pode prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. A vitamina K ajuda o sangue a coagular, mas a capacidade do corpo de armazená-la é muito baixa. A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer.

Quais são as fontes de vitamina K?

Os alimentos folhosos verde escuro, os preparados à base de óleo, oleaginosas e frutas como o kiwi, abacate, uva, ameixa e figo contêm teores significantes de vitamina K, enquanto que os cereais, grãos, pães e laticínios possuem teores discretos.

Qual a dose de vitamina K2 para se usar com a vitamina D3 | Dr Juliano Teles

21 questões relacionadas encontradas

Qual a função e as fontes de vitamina K?

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel conhecida, principalmente, pelo seu papel na coagulação sanguínea. É encontrada em maior quantidade em vegetais folhosos verde-escuros, como brócolis, espinafre e rúcula.

Quais os sintomas da falta de vitamina K?

O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento (hemorragia) sob a pele (que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino. O sangramento no estômago, às vezes, provoca vômitos com sangue. É possível ver sangue na urina ou nas fezes, ou as fezes podem ter uma cor negra.

Quais os 3 tipos de vitamina K?

A vitamina K é classificada em dois tipos principais: a filoquinona, conhecida como vitamina K1, e as menaquinonas, conhecidas como vitamina K2. Dentro do grupo da vitamina K2 existe, ainda, uma subdivisão de acordo com a sua estrutura molecular.

Quem produz a vitamina K?

Vitamina K1 (filoquinona), encontrada em vegetais de folhas verdes, como couve, couve e espinafre; Vitamina K2, o grupo de compostos chamados “menaquinonas”, principalmente encontrados nos laticínios, porém nosso corpo também produz esse tipo de composto.

Qual a fruta que é anticoagulante?

Outra propriedade da vitamina C é que ela é anticoagulante, logo evita que se forme trombos o qual impede que haja uma boa circulação. É verdade que as frutas cítricas (laranja, acerola, limão) ajudam no bom funcionamento dos vasos? Se sim, como isso acontece? Sim.

Tem vitamina K na banana?

Mas segue uma pequena lista de frutas pobres em vitamina k se consumidas in natura, banana, groselha, framboesa, cereja, tâmaras, figos, goiabas, limões e limas, mirtilos e amoras.

O que acontece com o excesso de vitamina K?

Já o excesso de vitamina K2 pode causar kernicterus (uma espécie de paralisia cerebral em recém-nascidos), problemas hemolíticos em crianças, icterícia, lesões das membranas da mucosa e problemas hepáticos. E, devido às suas características químicas (oxidantes), a vitamina K pode interferir com alguns antioxidantes.

Pode tomar vitamina K todos os dias?

O consumo recomendado de vitamina K no geral para adultos saudáveis, inclusive durante a gravidez e a amamentação, é de em média 70 mcg por dia. A falta de vitamina K pode afetar a coagulação sanguínea e aumentar o risco de ferimentos e sangramentos. Além disso, pode impactar no risco de fraturas ósseas.

Onde é absorvida a vitamina K?

A vitamina K da dieta é absorvida no intestino delgado, incorporada aos quilomícrons e transportada pelas vias linfáticas; requer bile e suco pancreático para máximo aproveitamento. A eficiência na absorção foi mensurada em 40-80%, dependendo do veículo no qual a vitamina é administrada e da circulação enterohepática.

Tem vitamina K no ovo?

Gema do ovo

A gema do ovo também é um alimento importante para a produção da vitamina K2. Por ser lipossolúvel, a vitamina K é mais bem absorvida quando há a presença de gordura. Neste caso, a gema do ovo se apresenta como uma boa alternativa.

Qual a vitamina que é anticoagulante?

A vitamina k foi descoberta por Henrik Dam em 1972, como um fator coagulante. Assim, o processo de coagulação sanguínea é dependente desta vitamina.

Qual é a fruta que tem vitamina K2?

Além das folhagens verdes, ele também pode ser encontrado em algumas frutas, como as uvas, o abacate e o kiwi, e em outros legumes, como a cenoura1. Outras fontes deste nutriente são os óleos vegetais2.

Como a vitamina K é conhecida?

Resumo sobre vitamina K

É encontrada sob as formas de filoquinona (K1), dihidrofiloquinona (dK), menaquinona (K2) e menadiona (K3). Suas formas naturais são a vitamina K1 e a vitamina K2.

Qual falta de vitamina causa cansaço e sono?

A falta de vitamina B6 apresenta sintomas como irritabilidade, ansiedade, alterações de humor, insônia e fadiga, enquanto a deficiência de vitamina B12 pode afetar a produção de neurotransmissores e levar a sintomas como tristeza, apatia, falta de energia e desânimo.

Qual o outro nome da vitamina K?

A vitamina K é lipossolúvel, principalmente, na coagulação sanguínea. Se apresenta sob as formas de filoquinona (K1-predominante), dihidrofiloquinona (dK), menaquinona (K2) e menadiona (K3).

Qual falta de vitamina causa coceira?

DOENÇAS DE PELE

O farmacêutico Maurizio Pupo, da Ada Tina, diz que, de acordo com diversos estudos ao longo dos anos, a deficiência de vitamina B12 no organismo pode causar diversos problemas de pele, principalmente a dermatite atópica.

Tem vitamina K na beterraba?

Além disso, as folhas e talos da beterraba são ricos em fibras, vitamina K, C e carotenoides, o que faz com que ela seja antioxidante. Já os raminhos da cenoura são ricos em fibras, ferro, zinco, magnésio, proteínas e vitaminas C e K.

Como repor a vitamina K?

A principal forma da vitamina K é a vitamina K1, também chamada de fitoquinona, e é encontrada principalmente em vegetais de cor verde escura, como brócolis, couve e espinafre, além de algumas frutas, como kiwi, morango e uvas, por exemplo.

Tem vitamina K no Limão?

O suco do limão bem como sua casca (crua) contem(vitamina C, complexo B e sais minerais. Não possui Vitamina K. Sendo assim não há problema em consumir essa fruta e sua casca.

Artigo anterior
O que é virulência em epidemiologia?
Artigo seguinte
Qual o melhor litoral da Bahia?