Quais foram as mudanças que a nova regra ortográfica trouxe para o acento diferencial?

Perguntado por: Isabela Pereira  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

No quesito da acentuação, as alterações são relacionadas ao acento agudo e ao circunflexo. Aos acentos agudos as mudanças foram para os ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba) e hiatos (encontro de duas vogais de sílabas diferentes) paroxítonas. Os ditongos paroxítonos perderam o acento agudo.

Quais foram as mudanças com o novo acordo ortográfico?

Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...

Quais foram as principais mudanças em relação ao uso do hífen após a reforma ortográfica de 2009 Dê exemplos?

Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.

O que mudou na acentuação gráfica com o novo acordo ortográfico cite as mudanças e exemplifique?

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem... ... Obs.: o verbo PÔR e a forma PÔDE (passado do verbo PODER) mantiveram o acento circunflexo.

Porque o acento gráfico mudou?

O porquê do acento gráfico em certas palavras

Como já vimos, com pouquíssimas exceções, todas as palavras têm uma sílaba tônica. Mas não é verdade que toda sílaba tônica deva ser graficamente acentuada. O acento é uma exceção. Ele assinala o que, por assim dizer, foge à normalidade.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: as principais mudanças! || Prof. Letícia Góes

27 questões relacionadas encontradas

O que é acordo ortográfico exemplo?

O Acordo Ortográfico é um tratado internacional que tem o objetivo de unificar a escrita dos países falantes de português. ... Houve poucas mudanças em relação à grafia brasileira. As que trouxeram maior impacto ocorreram na acentuação e no uso de hífen.

Quantas reformas a Língua Portuguesa já passou e suas principais mudanças?

Português. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.

Qual foi a última reforma ortográfica?

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quais as principais mudanças do acordo ortográfico que teve origem em 1990 é obrigatório no Brasil desde 2016?

Principais mudanças com o acordo de 1990

As principais mudanças na língua aconteceram na acentuação, no hífen, no trema e no alfabeto. Acentuação: - Os ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba) abertos éi, ói, e éu não são mais acentuados em paroxítonas (continuam acentuados em monossílabos e em oxítonas ).

Como colocar o trema?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

O que é um Acordo Ortográfico e qual a sua função?

O Acordo Ortográfico visa a elaboração de um conjunto de regras comuns a vários países que partilhem a mesma língua oficial, de forma a haver um modelo único de ortografia, que crie um padrão de uso da língua, quer falada quer escrita, que facilite a sua compreensão entre todos.

Quem faz o Acordo Ortográfico?

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: é um tratado aprovado em 12 de outubro de 1990 pela Academia das Ciências de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e por delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com a presença de delegação de observadores da Galiza, e assinado em ...

Quem assinou o novo acordo ortográfico?

O documento foi firmado pela Academia de Ciências de Lisboa, a Academia Brasileira de Letras e representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Também houve adesão da delegação de observadores da Galiza.

Quais são os países que fazem parte do acordo ortográfico?

Os países são: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O acordo foi aprovado em 1990 e substituiu sistemas ortográficos estabelecidos em 1940.

Quando tem hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

O que é o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa?

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional que busca unificar a ortografia do idioma. Ele é válido entre os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para que serve o hífen?

O hífen é utilizado quando desejamos dividir as sílabas de uma palavra. Exemplo: ro-sa, ca-chor-ro, me-xi-ca-no, ca-ri-nho, en-gra-ça-do. Ainda, ele deve estar presente nos momentos em que uma linha acaba e as demais sílabas de uma palavra devem ir para a linha abaixo.

Qual é o objetivo da reforma ortográfica?

O objetivo da reforma é unificar o padrão escrito dos países que usam o português, uma idéia (ou melhor, ideia) que linguistas dos dois lados do Atlântico tentam pôr em prática desde 1975, quando surgiu o primeiro projeto de acordo ortográfico comum para brasileiros e portugueses.

Como se usa o trema no teclado?

Pressione composição , ' (apóstrofo) e uma letra para colocar um acento agudo sobre essa letra, como em é. Pressione composição , ` (acento grave) e uma letra para colocar um acento grave sobre essa letra, como em è. Pressione composição , " e uma letra para colocar um trema sobre essa letra, como em ë.

Como fazer os dois pontinhos em cima do u?

Como fazer os dois pontinhos em cima do u?
  1. Ä = Alt-142 (ou 0196)
  2. ä = Alt-132 (ou 0228)
  3. Ö = Alt-153 (ou 0214)
  4. ö = Alt-148 (ou 0246)
  5. Ü = Alt-154 (ou 0220)
  6. ü = Alt-129 (ou 0252)

Qual palavra sofreu alteração após o acordo ortográfico assinado em 1990?

Com isso, as palavras que levam o trema ficam assim: aguentar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, delinquente, equino, frequência, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, etc. A única exceção do uso do trema será para os nomes próprios estrangeiros e seus derivados, como Hübner, Müller, etc.

Qual foi o último acordo ortográfico assinado pelo Brasil?

O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa.

Qual foi o primeiro país a adotar o novo acordo ortográfico?

O Brasil foi o primeiro país a começar a aplicar as novas regras — assuntos políticos, econômicos e burocráticos atrasaram a adoção das normas no mundo. Aqui, foram sete anos de transição até o sistema se tornar definitivamente obrigatório em 2016.

Artigo anterior
Como converter Robux em dinheiro?
Artigo seguinte
Tem índio na Amazônia?