Quais foram as formas de enfrentamentos da ditadura militar?

Perguntado por: Matilde Barros Lourenço  |  Última atualização: 29. April 2022
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Os movimentos de contestação contaram com o apoio de amplos setores organizados, como o operariado, os trabalhadores rurais, o movimento estudantil, movimentos comunitários, que se levantaram contra a inflação, o arrocho salarial e a alta no preço dos alimentos que penalizavam as famílias dos trabalhadores, além da ...

Quais foram as formas de enfrentar a ditadura militar?

A luta armada foi uma das formas encontradas pela oposição para enfrentar a ditadura civil-militar no Brasil. A ditadura civil-militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985 teve como uma das formas de oposição a luta armada contra o regime.

Quais as formas de resistência ao regime militar cite 2 exemplos?

A resistência armada realizou uma série de ações, como atentados com bombas, como o ocorrido contra a embaixada americana, em 1968. Houve, também, assaltos e sequestros realizados por membros desses grupos como formas de luta contra a ditadura.

Quais foram as principais consequências da ditadura militar no Brasil?

Uma das consequências mais gritantes da ditadura militar foi o aumento da desigualdade social. Para além disso, a falta de acesso da população à dados públicos, aumento da concentração de renda, inflação e aumento do endividamento externo.

O que foi a censura na ditadura militar resumo?

A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. ... Esse sentido civil do golpe e da ditadura precisa ser resgatado e, sobretudo, compreendido.

DITADURA MILITAR NO BRASIL: RESUMO PARA O ENEM | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

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Qual era o objetivo da censura?

Censura (do latim censūra) é a desaprovação e consequente remoção da circulação pública de informação, visando à proteção dos interesses de um estado, organização ou indivíduo. Ela consiste em toda e qualquer tentativa de suprimir a circulação de informações, opiniões ou expressões artísticas.

Como ocorreu a censura?

A censura no Brasil, tanto cultural como política, ocorreu durante todo o período após a colonização do país. Embora a maioria da censura estatal tenha terminado pouco antes do período da redemocratização que começou em 1974, o Brasil ainda experimenta uma certa quantidade de censura não oficial hoje.

Quais foram as consequências da ditadura Civil-militar de 1964 para a educação brasileira?

As mudanças ocasionadas nesse período da Ditatura Brasileira resultaram na perda da capacidade dos educadores de influir nos rumos da educação atual, impedindo o crescimento intelectual dos alunos, a oportunidade de se politizar, de criar uma autonomia, e por fim, exercer sua liberdade.

Quais foram as consequências da ditadura militar e a literatura Infanto-juvenil brasileira?

Houve, por conta disso, uma migração para a literatura infantil, gênero pouco visado pelos generais. Ana Maria Machado, escritora brasileira, foi partícipe dessa mudança, questionando o poder através das metáforas empregadas nas histórias infantis.

Quais foram as principais consequências da implantação em 31 de março de 1964 da ditadura Civil-militar para a população brasileira?

Elas estipulavam reforma agrária, tributária, eleitoral, bancária, urbana e educacional. Entre todas essas propostas, a que teve discussão mais avançada nos quadros políticos brasileiros foi a agrária. A reforma agrária dominou o debate político nacional de março até agosto de 1963 e dividiu esquerda e direita.

Como os movimentos sociais resistiram ao regime militar brasileiro?

Organizar-se politicamente. Ir a uma roda de capoeira ou frequentar um espaço religioso de matriz africana. Amar quem quiser e exibir publicamente esse afeto. Essas foram algumas das inúmeras liberdades cerceadas pela ditadura militar brasileira, que durou de 1964 até 1985.

O que foi a resistência?

Movimento de resistência é o conjunto de iniciativas levado a cabo por um grupo de pessoas que defendem uma causa normalmente política, na luta contra um invasor em um país ocupado. O termo pode também se referir a qualquer esforço organizado por defensores de um ideal comum contra uma autoridade constituída.

Como funciona o regime militar?

A ditadura militar é uma forma de governo em que o poder sobre o Estado é controlado por militares. Em geral eles assumem o poder através de um golpe. Na ditadura não existe eleição, a imprensa e a economia são controladas pelos militares e a população tem menos liberdade para manifestar sua opinião.

Quais foram as principais medidas tomadas pelos militares para conduzir o processo de abertura política no Brasil?

A abertura política foi o processo de liberalização da ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Esse processo teve início em 1974, durante os governos Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985), terminando em 1988 com a promulgação da nova Constituição.

O que os militares faziam contra aqueles que ameaçava a segurança nacional?

Sendo assim, as prisões arbitrárias, os sequestros, as cassações, as invasões de propriedade, a tortura, os assassinatos de cidadãos, sumiços de cadáveres e até atentados à bomba foram realizados pelo Estado, sempre com a justificativa de combate aos subversivos, aqueles que supostamente ameaçavam o país.

O que significou a ditadura militar para a educação brasileira e que reflexos se pode observar nas políticas públicas de educação ainda hoje?

A precarização da escola pública e a queda na qualidade do ensino, combinada com a abertura do país ao ensino privado, fortaleceu a migração dos filhos das elites para colégios particulares. Essa migração fortaleceu as desigualdades sociais e educacionais.

Como e por que ler literatura infantil brasileira?

Como e por que ler a literatura infantil brasileira, da respeitada professora Regina Zilberman, é uma deliciosa reflexão sobre os matizes deste pacto. Não importa se é poesia, teatro, fábula, conto, história oral ou novela juvenil. O importante é oferecer às crianças a chave da sua brasilidade.

Como era a vida no tempo em que o Brasil esteve sob uma ditadura militar entre 1964 e 1985?

A economia foi bem por um tempo, mas a desigualdade aumentou muito. Entre 1964 e 1985, o Brasil se modernizou, mas a desigualdade social aumentou, assim como a repressão política, a dívida externa e a inflação, que voltou a ser galopante nos anos 80. A economia do país também cresceu.

Qual o legado da ditadura militar para a educação no Brasil?

A ditadura não inventou a dualidade setorial pública/privada na educação, tampouco a simbiose Estado-capital na economia. O que ela fez foi intensificar essa dualidade fundante da educação brasileira e combiná-la, de modo peculiar, com os níveis de ensino, o superior e o básico.

Como era a educação na época da ditadura militar?

Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.

Quais foram os 3 marcos jurídicos para educação na ditadura Civil-militar?

B Constituição de 1967, as Leis no 5.540/1968 — reforma do ensino superior — e 5.692/1971 — 1º e 2º graus.

Porque os artistas eram censurados na ditadura?

As justificativas variavam desde “fere a moral e os bons costumes” até simplesmente “falta de gosto”. Para driblar os censores, muitos artistas exploravam metáforas e recursos sonoros, escondendo suas críticas em jogos de palavras.

O que é ser censurada?

O que é Censura:

Censura é uma palavra com origem no latim censura que significa o ato ou efeito de censurar. Censura também pode ser sinônimo de repreensão ou reprimenda. Além disso, a censura é uma conhecida forma de restrição da liberdade e do conhecimento, normalmente exercida por um regime ditatorial.

Qual era a justificativa dada pelo regime militar para a utilização da censura no Brasil?

No âmbito do regime militar, a centralização da censura teatral, a aplicação intransigente da lei, a politização de temas morais e o exercício da censura política integravam, portanto, um plano do governo federal de assumir o controle nacional da cultura e, assim, conter a difusão de mensagens políticas.

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