Quais foram as consequências da expansão colonial?

Perguntado por: Miguel Sérgio de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

Alargaram-se os horizontes culturais através dos novos produtos importados (especiarias, as sedas, as porcelanas) e também do contacto com outros povos, possibilitando uma visão alargada em termos geográficos e etnológicos e afirma-se a diversidade do género humano.

Quais as consequências da expansão marítima e comercial na América?

– Com o aumento do afluxo de metais preciosos provenientes da América houve a chamada revolução dos preços. – Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico – Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas.

Quais as consequências positivas da expansão marítima europeia?

Quais foram as consequências da expansão marítima dos séculos XV e XVI? O aumento na cunhagem de moedas de ouro e prata foi um dos principais efeitos da expansão marítima europeia.

Quais as causas da expansão europeia?

Nos finais do século XIV, o século assolado por fomes, pestes e guerras, tudo estava em défice. Face a essa conjuntura de problemas económicos, políticos e sociais, a agricultura, que era a base da economia, não podia dar resposta às profundas necessidades que a Europa passava.

Quais as consequências das viagens marítimas?

Consequências das Grandes Navegações

grande quantidade de territórios conquistados, maior valorização de Portugal e Espanha nas questões econômicas, começo da escravização e do comércio de africanos, início dos processos de colonização de territórios em vários continentes.

Tempo das Descobertas / Expansão Portuguesa - I

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as consequências da expansão europeia?

as consequências da expansão europeia – o comércio

Isto resulta da mudança do eixo económico, que passa para o oceano Atlântico. Ao formar-se o sistema colonial, ativa-se a economia e o comércio, mas também a migração de pessoas para fora do continente.

Quais foram as causas da expansão comercial?

Causas da expansão marítima

Pela Rota da Seda eram trazidos da Ásia artigos de luxo, como especiarias, perfumes, sedas, pedras preciosas e marfim. As rotas eram longas e seguras, e as conquistas dos cruzados nas terras do Oriente Médio asseguravam o tráfico comercial.

Quais foram as causas da expansão e Penetracao mercantil?

Expansão e penetração mercantil europeia
  • Falta de metais preciosos. O desenvolvimento do comércio criou na Europa a necessidade de metais preciosos para o fabrico de moeda. ...
  • Encarecimentos dos produtos vendo de oriente. ...
  • Procura de caminho segura para a Índia.

Quais os pontos positivos da expansão marítima?

Expansão Ultramarina. As primeiras grandes navegações permitiram a superação das barreiras comerciais da Idade Média, o desenvolvimento da economia mercantil e o fortalecimento da burguesia. A necessidade do europeu lançar-se ao mar resultou de uma série de fatores sociais, políticos, econômicos e tecnológicos.

Qual foi a importância da expansão marítima para o processo da Europa?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

Qual afirmativa abaixo está incorreta a propósito da expansão marítima europeia?

2- Qual afirmativa abaixo está incorreta, a propósito da Expansão Marítima Europeia? a) Os navegantes holandeses foram os pioneiros das Grandes Navegações, sendo os primeiros a colonizarem terras na América.

Quais as consequências da expansão das transnacionais?

A consequência é existir, ainda, a dependência de tecnologias de processo e máquinas estrangeiras. Não é que não tenha a criação de tecnologias nos países subdesenvolvidos, mas ela ainda é muito carente, se comparada à dos países desenvolvidos.

Quais são as principais características da expansão marítima?

Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão ...

Quais os fatores que contribuíram para a expansão marítima?

Veja quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento do alcance marítimo europeu.
  • Centralização política e Formação do Estado Nacional. ...
  • Aliança entre o rei e a burguesia. ...
  • Desenvolvimento técnico. ...
  • Motivações econômicas. ...
  • Motivações religiosas. ...
  • Expansão marítima de Portugal. ...
  • Expansão marítima da Espanha.

O que marcou a expansão marítima portuguesa?

A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.

O que é expansão mercantil europeia?

Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.

Quais foram as causas da expansão marítima na Grécia?

A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

O que foi a expansão comercial e marítima?

A expansão marítimo-comercial foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XV e XVII e que ajudou a Europa a superar a crise dos séculos XIV e XV.

Qual foi o principal motivo das Grandes Navegações?

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Quais foram as consequências da expansão das multinacionais Brainly?

A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial. II. O desenvolvimento científico-tecnológico constitui-se um dos principais fatores para a retração do capitalismo globalizado.

Quais os pontos negativos das transnacionais?

– Geram uma sociedade de consumo; -Poluem o país, afinal levam o lucro para o país deles, mas a poluição fica. -Dependência econômica e tecnológica; – Falta de investimentos de alta tecnologia, afinal as empresas instaladas nesses países atuam nos setores tradicionais como, têxtil, siderúrgico, alimentício.

Quais são as principais consequências das empresas transnacionais em países pobres?

As transnacionais incorporam áreas de países pobres enquanto não existirem oportunidades de exploração em outros países, transferem esses investimentos de país a país, territorializando e desterritorializando países e regiões, alterando a conformação espacial do mundo, criando e expandindo a desigualdade entre, ...

Quais fatores levaram a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI?

Os principais fatores da expansão marítima dos séculos XV e XVI e seu contexto histórico. Resposta: - Busca por mercadores consumidores para os produtos manufaturados europeus (principalmente de Portugal e Espanha). - Procura por riquezas (metais preciosos como ouro e prata) para cunhagem de moedas.

Qual o propósito da expansão marítima holandesa?

No início do século XVII, quando a independência da Holanda estava praticamente assegurada, abriu-se uma era de enorme prosperidade comercial. Em meados desse século a nação tornava-se a maior potência comercial e marítima da Europa e Amesterdão era o centro financeiro do continente.

Quais eram os perigos imaginários dos marinheiros europeus?

Os perigos imaginários eram muitos, como a crença de que a Terra era achatada e que quem se afastasse muito do litoral cairia num abismo; ou de que na altura da linha do Equador as águas ferviam, incendiando os navios; ou ainda de que o mar era habitado por monstros terríveis etc.

Artigo anterior
Como funciona a Ferroviária?
Artigo seguinte
Qual a importância da filosofia e a sociologia da educação?