Quais fatores podem interferir na farmacocinética de um fármaco?
Perguntado por: Luana Reis | Última atualização: 26. April 2022Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)
A farmacocinética de um fármaco depende de fatores relacionados com o paciente, bem como de suas propriedades químicas. Alguns fatores relacionados ao paciente (p. ex., função renal, constituição genética, sexo e idade) podem ser utilizados para prever os parâmetros farmacocinéticos em populações.
Quais os fatores que podem interferir na dosagem de medicamentos?
- Composição genética. ...
- Idade.
- Tamanho do corpo.
- O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais. ...
- Consumo de alimentos (incluindo bebidas)
- Presença de doenças (como doença renal ou hepática)
Quais são os fatores que alteram a distribuição de um fármaco no organismo?
Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.
Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um fármaco?
Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento? Doenças cardiovasculares podem reduzir o fluxo de sangue para órgãos de metabolismo e excreção, aumentando o tempo de meia vida do fármaco e gerando Css maiores.
Como as patologias hepáticas e renais interferem nos processos farmacocinéticos de uma droga?
Doenças hepáticas podem modificar a cinética das drogas biotransformadas no fígado pela redução das proteínas plasmáticas e alteração da ligação à droga e/ou diminuição do fluxo sangüíneo hepático, retardando, assim, o metabolismo dos fármacos (RODIGHIERO, 1999; NEIDLE et al., 2000).
Fatores que interferem na farmacocinética | Uma lista rápida de exemplos | Farmacologia
Quanto aos fatores que interferem na farmacocinética e na ação dos fármacos Pode-se afirmar que?
fármacos hidrossolúveis são absorvidos com maior facilidade ao longo do trato gastrintestinal. o pH do meio não interfere na absorção e excreção dos fármacos. a biotransformação do fármaco é um processo que favorece a sua eliminação. ...
Como ocorre a distribuição de um fármaco no organismo?
Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.
O que pode influenciar no volume de distribuição?
O volume de distribuição pode estar aumentado por insuficiência renal (devido a retenção de fluidos) e insuficiência hepática (devido ao fluido corporal alterado e ligação a proteínas plasmáticas). Desta maneira, também pode estar diminuído na desidratação.
O que é a distribuição do fármaco?
Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.
Quais são as características Físico-químicas que interferem na absorção de um medicamento?
PARTIÇÃO DO PH E RETENÇÃO DE ÍONS. No interior de cada compartimento, a relação entre substâncias ionizada e não-ionizada é controlada pelo pK da substância e pelo pH do compartimento. É esse pH que influencia diretamente a absorção do fármaco em um dado compartimento.
Quais os fatores que interferem na biodisponibilidade?
O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco.
Quais são os fatores que interferem na absorção percutânea?
Existem dois fatores que são preponderantes na absorção cutânea: o estado da pele e a idade do indivíduo. Se existe uma alteração devido a alguma patologia (por ex. dermatose), as propriedades da camada córnea são alteradas e a penetração das substâncias pode ser aumentada ou diminuída.
O que é distribuição na farmacocinética?
Distribuição é a passagem que ocorre da corrente sanguínea para líquido intersticial e intracelular, essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-quimicas da substância, isso ocorre porque substâncias menos lipossolúveis têm mais dificuldade de atravessar as membranas biológicas, ...
Qual o principal transporte entre os fármacos?
Na difusão simples, o fármaco difunde-se na membrana biológica a favor de um gradiente de concentração em virtude da sua solubilidade na bicamada lipídica. É o transporte utilizado pela maioria dos fármacos.
Como é a absorção distribuição e excreção?
A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.
Que fatores podem alterar o volume de distribuição aparente VD?
Os fatores que podem interferir diretamente com a absorção, podendo resultar em valores exagerados do volume de distribuição aparente são: alto grau de lipossolubilidade do fármaco e uma presença marcante de tecido adiposo, pois esses fatores diminuem a concentração do fármaco do sangue (que é o denominador para ...
Quanto maior o volume de distribuição?
O volume de distribuição elevado indica que a droga é distribuída a várias partes do corpo, com a permanência de pequena fração no sangue, e um pequeno volume de distribuição indica que a maior parte da droga permanece no plasma provavelmente como resultado da ligação às proteínas plasmáticas (LPP).
O que limita a concentração do fármaco livre?
Na distribuição de um fármaco, o determinante mais importante do fracionamento entre o sangue e os tecidos e que limita a concentração de fármaco livre é: a ligação às proteínas plasmáticas. o gradiente de pH transmembranar. a lipossolubilidade do fármaco.
Como ocorre a absorção de fármacos?
A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.
Como deve ser feita a dispensação de medicamentos?
Além disso, descreve que a dispensação deve cumprir três requisitos básicos: atender a 100% dos consumidores, ser ágil e eficiente e estar integrada à rotina diária do profissional. A dispensação deve ser realizada pelo farmacêutico ou sob sua supervisão.
O que é o processo de absorção de um fármaco?
A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorç...
Quais são os 4 processos da farmacocinética?
A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.
Quais são as etapas da farmacocinética que interagem com este fármaco?
- Absorção.
- Distribuição.
- Biotransformação.
- Biodisponibilidade.
- Excreção.
Quais os parâmetros que influenciam a farmacocinética?
Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) ...
Como são divididas as fases de ação dos fármacos?
A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.
O que é movimento corporal na educação infantil?
Qual é o núcleo interno?