Quais fatores favorecem a absorção de fármacos através da membrana plasmática?

Perguntado por: Fábio Artur Vaz  |  Última atualização: 29. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Como os fármacos atravessam a membrana plasmática?

Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).

Quais os fatores que influenciam na absorção dos fármacos?

O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p.

Quais são os fatores que influenciam no transporte dos fármacos através da membrana?

Atualmente, sabe-se que alguns fatores como polimorfismo genético, doenças ou outros determinantes são capazes de mudar a expressão de transportadores, alterando sua atividade de influxo ou efluxo. Além disso, alguns alimentos e fármacos inibem ou induzem a atividade de translocação através da membrana.

Qual dos fatores abaixo pode favorecer a absorção de fármacos?

Os fatores que influenciam na absorção
  • Forma farmacêutica: o formato do medicamento, podendo ser cápsula, comprimido, gel, gomas, entre outros.
  • Solubilidade: capacidade da substância de se dissolver em outro meio.

FARMACOCINÉTICA - ABSORÇÃO DOS FÁRMACOS - FARMACOLOGIA - AULA DE FARMACOCINÉTICA - FÁCIL E COMPLETA

30 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de absorção dos fármacos?

A absorção de um fármaco se dá após a sua administração e depende da passagem desse fármaco pelas barreiras do organismo.

Qual é a via de absorção mais rápida?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Qual o papel da membrana celular na absorção do fármaco?

Transportadores da membrana plasmática afetam a atividade farmacológica dos fármacos que agem como mediadores da sua absorção, distribuição, metabolismo e excreção (1).

Quais são os fatores que influenciam o potencial de membrana?

Como explicado anteriormente, os dois fatores que influenciam um potencial de membrana são: o gradiente de concentração dos íons e a permeabilidade seletiva da membrana.

Como funciona o transporte da membrana plasmática?

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo. Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.

Quais os 4 tipos de sistema de distribuição de medicamentos?

28) "um sistema de distribuição envolve compras, controle de estoque, armazenamento e controle de qualidade, pessoal e uma série de qualidade do mesmo". Para Garrison apud MAIA NETO (1990, p. 85) existem quatro tipos de distribuição de medicamentos: distribuição coletiva, individual, semi- individual e dose unitária.

Como o pH pode interferir na absorção dos fármacos?

Fármacos mais ácidos se dissolvem melhor nos fluidos do organismo, mas são menos absorvidos em pH básico, ao contrário das bases. Os perfis de dissolução vão depender do pH do meio e do grau de ionização do fármaco, pois somente a forma neutra (não ionizada) atravessa a membrana plasmática, ou seja, é absorvida.

São fatores que influenciam muito a biodisponibilidade de fármacos exceto?

São fatores que podem influenciar a biodisponibilidade de fármacos por via oral, de acordo com suas propriedades físico-químicas, EXCETO:
  • A. lipo ou hidrossolubilidade.
  • B. tamanho da partícula.
  • tempo de trânsito intestinal.
  • pH e pKa.
  • E. hidratação.

Quais são as substâncias que atravessam a membrana plasmática?

As proteínas presentes na membrana plasmática podem ser classificadas em dois grupos: proteínas integrais e proteínas periféricas. As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada fosfolipídica. Denomina-se proteínas transmembranas as proteínas integrais capazes de atravessar completamente a membrana.

Quais substâncias não atravessam a membrana plasmática?

Proteínas periféricas: As proteínas periféricas são aquelas que não penetram na membrana plasmática, estando apenas conectadas a essa estrutura fracamente.

Quais características um fármaco precisa ter para atravessar facilmente as membranas biológicas?

Como vimos, o fármaco precisa ser suficientemente lipossolúvel para atravessar as membranas das células, mas também precisa ter um grau de hidrossolubilidade para ser dissolvido nos fluidos biológicos.

Quais os 3 tipos de potencial de membrana?

Existem 3 tipos de potencial: potencial de membrana de repouso, potencial de equilíbrio e potencial de ação.

Quais os fatores que afetam a permeabilidade da membrana?

A permeabilidade seletiva das biomembranas pode ser modificada devido a alterações na sua integridade. Isto ocorre quando as biomembranas são expostas a agentes físicos, como calor ou frio, além de agentes químicos, incluindo detergentes, solventes orgânicos e agentes caotrópicos.

O que é potencial de ação da membrana?

Um potencial de ação é definido como uma alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se propaga. Somente neurônios e células musculares são capazes de gerar potenciais de ação, uma propriedade chamada de excitabilidade.

Para que o fármaco seja absorvido precisa atravessar ou interagir com as membranas celulares?

Para que o fármaco seja absorvido, precisa atravessar ou interagir com as membranas celulares. Essa travessia pode ocorrer a favor de um gradiente de concentração, contra um gradiente eletroquímico e também por meio de transporte especializado.

Quais os tipos de transporte Transmembrana que fazem parte do processo de absorção dos fármacos?

Os 2 tipos principais de transportadores são o influxo, que transloca moléculas para o fígado, e o efluxo, que age como mediador da excreção dos fármacos no sangue ou na bile.

Qual a única via em que o fármaco tem 100% de absorção?

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Qual é a via de absorção mais lenta?

2.3.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.

Qual via tem a absorção mais lenta?

retal: método utilizado quando o paciente apresenta vômitos, se encontra inconsciente ou não consegue deglutir. A absorção é feita pela mucosa retal, sendo bem mais lenta. Em geral, os medicamentos administrados por esta via são em forma de supositórios.

Artigo anterior
O que é o estudo da cinemática?
Artigo seguinte
Quais são os recursos cabíveis no processo do Trabalho?