Quais eram as intenções dos portugueses ao chegarem no Brasil?

Perguntado por: Matilde Pires de Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (65 avaliações)

Os portugueses também tinham interesse em expandir-se comercial e religiosamente, e o desejo de exploração e obtenção de riquezas, além do desenvolvimento das técnicas de navegação, incentivou muitos a lançarem-se nessa arriscada atividade.

Quais foram os principais objetivos dos portugueses quando chegaram ao Brasil?

O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500. O momento foi resultado das grandes expedições marítimas que estavam sendo feitas pela Espanha e Portugal no Oceano Atlântico com o intuito de encontrar terras repletas de recursos naturais e metais preciosos.

Quais eram as intenções dos portugueses com os indígenas?

Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao ...

Qual o motivo que os portugueses vieram para o Brasil?

Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.

Qual era o interesse dos portugueses em relação ao Pau-Brasil?

Qual o interesse dos portugueses na extração do pau-brasil? O pau-brasil se mostrou economicamente interessante para os portugueses, pois essa madeira continha uma tinta vermelha muito utilizada na coloração de tecidos. Além disso, essa mesma madeira era de grande serventia na construção de casas, móveis e embarcações.

Brasil antes dos portugueses - Povos Indígenas

44 questões relacionadas encontradas

Qual era o grande objetivo português?

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Quais eram as intenções e ações dos portugueses revoltosos?

Portugueses revoltosos Elite política no Brasil Intenções Ações Em setembro de 1822, dona Leopoldina, nomeada princesa regente inte- rina do Brasil, reuniu o Conselho de Estado e, aconselhada por esse grupo, enviou uma carta ao marido, dom Pedro, que estava em viagem a São Pau- lo, incentivando-o a proclamar a ...

Porque os portugueses ficaram impressionados com a maneira de os indígenas?

Os portugueses ficaram impresssionados com a maneira dos indígenas lidarem com a posse da terra. Ela pertencia a todos os membros da comunidade, e os frutos do trabalho eram repartidos entre eles em uma relação de cooperação.

Como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios?

Em 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral aportou na Bahia, em um local ocupado pelas tribos Tupi-Guarani. Esse fato foi importante e singular. Pois nessa região, as tribos tinham um caráter menos violento, facilitando a primeira conversa entre portugueses e índios.

Qual era o objetivo dos portugueses quando saíram de Portugal?

A viagem de Cabral deve ser entendida no contexto das Grandes Navegações empreendidas por Portugal e Espanha, nos séculos XV e XVI. Ambos os países tentavam encontrar um caminho para as Índias e, assim, comercializar diretamente com o continente asiático. Desta maneira, se evitaria os comerciantes de Gênova e Veneza.

Como foi inicialmente o encontro dos portugueses com os índios brasileiros?

Índios e Portugueses: O Encontro de Duas Culturas. Durante os primeiros anos do Descobrimento, os nativos foram tratados "como parceiros comerciais", uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo.

Como foi a chegada dos portugueses no Brasil com os índios?

Eles saíram de Portugal em busca das Índias, mas chegaram ao litoral sul baiano, no dia 22 de abril de 1500. Só desembarcaram no dia 23, quando descobriram que as terras não eram desabitadas. Cerca de 3 milhões de nativos, os índios, já viviam no Brasil.

Como os índios foram tratados no início da colonização?

Índios brasileiros foram tratados como escravos e castigados em troncos - Nacional - Estado de Minas.

Por que os portugueses ficaram no litoral?

Os portugueses insistiam com os reis e notáveis do litoral para que não transacionassem com os outros europeus, por eles qualificados de piratas.

Por que os portugueses procuravam dominar outros territórios?

Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

Quais as intenções e ações dos portugueses revoltosos e da elite política no Brasil durante a regência de Dom Pedro?

Nesse contexto, vemos uma oposição política entre o que poderíamos chamar de “partido português” e “partido brasileiro”. Prestigiado com os que defendiam sua permanência no Brasil, D. Pedro I tomou ações pretendendo cortar as despesas do governo, diminuir os impostos e equiparar os oficiais brasileiros aos portugueses.

Qual é o principal objetivo das Grandes Navegações?

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.

Qual era o objetivo da Expansão Marítima portuguesa?

O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano. Desta maneira, Portugal foi conquistando várias concessões na África.

Quais foram os principais objetivos das Grandes Navegações?

Objetivo das grandes navegações
  • Fundar colônias e expandir territórios;
  • Estabelecer entrepostos comerciais nas principais rotas marítimas;
  • Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata;
  • Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante);
  • Difundir a fé cristã pelo mundo.

Como os indígenas são tratados?

"Quanto à questão da saúde, o governo brasileiro trata os indígenas como subcidadãos. A saúde indígena está na mão de ONGs, quer dizer, é uma ONG que contrata médicos, enfermeiros e assistentes. Na educação, as escolas estão precárias e os professores indígenas recebem muito mal.

Como era a vida dos indígenas no período da colonização?

Não havia distinção de classes sociais, tendo apenas na divisão dos trabalhos cotidianos a separação das tarefas masculinas e femininas. Apesar de serem taxados de selvagens pelos nossos colonizadores, os povos indígenas acumulavam um amplo grupo de conhecimentos ao longo de sua existência.

Como era o tratamento aos Povos Indígenas em 1808?

A carta régia de 13 de Maio de 1808 significou para os nativos a sua exclusão, não apenas sua exclusão física, mas a cultural também, principalmente. A lei irá legalizar e permitir a escravidão indígena.

O que mudou com a chegada dos portugueses para os índios?

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

O que aconteceu com os povos indígenas quando os portugueses chegaram para colonizar o Brasil?

Eram aproximadamente cinco milhões de índios na época em que foram encontrados pelos colonizadores, mas esse número caiu para 200.000 por causa da violência que sofreram devido à falta de conhecimento, doenças adquiridas por causa das violações sofridas por parte dos brancos e por causa da escravização.

Quais foram as consequências da colonização para os povos indígenas?

Com a imigração e colonização europeias no Brasil meridional, houve um impacto na ecologia humana de grupos indígenas, principalmente pelo contágio de certas doenças infecciosas, como o caso de gripe, sarampo, catapora, bem como de doenças graves, tais como pneumonia e varíola.

Artigo anterior
O que a samambaia gosta?
Artigo seguinte
O que é o ângulo de Ouro?