Quais foram as consequências negativas da Segunda Revolução Industrial?

Perguntado por: Nicole Matos  |  Última atualização: 7. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

- Agravamento das desigualdades sociais, com a concentração de riqueza nas mãos dos industriais e a exploração da mão de obra operária. - Impacto negativo no meio ambiente, devido à exploração excessiva de recursos naturais e ao descarte inadequado de resíduos industriais.

Quais foram as consequências negativas da Revolução Industrial?

aumento dos impactos ambientais negativos e esgotamento de recursos naturais; preocupação com o desenvolvimento econômico que explora os recursos naturais sem se preocupar com as gerações futuras, gerando a necessidade de buscar um modelo de desenvolvimento sustentável.

Quais os pontos negativos da Segunda Revolução Industrial?

Pontos negativos: desemprego (uma máquina faz o trabalho que dez empregados fariam, por exemplo), mecanização do campo, migração excessiva para os grandes centros urbanos - que por sua vez gera muitos outros problemas como conurbação de cidades, violência, falta de moradia e saneamento básico adequados a todos, etc.

Quais são as consequências da Segunda Revolução Industrial?

Foram algumas de suas consequências: aumento da produtividade na indústria e na agricultura, maior variedade de mercadorias, racionalização do trabalho (fordismo e taylorismo), surgimento do capitalismo financeiro, e crescimento das áreas urbanas.

Quais as desvantagens da Segunda Revolução Industrial?

Apesar desses inúmeros avanços alcançados, a Segunda Revolução Industrial provocou algumas alterações negativas. Um exemplo foi o intenso êxodo rural motivado pela substituição da mão de obra por máquinas, fazendo com que muitos trabalhadores deixassem o meio rural e dirigissem às cidades.

O que foi a segunda REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

26 questões relacionadas encontradas

Qual foi o impacto mais negativo da Revolução Industrial?

Além disso, as condições de trabalho eram muito ruins. Os trabalhadores eram mal remunerados e viviam em condições precárias de moradia, higiene, alimentação e saúde. Assim, o custo de vida nas cidades era muito alto, a classe operária não conseguia condições dignas e era explorada.

Qual foi a principal consequência da Segunda Revolução Industrial?

As consequências mais importantes da segunda Revolução Industrial foram: O aumento da produção em massa e em um curto espaço de tempo, provocando também o aumento do comércio. O crescimento das doenças. O desemprego e a maior disponibilidade de mão de obra mais barata.

Quais os 3 fatores marcantes da Segunda Revolução Industrial?

O uso de energia mais barata, que diminuía o custo total do produto; Aumento da necessidade de mão de obra mais especializada e qualificada; Fortalecimento da indústria automobilística; e. Surgimento de um método de produção chamado de fordismo.

Quais mudanças a Segunda Revolução Industrial provocou na sociedade?

Entre as principais mudanças desse período, que vai até o início do século XX, podemos citar a expansão da indústria pela Europa e por outros continentes, o uso de novas fontes de energia, o nascimento de novos setores da indústria, a revolução dos transportes e o desenvolvimento tecnológico.

Qual foi a principal causa da Segunda Revolução Industrial?

As principais causas da eclosão da Segunda Revolução Industrial estão associadas principalmente às grandes Revoluções Liberais ou Revoluções Burguesas, ocorridas no século XIX, e que eram pautadas no pensamento liberal e influenciadas pelo iluminismo.

O que foi a Revolução Industrial e suas consequências?

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

Quais são as vantagens e as desvantagens da industrialização?

Pontos positivos: a oferta de emprego e renda para a população; o desenvolvimento de novas tecnologias; a disponibilidade de uma grande variedade de produtos e o grande recolhimento de impostos. Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

Qual foi o maior impacto da Revolução Industrial no mundo?

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

Quantas pessoas morreram na Revolução Industrial?

A Organização Internacional do Trabalho estima que a cada ano 2.78 milhões de pessoas vão a óbito e 374 milhões sofram lesões e doenças não fatais relacionadas ao ambiente de trabalho.

Quais são as principais características da Segunda Revolução Industrial?

Na década de 1870, a Itália e a Alemanha emergiram como estados-nação unificados, mudando o equilíbrio de poder na Europa. Principais características da Segunda Revolução Industrial: Forte desenvolvimento tecnológico aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes.

O que mudou na vida das pessoas com a Revolução Industrial?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

Como foi o fim da Segunda Revolução Industrial?

A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX (c. 1850–1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço.

Como a Segunda Revolução Industrial afetou o Brasil?

- Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas industriais passaram a jogar produtos químicos e lixo em rios e córregos). - Crescimento desordenado dos centros urbanos com o êxodo rural e aumento da vinda de imigrantes para as grandes cidades.

Quais países fizeram parte da Segunda Revolução Industrial?

No século XIX foi o início da Segunda Revolução Industrial que se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Japão com fim no século XX durante a Segunda Guerra Mundial. As máquinas foram aperfeiçoadas e novas foram criadas, aumentando a capacidade produtiva.

O que mudou para os trabalhadores da segunda fase da Revolução Industrial?

Assim, durante a 2ª Fase da Revolução Industrial, com a ascensão de novas tecnologias (produção do aço, do automóvel, da energia elétrica), as indústrias substituíram a mão de obra humana pela mecanizada.

Como era a vida dos trabalhadores na época da Revolução Industrial?

Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.

Quais são atualmente os países mais industrializados do mundo?

O ranking mundial em 2019 continuou sendo liderado pela China, seguida por EUA, Japão, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Itália, França, Reino Unido, Indonésia, México, Taiwan, Rússia, Espanha e Turquia.

Qual foi o impacto da Revolução Industrial no meio ambiente?

Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.

Artigo anterior
Qual a rotação de um volante?
Artigo seguinte
O que o gel causa no cabelo?