Quais e quantas são as fases da escrita?
Perguntado por: Igor Gabriel Gomes | Última atualização: 26. März 2022Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)
Níveis da escrita – Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Quais são as fases que compõem a escrita?
- 5.1 Primeiro nível → Pré-silábico I – Indiferenciado.
- 5.2 Segundo nível → Pré-silábico II – Diferenciado.
- 5.3 Terceiro nível → Silábico.
- 5.4 Quarto nível → Alfabético.
Quais são as fases da escrita na alfabetização?
Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Quais são as fases da escrita Segundo Emília Ferreiro?
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Qual foi a primeira fase da escrita?
Escrita Cuneiforme
Era essencial que a informação fosse compreendida. Assim, por volta de 3000 a.C. surge a primeira forma de escrever - a escrita cuneiforme - a qual tem origem na antiga Mesopotâmia com os sumérios.
Resumão das fases da escrita
O que é fase pré silábica?
O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. Assim começa o primeiro conflito para os alunos do primeiro nível, que ainda não associam a escrita à fala. A fala é associada à escrita em um contexto real no processo de ditar para outra pessoa escrever.
Qual é o nível pré-silábico?
O nível pré-silábico é o primeiro dos quatro níveis de escrita. Nele a criança inicia seu processo de distinção entre desenho e escrita. Nesse período, ela ainda não conhece direito o alfabeto, mas já percebe que a escrita representa o que ela diz, mesmo que ainda se expresse por meio de rabiscos e desenhos.
O que diz Emilia Ferreiro sobre a leitura ea escrita?
Emília Ferreiro (1999) aponta que a criança passa por várias fases até que se chegue à aprendizagem da leitura e da escrita. Para ela, a aquisição dessa aprendizagem depende da elação que a criança tem desde pequena com a escrita.
Quais são as fases da escrita na educação infantil?
- Nível pré-silábico.
- Nível silábico.
- Nível silábico-alfabético.
- Nível alfabético.
Quais são os níveis de leitura e escrita?
- Nível Pré-silábico: - Demonstra intenção de escrever por meio do traçado linear com formas diferentes; ...
- Nível Silábico: - A criança tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro para as letras; ...
- Nível Silábico-Alfabético: - Entende que a escrita é representada pelo som da fala; ...
- Nível Alfabético:
O que é a fase alfabética?
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.
Quais são as hipóteses de escrita?
A sondagem de hipóteses de escrita funciona como um ditado diagnóstico a fim de verificar quais níveis de aprendizagem a criança se encontra, portanto as hipóteses de escrita são: pré-silábica, silábica sem valor sonoro convencional, silábica com valor sonoro convencional, silábico-alfabética e alfabética.
O que trabalhar em cada fase da escrita?
O ideal é propor a escrita alfabética e individual do texto de memória. Pode-se ampliar a atividade para a escrita de uma ficha técnica a partir do texto informativo da atividade de leitura. Outra proposta é que eles escrevam sozinhos o que sabem sobre a borboleta do texto, ou sobre borboletas em geral.
Qual o objetivo da escrita na educação infantil?
Porque ao ler e escrever, as crianças pequenas estão conhecendo o mundo, as suas belezas, as suas possibilidades, as brincadeiras, as histórias, estão se comunicando e ocupando um lugar nesse mundo que é por escrito, conhecendo também a si mesmas e dando espaço à sua própria voz, por meio da escrita.
Como se dá a escrita de textos na educação infantil?
- Bingo das sílabas.
- Dinâmica dos nomes.
- Adedonha de palavras.
- Escrever uma história.
- Jogos de orientação espacial.
- “Que letra é essa?”
- Caminhar sobre as letras.
- Treine a escrita com água.
Quais são as principais características do método defendido por Emilia Ferreiro?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
Como se dá o processo de aprendizagem Segundo Emilia Ferreiro?
Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque de alguma forma os seus esforços foram colocados nos papéis para representar algo.
O que vem primeiro a leitura ou a escrita?
O que devemos ensinar primeiro? Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.
O que é Silabico e pré Silabico?
São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.
Qual a idade da fase pré silábica?
Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.
Quais são os níveis silábicos?
- Nível 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas semelhantes a emes em letra cursiva. ...
- Nível 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. ...
- Nível 3: Aparece a hipótese silábica – a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra.
O que é a hipótese silábica?
Hipótese silábica é o momento em que o aluno passa a fonetizar a escrita, ou seja, faz relações entre a quantidade de sílabas de uma palavra e cada emissão sonora com apenas uma letra. ... Já na silábica com valor sonoro, poderia escrever TLOE - usando letras que correspondem ao som.
O que trabalhar com crianças na fase silábica alfabética?
Organize os alunos em duplas: um silábico-alfabético e um alfabético por dupla. Peça que eles escrevam, usando as letras móveis, uma lista com nomes de roupas que usamos. Cada um escreve a sua palavra, mas eles podem trocar ideias e pensamentos sobre a sua forma de escrever.
O que trabalhar com aluno Silabico com valor?
Escrever somente as consoantes de uma palavra e colocar ao lado a figura correspondente e pedir para que a criança complete com as vogais, ou escrever somente as vogais e pedir que complete com as consoantes. Ler em voz alta o que a criança tiver escrito para ela descobrir que o registro não faz sentido.
Qual é o princípio alfabético?
O princípio alfabético envolve reconhecer as letras do alfabeto, realizar a correspondência grafema-fonema, além de conhecer e produzir o som correspondente a um código gráfico (grafema/letra), tendo relação direta com a decodificação (Puranik, Lonigan, & Kim, 2011).
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