Qual disjuntor usar para proteger DPS?

Perguntado por: Fabiana Doriana Moreira  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

Já na segunda opção, a proteção do DPS é feita pelo disjuntor de geral da instalação. Este tipo de instalação é a mais utilizada pelos eletricistas, só que aí vem o detalhe, pode ser tanto o disjuntor geral do QDC, quanto o disjuntor geral do QM.

Qual disjuntor utilizar para o DPS?

Aqui os DPS são ligados antes do disjuntor geral, porém com disjuntores de proteção exclusivos. Na figura (b) é priorizado a proteção, pois caso uma falha provoque o desarme do disjuntor, será do disjuntor geral ou do quadro de medição. Com isso, toda a instalação ou equipamento será desenergizado.

Como proteger um DPS?

Usa disjuntor termomagnético que após episódio de surto de energia ou falha de proteção, deixando o DPS em curto, aciona a sua proteção de sobre corrente e/ou curto circuito, desligando assim este circuito, bem como o uso do mesmo para desconectar o DPS da rede e realizar manutenções.

Porque um DPS precisa ser protegido com um disjuntor ou fusível?

Você deve estar se perguntando: “como ele faz isso?”, e a resposta é simples: quando um pico elétrico é detectado, o disjuntor secciona interrompe a energia da parte do sistema que foi afetada. Essa ação resulta no desligamento parcial ou total do sistema, impedindo a ocorrência de danos maiores.

Qual a amperagem do DPS?

Em geral, são utilizados os seguintes valores: Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA. Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA. Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Preciso Instalar DISJUNTOR para o DPS (Disjuntor antes ou depois do DPS)

43 questões relacionadas encontradas

Como escolher o protetor de surto?

Locais onde a tensão elétrica é de 127V pode se utilizar tanto 175V como 275V; nos lugares onde a tensão é de 220V pode ser usado apenas o DPS de 275V. Além disso, é preciso se atentar aos valores de corrente elétrica. Quanto maior a capacidade de descarga, melhor é o dispositivo.

É necessário usar DPS no neutro?

O DPS age no momento do surto de energia, desviando a sobrecarga para o sistema de aterramento, o que ocorre em uma fração de segundo, garantindo a segurança da instalação elétrica, já que o processo é muito rápido e não chega a desarmar o disjuntor geral ou causar dano na instalação.

O que faz um DPS queimar?

O subdimensionamento pode ocasionar queima do DPS e a não proteção dos equipamentos (eventual queima se houver surto).

O que causa a queima do DPS?

Esse evento acontece quando a energia da rede elétrica é retomada depois de uma manutenção ou ainda depois de “faltar a luz”, ou seja, depois de uma queda de energia. Ao religar a rede, é fácil notar um pico de tensão com mais de 500 volts.

É preciso aterramento para usar DPS?

Terá que instalar o cabo terra, o DPS trabalha descarregando uma possível sobretensão no terra.

Quais os 3 tipos de DPS?

Os dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são categorizados em classes com base em suas características de desempenho e no tipo de aplicação para a qual são destinados. Existem três classes principais de DPS, conforme definido pela norma IEC 61643-11: Classe I, Classe II e Classe III.

Qual a diferença entre DPS classe 1 e 2?

De acordo com os requisitos da norma de produto IEC 61643-11, um DPS tipo 2 só pode desviar impulsos 8/20. Um DPS tipo 1 é concebido tanto para impulsos 8/20 μs como para impulsos 10/350 μs.

O que é proteção DPS?

A sigla DPS faz referência a Dispositivo de Proteção contra Surtos elétricos. Trata-se de um equipamento capaz de evitar uma sobrecarga na sua rede elétrica, preservando a vida útil dos seus dispositivos eletrônicos. Assim, ele atua para inibir a queima dos seus eletrodomésticos e outros produtos ligados à energia.

Qual a bitola do fio para ligar DPS?

- DPS instalado no ponto de entrada deve ter condutores com bitola no mínimo de 4mm2 em cobre ou equivalente; O item 6.3.5.2.9 apresenta as formas de realizar a conexão dos DPS ao PE, bem como as bitolas mínimas exigidas.

Quem vem primeiro o disjuntor ou o dr?

O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.

Qual a diferença entre DPS tipo I II e III?

O DPS classe II é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. O DPS classe III é um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido.

Como proteger equipamentos contra surtos elétricos?

Os estabilizadores e nobreaks são equipamentos mais conhecidos como opções de proteção contra picos de luz, por serem aparelhos que suportam oscilações elétricas sem prejudicar os aparelhos eletrônicos. No entanto, para itens mais robustos, os DPS são os mais indicados.

Quando fazer a troca do DPS?

Substituição do DPS após um evento de surto elétrico

Mesmo que o DPS não apresente sinais visíveis de dano, é importante substituí-lo após um evento de surto elétrico para garantir a segurança dos equipamentos elétricos.

Quando o DPS desarma?

Assim como todo dispositivo o DPS também chega ao fim sua vida útil, quando seu circuito interno já não consegue realizar o fechamento entre fase e terra com extrema velocidade.

Qual a melhor marca de DPS?

Pesquisa da revista Eletricidade Moderna, aponta CLAMPER como melhor marca de DPS, segundo a opinião de consumidores, revendas e profissionais do setor elétrico.

Como saber se o DPS está queimado?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Qual o melhor DPS para residência?

O DPS classe II é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento ao modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra.

O que a norma diz sobre DPS?

O uso do DPS está regulamentado na norma NBR 5410, instalações elétricas de Baixa Tensão, e deveria ser utilizado, obrigatoriamente, em todos os tipos de imóveis.

O que a NBR 5410 fala sobre DPS?

A obrigatoriedade no uso do DPS foi introduzida pela norma ABNT 5410/2004, em seu item 5.4.2.1, que estabelece que todas as edificações dentro do território brasileiro, que forem alimentadas total ou parcialmente por linha aérea, e se situarem onde há a ocorrência de trovoadas em mais de 25 dias por ano, devem ser ...

Como saber quantos DPS usar?

A maneira mais fácil de saber a DPI do seu mouse é procurando informações sobre o periférico, seja na embalagem ou no site oficial da fabricante. Quando uma empresa divulga uma ficha técnica, informações como DPI podem ser encontradas facilmente, muito por conta da variação existente entre os modelos.

Artigo anterior
Qual a diferença entre dBi e dB?
Artigo seguinte
Quando usar cozer?