Como saber o que é objeto direto e indireto?
Perguntado por: Afonso Denis Neto | Última atualização: 12. März 2025Pontuação: 5/5 (31 avaliações)
Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição.
Como identificar o objeto direto?
Para identificar um objeto direto, você precisa encontrar um verbo transitivo direto — justamente o verbo que não precisa de preposição para ter sentido completo, como veremos adiante. Matheus limpava as cadeiras — limpava o que? As cadeiras.
Qual pergunta fazer para saber se é objeto direto ou indireto?
A forma mais fácil de distinguir os complementos verbais é fazendo perguntas ao verbo: para o objeto direto - o quê? e quem? para o objeto indireto - de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem?
Como saber se é OD ou OI?
Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).
São exemplos de objetos indiretos?
- Davi gosta de música.
- O diretor confia em seus funcionários.
- Desconfiavam do proceder do funcionário.
- Os pais dialogavam com elas.
- O brinquedo pertencia aos três.
O Que é Objeto Direto? O que é Objeto Indireto? (Qual é a Diferença?)
O que é o objeto direto exemplos?
O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.
Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?
Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.
Como saber se é verbo transitivo ou intransitivo?
Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.
O que é o objeto indireto?
O objeto indireto é um termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.
O que perguntar para o verbo?
Enquanto a pergunta para os verbos transitivos diretos é “o quê”, para os verbos transitivos indiretos as perguntas podem ser: “para quê”, “de quê”, “para quem”, “em quê” etc.
Quais são os verbos transitivos diretos e indiretos?
Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.
Como identificar um verbo indireto?
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
Quais são os verbo intransitivo?
- Verbo nascer;
- Verbo morrer;
- Verbo viver;
- Verbo voltar;
- Verbo chegar;
- Verbo andar;
- Verbo chorar;
- Verbo cair;
Como identificar o objeto em uma frase?
Embora o objeto direto apareça na oração sem ser precedido por uma preposição, há algumas situações em que isso pode acontecer. O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.
E é um verbo de ligação?
Verbo de ligação é o verbo que expressa um estado permanente, transitório ou aparente. Ele também pode apontar uma mudança ou continuação de estado. O termo que indica o estado ou a qualidade do sujeito é chamado de predicativo do sujeito.
Quais são as preposições do objeto indireto?
O objeto indireto e o complemento nominal são muitas vezes confundidos um com o outro porque são dois termos da oração que vêm precedidos de uma preposição, como: a, de, com, em, por. Há, contudo, uma diferença muito importante entre os dois: O objeto indireto complementa o sentido de um verbo.
Qual foi o primeiro presidente brasileiro?
Quais são as atividades regulamentadas?