Quais direitos foram garantidos pela Constituição de 1934?

Perguntado por: Tomé José Leite Branco  |  Última atualização: 5. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

A Constituição de 1934 – Principais inovações: Voto secreto; Voto feminino; Legislação trabalhista (previdência social, jornada de trabalho de 8 horas diárias, salário mínimo, férias, etc.);

Quais os direitos garantidos pela Constituição de 1934?

A Constituição, de 16 de julho de 1934, traz a marca getulista das diretrizes sociais e adota as seguintes medidas: maior poder ao governo federal; voto obrigatório e secreto a partir dos 18 anos, com direito de voto às mulheres, mas mantendo proibição do voto aos mendigos e analfabetos; criação da Justiça Eleitoral e ...

O que ficou garantido na Constituição de 1934?

Na questão trabalhista, a Carta Magna proibia qualquer tipo de distinção salarial baseada em critérios de sexo, idade, nacionalidade ou estado civil. Ao mesmo tempo, ofereceu novas conquistas à classe trabalhadora com a criação do salário mínimo e a redução da carga horária de trabalho para 8 horas diárias.

Que direitos trabalhistas foram garantidos pela Constituição de 1934?

No Brasil, a primeira legislação trabalhista foi criada em 1934, no governo de Getúlio Vargas, garantindo aos trabalhadores direitos básicos, como salário mínimo, jornada de trabalho como conhecemos hoje, de 8 horas diárias, férias e liberdade sindical.

Quais foram os benefícios da Constituição de 1934?

Promoveu a criação do salário mínimo e a padronização de uma jornada de trabalho máxima de oito horas diárias. O repouso semanal remunerado foi instituído, assim como as férias anuais remuneradas.

3ª Constituição Brasileira – 1934: Resumo completo - História Contada

38 questões relacionadas encontradas

Quais foram as principais características da Constituição de 1934 Brainly?

- Teve caráter democrático (no sentido liberal). - Sistema eleitoral (eleições diretas) com voto secreto. Previu também o voto feminino e obrigatório para maiores de 18 anos. - Estabelecimento da Justiça do Trabalho e leis trabalhistas, além da liberdade de formação e existência de sindicatos de classes trabalhistas.

Qual foi a inovação trazida pela Constituição de 1934 no âmbito educacional?

Foi em 1934, com a nova Constituição Federal, que a educação passa a ser vista como um direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.

Porque a Constituição de 1934 acabou?

Três anos depois da sua promulgação, a constituição mais moderna do país foi abolida por Getúlio Vargas em uma tentativa de manter-se no poder. Após esse episódio, Vargas instaurou a ditadura, conhecida como Estado Novo.

Quais são os 5 direitos trabalhistas?

5 Direitos Trabalhistas que todo Empregado deve conhecer
  • VALE TRANSPORTE.
  • LICENÇA MATERNIDADE.
  • FÉRIAS.
  • AVISO PRÉVIO.
  • RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO.

O que se estabelece na nova Constituição de 34 art 150ª?

a seus professores a estabilidade, enquanto bem servirem, e uma remuneração condigna.

Como citar a Constituição Federal de 1934?

BRASIL. Constituição (1934) Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934.

O que foi a Constituição de 1934 Brainly?

Resposta: A Constituição de 1934 foi a 3ª Constituição brasileira e a 2ª da República. A Carta Magna trouxe novidades como a instituição do voto feminino e da Ação Popular. Brasil passava por mudanças políticas significativas na década de 30.

O que aconteceu no ano de 1934?

Em 16 de julho de 1934 o Brasil ganhou sua segunda Constituição republicana e Getúlio Vargas foi eleito indiretamente presidente da República. O programa apresenta, diariamente, uma música para "ilustrar" um fato histórico ou curioso que ocorreu naquele dia ao longo da História.

Não foram características da Constituição de 1934?

Não foram características da Constituição de 1934: ( ) Voto universal secreto, direito de voto á mulher. ( ) Salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, descanso semanal e férias remunerada. ( ) Proibição do trabalho de menores de 14 anos de idade, indenização por dispensa sem justa causa.

Quando os trabalhadores começaram a ter seus direitos trabalhistas garantidos?

A norma foi assinada por Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943. Diferentemente do que informam diversos textos, o anúncio da CLT não foi feito em São Januário, campo do Vasco da Gama, na época o maior estádio de futebol do Rio de Janeiro, que costumava ser palco das festas do Dia do Trabalhador.

Quais foram os principais direitos que Vargas estabeleceu para os trabalhadores durante seu governo?

A CLT foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, durante o período do Estado Novo. A Consolidação foi assinada pelo então presidente no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para comemorar o feito.

Quais são os 10 direitos trabalhistas?

Direitos trabalhistas previstos na CLT
  • Jornada de trabalho. ...
  • Hora extra. ...
  • Intervalos para descanso: Intrajornada e entre jornadas. ...
  • FGTS. ...
  • 13º Salário. ...
  • Férias. ...
  • Licença-maternidade e licença-paternidade. ...
  • Seguro desemprego.

Qual a lei trabalhista mais importante do Brasil?

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 para regular as relações de trabalho no Brasil.

O que aconteceu em 1934 na Era Vargas?

A Constituição de 1934 foi promulgada em 14 de julho de 1934 e ficou caracterizada por ser bastante moderna. Para insatisfação de Vargas, ela reduzia os poderes do Executivo e estipulava o mandato presidencial para quatro anos, sem possibilidade de reeleição.

Quem assinou a Constituição de 1934?

Terceira: Constituição de 1934

Essa Constituição foi promulgada em 16 de julho de 1934. De cunho autoritário e liberal, sua promulgação aconteceu durante o Governo de Getúlio Vargas (1882-1954).

Quem criou a lei LDB?

João Goulart publica em 20 de dezembro de 1961 a primeira LDBA Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.

Quem foi a pessoa que criou a escola?

Quando se trata da invenção da escola, é difícil nomear uma única pessoa como “inventora”. No entanto, o crédito por contribuir e inventar o sistema escolar regular em 1837 vai para Harry P., que às vezes é chamado de pai da educação moderna.

Artigo anterior
O que ocorreu quando foi criado o INPS?
Artigo seguinte
Quais são as desvantagens de trabalhar com a geração Y?