O que a têmpera confere ao aço?

Perguntado por: Fernando Enzo Monteiro Tavares Pinheiro  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Têmpera é um processo obtido em temperaturas diferentes. Este processo aumenta a dureza e resistência do aço e se dá em duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O primeiro organiza os cristais do metal, e o segundo tem como objetivo obter a estrutura martensita (solução sólida de carbono e ferro).

Qual o resultado da têmpera no aço?

Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.

Para que serve a têmpera no aço?

O tratamento térmico de têmpera tem a finalidade de aumentar a resistência e a consistência do aço e, devido a isso ele pode ser um método de tratamento utilizado por todas as indústrias que processam aço para diversas finalidades.

Quais os efeitos da têmpera?

Efeitos da Têmpera

1 - Aumento considerável da dureza do aço. 2 - Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço). Reduz-se a fragilidade de um aço temperado com um outro tratamento térmico denominado revenimento.

Qual é o objetivo da têmpera?

A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.

Telecurso 2000 - Tratamento Térmico - 04 Endurecimento do aço

26 questões relacionadas encontradas

Como funciona o processo de têmpera?

O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido.

Quais são os objetivos do tratamento térmico?

O tratamento térmico pode ser definido como resfriamento ou aquecimento controlado dos metais, sua finalidade é alterar as propriedades mecânicas e físicas do material, mas sem alterar o produto final.

Quais os efeitos que o aço sofre após o tratamento térmico da têmpera?

Pode-se perceber a presença de austenita retida na microestrutura final do material, após estes tratamentos térmicos, que concede aumento de dureza ao material, sem comprometer a ductilidade.

O que é têmpera cite os tipos de têmpera e qual o seu efeito nas propriedades do vidro?

O vidro temperado é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera) ou químico para modificar suas características como a dureza e resistência mecânica. O vidro temperado é mais rígido, tem maior resistência térmica e se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado.

Qual o tratamento realizado após a têmpera e por que ele é realizado?

Em decorrência da têmpera (transformação martensítica) no aço as tensões residuais são excessivas e a ductilidade e a tenacidade são muito baixas para permitir seu uso na maioria das aplicações, sendo necessária a realização de um tratamento térmico denominado revenimento (ou revenido), que altera a microestrutura e ...

Quando se deve aplicar um processo de têmpera em um aço?

A temperatura se da entre 600°C e 680°C, e deve ter um resfriamento devagar. Alguns processos, como normalização e revenimento podem dar alivio de tensão no aço, são usados em casos cuja microestrutura foi modificada por outros processos diferentes dos mencionados.

O que significa aço temperado?

Aço temperado é um termo usado na indústria para falar de aços que passaram por um processo de endurecimento, chamado Têmpera. Este processo é realizado de tal maneira que o aço é aquecido a temperaturas muito altas, e em seguida resfriado muito rapidamente.

Como fazer o ferro ficar mais duro?

O aço deve ser aquecido em uma fornalha ou em um banho de uma mistura de óleo, sódio e potássio ou chumbo. A temperatura na qual o aço deve ser aquecido durante essa fase determina o quanto ele ficará endurecido; quanto maior a temperatura, mais macio e mais resistente ficará.

O que é temperatura crítica do aço?

O aço e demais materiais estruturais têm sua capacidade resistente reduzida com o aumento de temperatura em situação de incêndio. No caso dos perfis de aço sob campo uniforme de temperaturas, define-se temperatura crítica aquela que os conduz ao colapso.

Quais as três fases que ocorrem na superfície dos aços no processo de resfriamento na têmpera?

O tratamento térmico de Têmpera compreende as seguintes etapas:
  • Aquecer até a temperatura de austenitização;
  • Resfriamento brusco até a temperatura ambiente. (Pode-se utilizar diferentes meios de resfriamento (Água, Óleo, Ar, Nitrogênio, etc)
  • Recomenda-se sempre a realização de revenimento pós-têmpera.

Quais são as propriedades dos vidros temperados?

Comparado ao vidro convencional, o vidro temperado tem uma elevada resistência mecânica a grandes impactos (cinco vezes maior), além de conseguir suportar variações de temperatura de até 227 °C. O vidro normal, quando quebrado, se fragmenta em grandes pedaços, que muitas vezes são pontiagudos e cortantes.

Quais são as propriedades do vidro?

Principais características
  • Reciclabilidade.
  • Transparência (permeável à luz)
  • Dureza.
  • Não absorvência (impermeável a fluidos)
  • Ótimo isolante elétrico.
  • Baixa condutividade térmica.
  • Recursos abundantes na natureza.
  • Durabilidade.

O que é têmpera no vidro?

O princípio da têmpera é provocar tensão de compressão em toda a superfície do vidro que é a região onde começam as trincas e desta maneira dificultar sua propagação. Como o núcleo ocorre o oposto e ele fica tracionado, mas como não há defeito nesta região que inicie uma trinca, o material permanece íntegro.

Como é o resfriamento dos aços para o tratamento térmico de têmpera?

Quando se faz o resfriamento brusco do aço, durante a têmpera, ocorre choque térmico devido à passagem da peça de temperaturas de 850 a 900 ºC para a temperatura ambiente, em poucos segundos. O resfriamento brusco pode causar distorções e até mesmo trincas na peça, denominadas trincas de têmpera.

Por que não se deve usar as peças de aço diretamente após a têmpera?

Devem-se, revenir as peças logo após a têmpera, para diminuir a perda de peças por ruptura, a qual pode ocorrer se for aguardar muito tempo para realizar o revenimento. A martensita primária formada após a têmpera apresenta tensões internas elevadas, por isso é dura e frágil (baixa tenacidade).

Quais os tipos de tratamento térmico do aço?

Os tratamentos térmicos usuais dos aços são: recozimento, normalização, têmpera, revenido, coalescimento e os tratamentos isotérmicos.

Quais são os principais tipos de tratamentos térmicos?

Dentre os principais tipos de tratamentos térmicos em metais, temos os seguintes:
  • Recozimento.
  • Alívio de Tensões.
  • Normalização.
  • Têmpera e Revenimento.
  • Cementação.
  • Nitretação.

Qual o objetivo do tratamento térmico de recozimento?

O recozimento tratamento térmico é um processo que, como os demais tratamentos tem por objetivo alterar propriedades físicas de um material. O recozimento tratamento térmico elimina todas as características obtidas por uma peça em outros procedimentos, o que proporciona mais capacidade de usinagem e conformabilidade.

Quais os três fatores principais que influenciam nos tratamentos térmicos?

Essas mudanças dependem de três fatores: • temperatura de aquecimento; • velocidade de resfriamento; • composição química do material.

Qual o processo mais utilizado na têmpera?

Têmpera direta: processo mais utilizado, consiste no resfriamento rápido, direto da temperatura de austenitização; Têmpera em tempo variável: a velocidade de resfriamento é alterada durante o processo, de acordo com o resultado esperado.

Artigo anterior
Qual o significado da expressão chutar o balde?
Artigo seguinte
Quais são os três elementos limite de um projeto?