Quais as vantagens e desvantagens da esterilização?

Perguntado por: Ariana Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Vantagens: Rapidez, eficiência, baixa temperatura. Desvantagens: Custo alto do equipamento e processo, incompatibilidade de embalagens.

Quais as vantagens da esterilização?

Além disso, a esterilização garante:
  • Segurança para pacientes e profissionais.
  • Obediência às normas legais estabelecidas pela Anvisa.
  • Maior vida útil aos materiais médicos.
  • Economia e otimização de recursos.

Quais as vantagens e desvantagens da autoclave?

A autoclave apresenta as seguintes vantagens: - Custo operacional relativamente baixo; - Não emite efluentes gasosos e o efluente líquido é estéril; - Manutenção relativamente fácil e barata.

Quais as vantagens e desvantagens da esterilização por óxido de etileno?

Organismos como esporos bacterianos, leveduras e fungos são resistentes ao método. A radiação pode ser utilizada em materiais termossensíveis e permite a esterilização dos utensílios já embalados. A desvantagem é que o processo apresenta alto custo e exige mão de obra especializada.

Quais as limitações das técnicas de esterilização pelo calor?

Ela enfatiza, no entanto, que apesar das suas muitas vantagens, a utilização de calor úmido apresenta como principal limitação o fato de não servir para esterilizar pós, líquidos e produtos que não resistem a tempera- turas elevadas.

Quais as vantagens e desvantagens de esterilizar o meu animal?

36 questões relacionadas encontradas

Como funciona a esterilização por calor?

A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.

O que é esterilização pelo calor?

Esterilização por Autoclave – Calor

Esse equipamento é uma câmara de pressão de isolamento em que o vapor é usado para elevar a temperatura. ... O processo consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos.

Quais as indicações para a utilização da esterilização por óxido de etileno e suas desvantagens?

Para que a esterilização de materiais hospitalares por óxido de etileno seja feita, é preciso que haja a presença de vapor de água. Além disso, é necessário considerar alguns parâmetros, como tempo de exposição, temperatura, umidade relativa, concentração do gás e aeração.

Qual a principal desvantagem do uso do vapor saturado autoclave )?

Desvantagens: Custo alto do equipamento e processo, incompatibilidade de embalagens.

O que é esterilização por óxido de etileno?

Baseado em um processo de difusão de gás, o óxido de etileno (EO ou ETO) é capaz de esterilizar e eliminar microrganismos viáveis dos produtos. A esterilização ocorre quando uma molécula de gás de EO reage e destrói o DNA microbiano.

Qual é a vantagem d uso de autoclave?

10 motivos:Vantagens da Autoclave
  • Legislação : ...
  • Temperatura dentro da câmara é homogênea.
  • Tempo do ciclo mais curto.
  • Controle do ciclo automático.
  • Não permite abertura da porta durante o ciclo.
  • Permite esterilizar artigos não metálicos.
  • Permite esterilizar peças de mão odontológicas.

O que não pode ir na autoclave?

Não encoste campos e plásticos nas paredes da autoclave, pois existe o risco de excesso de aquecimento e consequente dano ao material ou à câmara.

Qual a importância do uso da autoclave?

A autoclave é provavelmente um dos dispositivos mais importantes na área da medicina por ter a capacidade de aquecer soluções a fim de promover a esterilização de instrumentos médicos ou laboratoriais.

Qual a importância da desinfecção e esterilização?

A esterilização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento e ...

Quais são os tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Qual a importância de esterilizar um instrumental cirúrgico?

A esterilização dos instrumentais cirúrgicos não é abrasiva e não gera danos ao equipamento. Além disso, é uma excelente oportunidade para conferir se ele está em perfeitas condições, e realizar qualquer reparo necessário para mantê-lo em pleno funcionamento pela maior quantidade de tempo possível.

Quais as principais causas de insucesso na esterilização com autoclave?

As principais causas de insucesso na esterilização em autoclave são: uso de carga maior que 80% da capacidade; volume de água em excesso, provocando umidade nas embalagens, ou escassez de água, que causa danos (queima) nas embalagens; abertura das autoclaves antes da eliminação da pressão, favorecendo a condensação de ...

Quais as vantagens da esterilização por vapor saturado sob pressão?

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR SATURADO SOB PRESSÃO

Processo que oferece maior segurança, já que destrói todas as formas de vida microbiana em temperaturas entre 121ºC e 134ºC, além do que, é o mais econômico para esterilização de artigos termorresistentes.

Qual o método de esterilização que utiliza o vapor saturado?

A tecnologia de esterilização por Vapor Saturado Sob Pressão é destinada aos materiais termorresistentes utilizados na assistência à saúde. O mecanismo de ação desta tecnologia é a termocoagulação e a desnaturação de enzimas e proteínas estruturais das células microbianas.

Como é feita a esterilização com óxido de etileno?

A esterilização em óxido de etileno é feita em uma autoclave específica, também chamada de câmara de óxido de etileno. Os materiais a serem esterilizados vão nesta câmara e o tipo de ciclo depende da classificação do material.

É proibida a esterilização de artigos termossensíveis por óxido de etileno?

É proibido a esterilização de artigos termossensíveis por óxido de etileno (ETO). Os artigos esterilizados por vapor à baixa temperatura e formaldeído gasoso não necessitam de limpeza prévia. Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para a saúde.

São características do óxido de etileno?

O óxido de etileno é um gás a temperatura ambiente, incolor e com odor adocicado. É inflamável e explosivo e a sua combustão incompleta libera monóxido de carbono.

É exemplo de esterilização pelo calor seco?

ESTERILIZAÇÃO POR CALOR SECO

Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas. Exemplos: estufa, flambagem e incineração.

Qual a diferença da esterilização calor seco e calor úmido?

A esterilização envolvendo temperatura mais baixa e alta pressão de água (vapor) é conhecida como esterilização por calor úmido. A esterilização envolvendo o ar seco de temperaturas mais altas e por mais tempo é conhecida como esterilização por calor seco.

Quais são os métodos físicos de esterilização empregando o calor?

Calor seco: A forma mais simples de esterilização empregando o calor seco é a flambagem. A incineração também é uma forma de esterilizar, empregando o calor seco. Outra forma de esterilização empregando o calor seco é feita em fornos, e este binômio tempo e temperatura deve ser observado atentamente.

Artigo anterior
Quantos negros Luiz Gama libertou?
Artigo seguinte
Quais as principais mudanças sociais?