Porque não fazer alongar antes do treino?

Perguntado por: Erica Iris Vaz  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

A ciência comprova o papel do alongamento dinâmico para desenvolvimento da flexibilidade. Mas cuidado: como dissemos, os estudos já comprovaram que alongar imediatamente antes do treino reduz a produção de força e pode, na hora da musculação, agravar o estresse do músculo, então esteja ciente disso.

É bom se alongar antes ou depois do treino?

O que pode-se concluir é que o momento exato para o alongamento vai depender muito do treinamento que será realizado. No entanto, o mais recomendado é que ele não seja feito antes ou depois da musculação, mas sim em outro momento do dia ou da semana, para se manter em níveis de funcionalidade mais elevados.

Porque não se deve alongar antes da musculação?

Deve-se evitar alongamentos intensos associados a outras atividades. Alongamentos intensos podem aumentar o risco de lesões tanto realizados antes, como após sessões de outros exercícios, principalmente que envolva força”, afirma o profissional.

Porque é importante alongar antes de malhar?

Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões.

Quando não se deve fazer alongamento?

Não se deve alongar:

√ Antes de dormir e depois de acordar. √ Para ganhar flexibilidade a longo prazo. √ Se você for realizar algum tipo de exercício que exige força (alongamentos estáticos). √ Se sente dor ou tem um estiramento muscular.

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os riscos do alongamento?

O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.

Quais os males do alongamento?

Malefícios do alongamento: quando exagerado, pode causar frouxidão, lesões musculares por excesso do comprimento do músculo causado pelo alongamento e dor.

Por que o alongamento é importante?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Por que Deve-se fazer alongamentos antes e após os exercícios?

Corpo. Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.

Qual a importância do alongar e aquecer antes do exercício físico?

O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades. Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.

É preciso alongar Se antes do treino?

Alongar antes do treino

“O alongamento estático antes do exercício causa danos ao tecido”, diz o fisioterapeuta Jason Gromelski, proprietário da Nola Physical Therapy, em Nova York. “Ao realizá-lo, você está inibindo a contração nervosa de seus músculos.

Deve se alongar antes de malhar?

Antes de mais nada, ao iniciar qualquer tipo de exercício ou aquecimento específico antes de um treino, você precisa aquecer o corpo por completo, para enviar comandos ao cérebro e consequentemente aos músculos, de que um esforço extra será necessário.

É indicado alongar depois do treino de musculação?

O alongamento é um conjunto de exercícios leves que ajudam a devolver aos músculos o seu tamanho natural e/ou relaxar a musculatura. Bastam apenas de 5 a 10 minutos depois do seu treino para fazer esses movimentos leves e pronto, o alongamento está feito!

Qual o momento certo de alongar?

Hora do alongamento

Afinal, o alongamento deve vir antes ou depois dos exercícios? A resposta é nem antes nem depois. Antes da atividade física, a prática pode diminuir o potencial de ação neuromuscular e a capacidade de contração muscular entre 15 e 20%. Isto é, a performance é prejudicada e o risco de lesões aumenta.

Porque fazer alongamento após o treino?

Fazer alongamentos permite que o organismo volte, através de um ritmo mais regular, a fazer o sangue fluir a nível muscular. Isso vai permitir que o seu ritmo cardíaco volte ao normal, pois os músculos alimentam-se de oxigénio e nutrientes que circulam na corrente sanguínea.

O que o alongamento previne?

O alongamento reduziria a resistência à ruptura das fibras musculares e está em contradição com a necessidade de uma forte contração do músculo para vencer a resistência e, assim, atingir o objetivo de fortalecimento.

Quais os benefícios do alongamento para a saúde?

Os benefícios do alongamento para a saúde
  • Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares – torcicolos, câimbras;
  • Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura;
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo;

Quais os pontos positivos e negativos do alongamento?

Suas vantagens são:
  • Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a tensão muscular;
  • Ameniza cólicas menstruais em atletas;

Quais os efeitos que o alongamento diário traz?

Ajuda no relaxamento

Sempre que você se alonga, reduz o estresse corporal que geralmente provoca desconforto nas costas, pescoços e em outras partes. Sendo assim, você fica mais relaxado, aliviando as tensões que possam afetar seu organismo e sua mente, reduzindo a fadiga e a sobrecarga e ajudando na própria meditação.

Quais as consequências de um alongamento feito de forma incorreta?

Reichmann destaca que exercícios feitos de forma errada podem causar problemas nas pernas: se os músculos ísquiotibiais (posterior das coxas e pernas) forem só fortalecidos e não alongados, os joelhos poderão sofrer sobrecarga na parte anterior porque necessitam vencer a resistência dos músculos posteriores fortes e ...

Porque alongar dói tanto?

Eles são terminações nervosas para a detecção de estresse mecânico, estímulos químicos e térmicos (os quais detectados acima de determinados níveis podem causar lesões).

O que é errado no alongamento?

Sustentar o movimento por muito tempo

Sobrecarregar as fibras musculares por mais de 1 minuto pode comprometer sua performance. “O certo, de acordo com o American College of Sports Medicine, nos Estados Unidos, é manter o alongamento do músculo por aproximadamente 25 segundos”, esclarece Eduardo.

Quais males o alongamento pode evitar Após cada exercício?

O exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares. Nesta circunstância, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode causar um quadro de dor muscular tardia mais severo.

Tem que aquecer antes de malhar?

AQUECIMENTO LOCAL. Eis o raciocínio ideal: é preciso aquecer o músculo que será trabalhado. ... Utilizar o mesmo movimento do próprio exercício (aquecimento neural específico); Utilizar um outro movimento com grande amplitude, que prepara os músculos para uma maior gama de exercícios (não é tão específico).

Quanto tempo devo aquecer antes de malhar?

Não pode ser nem tão forte (a ponto de prejudicar o início do seu treinamento ou expor você a algum tipo de lesão) e nem tão fraco (como se você tivesse andando no shopping). Quanto ao tempo, normalmente de 5 a 10 minutos é o ideal. A duração deve ser curta para não gerar fadiga, portanto nada de exagerar.

Artigo anterior
Por que o raio pode levar a pessoa à morte?
Artigo seguinte
Qual a idade da Geração Z?