Por que o raio pode levar a pessoa à morte?

Perguntado por: Camila Nunes de Cardoso  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (58 avaliações)

Uma lesão provocada por um raio ocorre depois de uma breve exposição a uma corrente elétrica de grande intensidade de descarga. Cerca de 10% das pessoas que são atingidas por raios morrem, pois o coração para de bater e a respiração é interrompida.

Por que um raio pode levar uma pessoa à morte?

O impacto de um raio pode gerar lesões neurológicas e cardiopulmonares, que são as mais perigosas e responsáveis por casos fatais. Pode ocorrer assistolia, insuficiência cardíaca grave, fibrilação ventricular, parada respiratória devido a dano direto no sistema nervoso central e, derrame pericárdico maciço.

O que acontece com o corpo de uma pessoa atingida por um raio?

Se o raio cair bem em cima da pessoa, não tem jeito, a morte é instantânea, com raras exceções. A corrente que passa pelo corpo nesses casos é de 30 mil a 40 mil amperes, cerca de mil vezes mais forte que a corrente de um chuveiro elétrico.

Quais são os perigos de um raio?

Os raios podem causar sérias queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo através do aquecimento e uma variedade de outras reações eletroquímicas (provocadas pela descarga elétrica).

Qual é o raio mais perigoso?

Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo.

Como ficam as pessoas que são atingidas por raios?

22 questões relacionadas encontradas

Como o raio pode matar?

Algumas vítimas de raios relatam terem sido catapultadas e voarem vários metros pelo ar a outro local: "Eu ia por um caminho e, de repente, depois do raio, estava a uns metros de distância, na grama." "Também há relatos de mortes nas montanhas, onde os atingidos foram catapultados abismo abaixo após um raio".

O que é mais perigoso o raio ou trovão?

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

Qual a chance de um raio cair na sua cabeça?

Mas afinal, qual a chance de ser atingido por um raio? Bem, esse índice varia em cada país, mas o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estima que essa probabilidade é de 1 em 1 milhão no Brasil.

Quanto tempo depois do raio vem o trovão?

Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Tem como uma pessoa sobreviver a um raio?

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

O que pode atrair um raio?

Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.

Quantas pessoas morrem atingidas por raio?

Segundo o infográfico produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe), imagem acima, até 2019 o Brasil registrou 2.194 mortes devido às descargas elétricas e cerca de 43% dessas mortes ocorreram durante o verão.

O que vem primeiro o raio ou trovão?

Primeiramente, vemos o relâmpago e o trovão vem somente depois. Isso acontece porque a velocidade da luz é absurdamente mais rápida em comparação com a velocidade do som.

O que vem primeiro o trovão ou o relâmpago?

A velocidade da luz é maior que a do som, por isso vemos primeiro o raio, também chamado de relâmpago. Alguns segundos depois, escutamos um barulho, quer dizer, o trovão.

O que atrai o trovão?

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

É perigoso ficar com celular quando está relampejando?

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

É verdade que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?

Segundo Sílvio Dahmen, professor de Física da Universidade Federal o Rio Grande do Sul, é apenas uma questão de probabilidade: “Como há vários locais onde os raios podem atingir, e isso depende de condições atmosféricas ideais, é muito pouco provável que dois raios sejam observados atingindo um mesmo local”.

Pode mexer no celular com raios?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

Qual o perigo do trovão?

Apesar do mito popular que diz que ser atingido por um raio é um evento improvável, as estatísticas mostram que isto ocorre frequentemente. Em muitas áreas do mundo, os raios são a segunda maior causa de morte e lesões relacionadas a tempestades, perdendo apenas para as enchentes.

Qual a diferença entre relâmpago raio e trovão?

O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem. E os trovões, também chamados de trovoadas, nada mais é do que o barulho a gente escuta, fenômeno sonoro, muitas vezes assustador.

O que acontece quando um raio cai no chão?

Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.

Quais são os meses de trovoada?

Observou-se que as trovoadas foram encontradas em todo o ano, exceto em setembro, sendo mais frequentes nos meses em que predominam as temperaturas mais altas (dezembro a abril). Ressalta-se que nesse período, a maior média de atividade de trovoadas foi encontrada em março com 2,8 dias de trovoadas a cada ano.

Por que quando chove tem raios e trovões?

“Quando ocorre uma chuva forte e o raio surge na atmosfera, ele, por ser uma corrente elétrica intensa, aquece o ar à sua volta, que se move bruscamente e causa o som do trovão”, diz. Como a luz é mais rápida do que o som, vemos primeiro o raio e só ouvimos o trovão segundos depois.

Quanto tempo dura uma trovoada?

As trovoadas estão associadas a nuvens de desenvolvimento vertical, em regra cumulonimbus ou altocumulus castellanus, e ocorrem cerca de 20 milhões por ano em todo o mundo. - Diâmetro típico de uma trovoada: 15 a 25Km; - Extensão vertical: 10 a 15Km; - Duração: 1 a 2 horas.

Qual o país mais atingido por raios no mundo?

O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas aqui. Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico.

Artigo anterior
Quanto é 100g de chocolate?
Artigo seguinte
Porque não fazer alongar antes do treino?