Qual é o período perinatal?

Perguntado por: Cláudio Joel Nascimento de Reis  |  Última atualização: 17. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (8 avaliações)

Para o período perinatal, adotou-se a definição utilizada pelo Ministério da Saúde: inicia-se em 22 semanas completas de gestação e termina aos sete dias completos de vida.

Qual a diferença entre perinatal e neonatal?

O período perinatal começa em 22 semanas completas (154 dias) de gestação (época em que o peso de nascimento é normalmente de 500 g), e termina com sete dias completos após o nascimento. O período neonatal começa no nascimento e termina após 28 dias completos depois do nascimento.

O que é o período neonatal?

O período neonatal, que compreende os primeiros 27 dias pós-parto, é uma fase considerada de vulnerabilidade à saúde infantil por riscos biológicos, ambientais, sociais e culturais.

O que é um óbito perinatal?

Óbito perinatal: Mortes que ocorrem entre a 28ª semana de gestação ao 7º dia após o nascimento (DECS, 2010). Taxa de mortalidade perinatal: Número de óbitos ocorridos no período perinatal por mil nascimentos totais, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado (RIPSA, 2008).

O que são doenças perinatais?

As afecções perinatais se constituem não ape- nas como a primeira causa de mortalidade neo- natal no país, mas também das mortes que ocorrem ao longo do primeiro ano de vida; são responsáveis ainda por 48,5% das mortes de crianças menores de cinco anos 3.

Período Perinatal

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores perinatais?

Fatores perinatais: Características do parto como nascimento a termo (nascimento prematuro ou pós-termo), tipo de parto, incluindo parto com fórceps ou cesárea, sofrimento fetal agudo e peso ao nascer (baixo peso ao nascer < 2.500 g e macrossomia > 4.000 g).

O que é transmissão perinatal?

A transmissão de uma infecção da mãe para o filho pode dar-se no útero (congênita); durante o parto, um pouco antes (perinatal) ou após o nascimento como, por exemplo, a transmissão de microorganismos pelo leite materno.

Quais as 4 fases do luto perinatal?

As 4 fases do luto
  • Desorientação, Torpor, Negação e Isolamento;
  • Anseio e Busca da figura perdida;
  • Dor Profunda e Desespero;
  • Reorganização e Reelaboração.

O que é mortalidade materna e perinatal?

É a morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, porém não por causas acidentais ou incidentais.

Quantas semanas é considerado óbito fetal?

III - óbito fetal: é a morte de um produto da concepção, antes da expulsão ou da extração completa do corpo da mãe, com peso ao nascer igual ou superior a 500 gramas. Quando não se dispuser de informações sobre o peso ao nascer, considerar aqueles com idade gestacional de 22 semanas (154 dias) de gestação ou mais.

O que significa Apgar 1 minuto?

O índice de Apgar é um índice de vitalidade de 0 a 10 atribuído a, praticamente, todos os recém-nascidos com 1, 5 e 10 minutos de nascimento. A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa.

O que significa Apgar 8 e 9?

Bebês que têm o resultado de Apgar entre 8 e 10 são considerados saudáveis, com boa adaptação e não passaram por asfixia. Já os que obtêm resultados de 6 a 7 enfrentaram uma asfixia leve e transitória, os avaliados entre 3 e 5 tiveram uma asfixia moderada e de 0 a 3, grave.

É considerado bebê até que idade?

Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.

O que é pré e perinatal?

Você já ouviu falar em Psicologia Pré e Perinatal? Essa é a abordagem que estuda o comportamento humano na fase intrauterina, acompanhando nosso desenvolvimento desde a pré-concepção, que ocorre até 3 meses antes da concepção, até a primeira infância com 2 anos de idade.

Quanto tempo é considerado natimorto?

Natimorto é a morte de um feto após 20 semanas de gravidez. Um natimorto pode ser causado por um problema na mulher, na placenta ou no feto. O médico faz exames de sangue para tentar identificar a causa de um natimorto.

Qual a diferença de óbito fetal é natimorto?

É importante que se compreenda a diferenciação entre natimorto (óbito fetal) e a morte ocorrida logo após ao parto. No caso de óbito fetal, será feito apenas um registro: o de natimorto. Caso se trata de falecimento após o nascimento com vida, ainda que breve, serão feitos dois registros: o de nascimento e o de óbito.

O que pode causar a morte da mãe no parto?

As causas de morte materna durante o parto estão relacionadas a doenças como pressão alta, diabetes ou trombofilia, que são problemas que já podem estar presentes antes da gestação ou acabar se desenvolvendo durante o período gestacional.

Qual a maior causa de morte materna?

Hemorragia, hipertensão, infecções relacionadas à gravidez, complicações de aborto inseguro e condições subjacentes como HIV/AIDS e malária são as principais causas de morte materna.

O que é eclâmpsia na hora do parto?

Eclâmpsia é a ocorrência de convulsões generalizadas e inexplicadas em mulheres com pré-eclâmpsia. O diagnóstico é feito medindo-se a pressão arterial e proteínas urinárias e realizando-se testes para avaliar lesões em órgãos-alvo (p. ex., edema pulmonar, insuficiência hepática ou renal).

Quando uma mãe perde um filho luto?

A tristeza é múltipla e se espalha pelo entorno de quem perdeu um filho ou uma filha. Nesse sentido, o acolhimento é a única maneira de expressar afeto e apoio às mães. Especialistas afirmam que o luto materno carrega um peso adicional: a culpa. As mães se sentem culpadas pela morte do filho ou da filha.

Como lidar com o luto perinatal?

Permitir que se expressem emocionalmente acerca da perda e normalizem as reações: ouvir sem julgar ou interpretar os seus sentimentos; ouvir mais do que falar; facilitar a comunicação com perguntas sobre o seu estado de espírito e perguntar em que pode ajudar, não tentar adivinhar as suas necessidades.

O que é natimorto na enfermagem?

A Organização Mundial de Saúde define natimorto como morte fetal após 28 semanas.

Como se chama a transmissão de mãe para filho?

A transmissão vertical (da mãe para o seu filho) é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil.

Quais doenças podem ser transmitidas da mãe para o feto?

Diversas doenças podem ser transmitidas da mãe para o bebê através de transmissão vertical. Desta forma, gestantes correm riscos de passarem para seus descendentes doenças como a Rubéola, a Aids, a Sífilis , a Hepatite B, a Toxoplasmose, entre outras.

O que é protocolo 076?

Em 1994, o Protocolo 076 comprovou que o uso de zidovudina em mulheres grávidas portadoras do vírus, durante o pré-natal e no momento do parto e, no bebê, durante as seis primeiras semanas de vida, reduziu em 2/3 a transmissão do vírus para as crianças.

Artigo anterior
Como ganhar muitos seguidores no Instagram grátis e rápido?
Artigo seguinte
É possível infartar sem sentir nada?