O que é a classificação Killip?

Perguntado por: Filipe Henrique de Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

A classificação ou índice de gravidade de insuficiência cardíaca em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) foi proposta por Killip e Kimball com o objetivo de avaliar o risco de mortalidade hospitalar e o potencial benefício do tratamento especializado em unidades coronárias (UCO) na década de 1960.

O que é Killip II?

A classe Killip foi um preditor independente significativo para mortalidade em um ano, tanto no período quanto no período tardio. O estudo concluiu que, mesmo na era atual, os pacientes que apresentam síndrome coronariana aguda e classe superior de Killip demonstram baixa sobrevida em um ano.

Qual é a causa mais comum de choque cardiogênico?

A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica. Outras causas importantes de choque cardiogênico incluem miocardites, valvopatias e miocardiopatias e hipertensão arterial sistêmica (HAS) mal controlada.

O que é o sinal de Levine?

Figura 1: Sinal de Levine – caracterizado por exibição de mão fechada em movimentos circulares sobre o tórax, considerado uma expressão corporal típica de pacientes com infarto agudo do miocárdio.

O que significa Supradesnivelamento St?

Síndrome coronariana aguda com supradesnivelamento do segmento ST corresponde à oclusão da artéria coronária e correspondente necrose dos miócitos causada pela isquemia prolongada.

Classificação de Killip

35 questões relacionadas encontradas

O que é infarto com Supradesnivelamento de St?

O Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do ST (IAMCSST)é uma situação clínica de extrema gravidade, com risco de vida e que se caracteriza como emergência médica. Ela é a mais crítica apresentação das Síndromes Coronarianas Agudas (SCA).

O que é o ritmo sinusal do coração?

Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração, indicando que os batimentos são conduzidos de forma saudável. A palavra “sinusal” faz referência ao local onde nascem os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater, chamado nodo ou nó sinusal.

O que é uma dor atípica?

A expressão “dor torácica atípica” ou “de baixo risco para síndrome coronariana aguda” tem sido empregada por anos para designar os quadros de dor no peito que não se aproximam do quadro clássico das síndromes coronarianas.

Como saber se uma pessoa está tendo um infarto?

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

Como identificar um paciente com IAM?

São eles:
  1. Dor fixa no peito, que varia de intensidade;
  2. Sensação de compressão no peito que dura por mais de 20 minutos;
  3. Ardor no peito (pode ser confundido com azia);
  4. Dor no peito que chega até a mandíbula ou até os braços (geralmente mais comum no lado esquerdo do corpo);
  5. Excesso de transpiração sem razão aparente;

Qual é a causa do choque?

O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.

Quais as causas do choque cardiogênico e seus sinais e sintomas?

Os sintomas que podem indicar um possível choque cardiogênico são:
  • Respiração rápida;
  • Aumento exagerado do batimento cardíaco;
  • Desmaio repentino;
  • Pulso fraco;
  • Suor sem causa aparente;
  • Pele pálida;
  • Pés e mãos frios;
  • Diminuição da quantidade de urina.

Qual é a fisiopatologia do choque cardiogênico?

A fisiopatologia básica é a obstrução coronária que leva à isquemia miocárdica, esta causando diminuição da contratilidade miocárdica e do desempenho ventricular, que resulta em hipotensão com hipoperfusão sistêmica e coronariana.

Como identificar onda Q patológica?

A onda Q patológica deve ter pelo menos 40ms de duração (1mm) e apresentar pelo menos 1/3 da amplitude do QRS, em 2 derivações vizinhas.

Quais os sintomas de um infarto silencioso?

Nestas, o infarto pode se manifestar através de outros sintomas mais leves, como:
  • Enjoo e mal estar geral;
  • Cansaço excessivo sem causa aparente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Desconforto na garganta, como se tivesse algo preso nesta região;
  • Dor ou desconforto no queixo;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

Quanto tempo demora para ter um infarto?

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

O que fazer se sofrer um infarto sozinho?

Prevenção
  1. não fumar;
  2. evitar bebidas alcoólicas em excesso;
  3. ter hábitos alimentares saudáveis, preferindo o consumo de produtos naturais como legumes, verduras e carnes magras;
  4. praticar atividade física de maneira regular;
  5. controlar os níveis de triglicérides e colesterol;
  6. controlar a diabetes e a pressão arterial;

Qual a diferença de dor típica é atípica?

Entretanto, como a cardiopatia isquêmica é a principal causa de óbito no mundo, a divisão que se propõe para o raciocínio diagnóstico é entre a dor torácica típica (sinônimo de dor anginosa) e a dor atípica (aquela cujas características não apontam para uma possível causa isquêmica).

Quais são os tipos de dor?

Os Tipos mais Comuns de Dor
  • Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
  • Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
  • Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
  • Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.

Quais as características de uma dor Anginosa?

A dor definitivamente anginosa é caracterizada como, dor ou desconforto retroesternal ou precordial em opressão ou queimação, geralmente precipitada pelo esforço físico, podendo-se irradiar para ombro, mandíbula ou face interna do braço ou ambos, com duração de alguns minutos, e aliviada pelo repouso ou uso de nitrato ...

Qual o tratamento para ritmo sinusal?

Tratamentos para taquicardia sinusal se concentram na redução da frequência cardíaca ao normal, com medicações como betabloqueadores ou bloqueadores de canal de cálcio, porém algo muito importante é tratar a causa subjacente. Em casos como infecção ou pressão arterial baixa não devemos reduzir a frequência cardíaca.

Quais são os riscos de um taquicardia sinusal?

Além disso, a taquicardia sinusal pode aumentar o risco de formação de coágulos no sangue e o desenvolvimento de embolia pulmonar, infarto ou derrame cerebral.
...
As complicações que a taquicardia sinusal pode causar são:
  • Insuficiência cardíaca;
  • Perda da consciência ou desmaio;
  • Cardiomiopatia;
  • Parada cardíaca.

O que a arritmia sinusal pode causar?

Se ocorrer arritmia sinusal com bradicardia ou taquicardia, você pode ter algumas complicações com a combinação. Para batimentos cardíacos lentos, você pode sentir tonturas, falta de ar e desmaios. Palpitações cardíacas, tontura e dores no peito podem ocorrer com batimentos cardíacos rápidos e irregulares.

Como tratar infarto com supra?

O pilar do tratamento do IAM com supra-ST é a reperfusão imediata da artéria obstruída, o que pode ser feito por fibrinólise (trombolítico) ou angioplastia primária. Na diretriz, faz-se a definição de dois marcos temporais: FMC, first medical contact e “diagnóstico do IAM”.

Qual a definição do Iamcsst infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST )?

Suspeita-se de infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) quando um paciente apresenta supradesnivelamento persistente do segmento ST em 2 ou mais derivações de eletrocardiograma (ECG) anatomicamente contíguas no contexto de uma história clínica consistente.

Artigo anterior
Por que a Lua chamada de satélite?
Artigo seguinte
Como transformar condutividade em salinidade?