Quais as vantagens do sistema extensivo?

Perguntado por: Margarida Tatiana Campos  |  Última atualização: 22. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

Vantagens da pecuária extensiva:
  • Sustenta um sistema agroflorestal chamado montado, onde a biodiversidade é muito elevada e o sequestro do carbono é superior às emissões.
  • Potencia a qualidade dos produtos provenientes dos animais, como a carne e o leite.
  • Requer menos investimento.

Quais são as vantagens do sistema intensivo?

A pecuária intensiva possui diversas vantagens, como por exemplo: Elevados índices de produtividade. Menor tempo para alcançar o peso ideal para o abate, da mesma forma, maior produção leiteira. Melhor rendimento de carcaça no período de terminação.

Quais são as principais vantagens e desvantagens da pecuária extensiva?

A grande vantagem da pecuária extensiva é o baixo investimento, já que os animais se alimentam do pasto já disponível na propriedade, sendo um negócio quase sem risco. Para o médico veterinário, no entanto, a margem de lucro, se houver, é pequena.

O que é o sistema extensivo?

Por definição, o sistema extensivo é a produção de animais exclusivamente a campo, aproveitando ao máximo os recursos naturais, com o mínimo de equipamentos agrícolas, instalações e mão-de-obra.

Quais são as características do sistema de criação extensivo?

O sistema extensivo é descrito pela utilização de pastagens nativas e cultivadas como única fonte de proteína e energia. Esse sistema é o mais utilizado no Brasil por ter o menor custo na alimentação dos animais por meio de manejos de pastagens, onde é possível encontrar equilíbrio na produção e rendimento animal.

Agropecuária Intensiva x Extensiva | Ricardo Marcílio

29 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de sistema extensivo e intensivo?

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

Quando um sistema de produção é considerado extensivo?

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

O que é sistema extensivo exemplos?

O sistema extensivo é descrito pela utilização de pastagens nativas e cultivadas como única fonte de proteína e energia. Esse sistema é o mais utilizado no Brasil por ter o menor custo na alimentação dos animais por meio de manejos de pastagens, onde é possível encontrar equilíbrio na produção e rendimento animal.

Para que serve a agricultura extensiva?

Agricultura extensiva é um sistema agrícola que utiliza uma produção baseada na preservação das condições naturais, sem grandes investimentos em máquinas e insumos agrícolas.

Quais são as características do sistema intensivo é extensivo?

O sistema agrícola extensivo é caracterizado pelo emprego de técnicas e práticas tradicionais de cultivo na produção agropecuária. O sistema agrícola intensivo é caracterizado pelo elevado investimento em capital e em mão de obra qualificada.

Qual é a desvantagem da criação extensiva?

A grande desvantagem da pecuária extensiva é justamente a necessidade de ocupar amplas áreas de terra, o que acarreta impacto ambiental e degradação de biomas nativos. Além disso, há ineficiência no controle do desempenho de cada animal, já que o rebanho se espalha pela propriedade.

Qual é a vantagem da pecuária extensiva?

As principais vantagens da pecuária extensiva é a baixa necessidade de investimentos. Embora ainda existam gastos com reposição mineral e suplementação, a depender do tipo de animal que está sendo cultivado.

Quais as vantagens da pecuária intensiva e extensiva?

Na pecuária extensiva, o espaço disponível faz com que os animais se espalhem e dificultem a gestão de engorda, mas, na intensiva, esse controle pode ser feito rigorosamente por meio de diversos equipamentos tecnológicos.

Quais são as vantagens e desvantagens do sistema intensivo?

A vantagem desse sistema é o baixo investimento enquanto as desvantagens são a ocupação de grandes áreas da propriedade para essa atividade, baixas taxas de desmame, baixa produtividade anual comparada aos outros sistemas.

Qual a desvantagem do sistema intensivo?

Desvantagens da pecuária intensiva:

Demanda maior investimento em infraestrutura; Exige mão de obra especializada; Investimento em tecnologias de última geração; Altos custos com manejo e alimentação.

Quais são as vantagens da aplicação da pecuária intensiva em detrimento da extensiva?

Uma das vantagens da pecuária intensiva, além do alto rendimento, é a ocupação de menores áreas. Assim, os impactos ambientais são menores, pois a pressão pela ocupação em áreas naturais tende a diminuir com o emprego desse tipo de modelo.

Onde tem agricultura extensiva?

Agricultura extensiva

Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização. É comum nos países subdesenvolvidos, pois é uma modalidade de produção que demanda menor necessidade de recursos financeiros.

Qual é a principal característica da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

O que é produzido na agricultura extensiva?

A agricultura extensiva é o sistema de produção agrícola tradicional, que utiliza técnicas rudimentares e de baixa tecnologia. Ela normalmente é utilizada para subsistência, ou até mesmo para mercado local e interno. Nela, há predomínio de mão de obra humana.

Quais são os 3 sistemas agrícolas?

A seguir, conheça um pouco dos 7 sistemas agrícolas que podem ser empregados na sua lavoura.
  1. Agricultura orgânica. ...
  2. Agricultura biológica. ...
  3. Agricultura familiar ou de subsistência. ...
  4. Agricultura comercial ou moderna. ...
  5. Agricultura regenerativa. ...
  6. Agricultura sintrópica. ...
  7. Agricultura biodinâmica.

Quais são os 4 tipos de agricultura?

Quais são os principais tipos de agricultura?
  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Quais são os dois tipos de agricultura no Brasil?

Quais são os tipos de agricultura praticadas no Brasil?
  • Agricultura Intensiva: prática agrícola em áreas de grande extensão, destinada à exportação. ...
  • Agricultura Extensiva: prática agrícola com pouco investimento de capital.

Qual é a forma de preparo da terra no sistema extensivo?

A agricultura extensiva é o emprego de técnicas tradicionais de preparo do solo e no cultivo, com menor produtividade por hectare, além de mão de obra numerosa e menos qualificada. No Brasil, a agricultura intensiva se concentra nas regiões produtivas do agronegócio.

Quais pontos negativos do agronegócio?

Quando se fala de vantagens e desvantagens do agronegócio no Brasil, nós podemos destacar o desemprego e êxodo rural, devido à mecanização, doenças advindas de alimentos contaminados por defensivos e um aumento de conflitos agrários por posse de terras.

Artigo anterior
O que os Poríferos se alimentam?
Artigo seguinte
Quem é o fundador da Igreja?