O que os Poríferos se alimentam?

Perguntado por: Bernardo Leonardo de Nogueira  |  Última atualização: 22. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Qual é o tipo de alimentação dos poríferos?

Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros.

O que as esponjas do mar se alimentam?

A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.

Qual o processo de nutrição de um Porífero?

Nutrição dos poríferos

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Quais são as 4 fases da nutrição?

O sistema digestório é o conjunto de órgãos do corpo animal relacionado com o processo de nutrição e de obtenção de energia. A nutrição pode ser dividida em quatro etapas: ingestão, digestão, absorção e eliminação.

PORÍFEROS: estrutura, características e reprodução | RESUMO DE BIOLOGIA PARA O ENEM

15 questões relacionadas encontradas

Qual a função da água na vida dos poríferos?

Resposta: Nos poríferos a água tem função de nutrir as células com liquido, ser meio de reação e meio de transporte para substâncias entrarem ou saírem de dentro dos poríferos.

Qual é o tempo de vida de uma esponja do mar?

Esses poríferos podem viver por centenas de anos. Para algumas espécies, 600 anos é um número comum. Mas já foi encontrada uma esponja marinha com cerca de 2 mil anos de existência. A maioria das esponjas mede apenas alguns centímetros.

Onde e como vivem os poríferos?

Vivem em diferentes profundidades e sobrevivem em ambientes não poluídos, o que os torna ótimos bioindicadores da qualidade da água. Apresentam, normalmente, um corpo assimétrico com uma cavidade central e uma abertura na região do topo denominada de ósculo.

Como os poríferos se defendem?

“Para se defender dos predadores — que podem ser peixes, tartarugas e até parasitas — as esponjas expelem substâncias químicas que os repelem.

Como se reproduzem os poríferos?

Reprodução dos poríferos

As esponjas podem reproduzir-se tanto de forma assexuada como de forma sexuada. No que diz respeito à reprodução sexuada, devemos destacar que a maioria das esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos.

Qual é a função dos poríferos?

Os poríferos podem formar brotos, que se desprendem do corpo genitor, se fixam ao território e originam novas esponjas – essa é a reprodução assexuada por brotamento. Em outros casos, esses seres formam gêmulas, que são estruturas indiferenciadas e protegidas contra condições desfavoráveis do ambiente.

O que os cnidários têm que os poríferos não tem?

Também não apresentam sistema circulatório. Os cnidários possuem tentáculos que atuam como um mecanismo de defesa. Quando há o contato com esses tentáculos, cnidócitos ou cnidoblastos) lançam o nematocisto para fora.

Como vivem os poríferos?

Poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais que vivem no ambiente aquático, são filtradores e podem reproduzir-se de maneira assexuada ou sexuada. Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção.

Porque as esponjas se regeneram?

- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

Como funciona o sistema nervoso dos poríferos?

Os Poríferos são os únicos animais que não possuem tecidos definidos, não possuem sistema nervoso (ou qualquer outro sistema) e musculatura.

O que significa Porifera?

Porifera (do latim porus, poro + ferre, possuir) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Qual é a principal característica dos poríferos?

Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.

Qual é o sistema excretor dos poríferos?

Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor.

Qual é a importância das esponjas do mar?

Outra importância gigantesca das esponjas marinhas é o fato de serem um dos constituintes dos recifes de corais. Muitas esponjas podem ser incrustantes (cobrindo rochas ou até mesmo alguns corais), outras esponjas marinhas podem ser digitiformes (dotadas de algumas projeções), tubulares ou com formas variáveis.

Porque a esponja do mar tem esse nome?

As esponjas pertencem ao Filo Porifera, recebendo esse nome por conter poros, e possuem três Classes: Calcarea, esponjas calcárias, marinhas, pequenas e em forma de vaso; Hexactinellida, que são conhecidas como “esponjas de vidro” por possuírem espículas de sílica, vivem em águas de 400 a 900 metros de profundidade; e ...

Quanto pesa uma esponja do mar?

Elas podem pesar toneladas ou poucas gramas e até inspiraram a invenção das esponjas de banho.

Quais são os principais predadores naturais dos poríferos?

Por serem sésseis, as esponjas não podem fugir de seus predadores, tais como peixes, moluscos, tartarugas marinhas, ouriços e estrelas-do-mar.

Como nascem as esponjas do mar?

Reprodução assexuada

Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.

Por que as esponjas são animais?

Ser Pluricelular e heterotrófico por digestão. Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.

Artigo anterior
Qual exame detecta lipedema?
Artigo seguinte
Quais as vantagens do sistema extensivo?