Quais as vantagens da agricultura intensiva?

Perguntado por: Vítor Gomes Domingues  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

Entre as principais vantagens da agricultura intensiva estão:
  • alta produtividade para atender à demanda da população;
  • aperfeiçoamento das tecnologias e técnicas de produção;
  • maior eficiência operacional, aproveitando ao máximo espaços menores de ocupação e reduzindo desperdícios de insumos.

Quais as desvantagens da agricultura intensiva?

Desvantagens. Entre os principais problemas que este tipo de cultura apresenta é o consumo de energia e de água, é muito superior ao de outros tipos de agricultura. Além disso, se for feita uma má gestão, os solos sofrem com o excesso de trabalho, o que pode ser prejudicial para a terra.

Quais as vantagens da agricultura intensiva e extensiva?

O trabalho da agricultura extensiva é mais relaxado e lento, portanto requer menos trabalho. Algo diferente acontece no caso da agricultura intensiva, onde o trabalho deve ser feito de forma rápida e muito eficiente, o que se traduz em mais trabalhadores.

Quais os objetivos da agricultura intensiva?

A agricultura intensiva significa uma exploração pesada da terra com o objetivo de garantir suprimentos suficientes de alimentos. Com todo o respeito pela natureza, a humanidade não pode rejeitar esta prática completamente.

Quais as vantagens da agricultura extensiva?

As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade.

Agropecuária Intensiva x Extensiva | Ricardo Marcílio

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características da agricultura extensiva?

Características da agricultura extensiva

O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente. Por ser uma modalidade de produção que dispõe de poucos recursos para investimento, as caras técnicas de produção agrícola geralmente não são utilizadas; A preparação do solo é feita de maneira rudimentar.

Quais são as características da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

Quais as características da agricultura extensiva e intensiva?

Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.

Qual é a diferença entre agricultura intensiva?

A agricultura intensiva refere-se à intensificação e mecanização da agricultura, com o objetivo de aumentar a produtividade de uma determinada terra. ... A agricultura extensiva é um sistema de cultivo que usa insumos limitados, ou seja, trabalho, investimento, maquinário, etc., em comparação com a terra cultivada.

Como funciona o sistema intensivo?

Com o sistema intensivo pode-se obter alta produtividade, algumas vezes acima de 30 toneladas por hectare/ano. ... Esse sistema tem como característica principal a utilização de pequenos tanques com alta densidade de estocagem e alta renovação de água, se realizado em terra.

Quais as vantagens e desvantagens da produção intensiva?

Devido ao pequeno uso de técnicas modernas para o cultivo, a sua produtividade é baixa, ficando em desvantagem no mercado. ... A agricultura intensiva é praticada em áreas de alto valor comercial, tal qual há um maior investimento na produção, para uma maior produtividade e maior rentabilidade do uso do solo.

Quais as principais vantagens e desvantagens do sistema intensivo?

A vantagem desse sistema é o baixo investimento enquanto as desvantagens são a ocupação de grandes áreas da propriedade para essa atividade, baixas taxas de desmame, baixa produtividade anual comparada aos outros sistemas.

Qual a diferença entre a agropecuária intensiva e extensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Quais as vantagens e desvantagens da agricultura comercial?

Principais características da agricultura comercial

Maior aproveitamento de terras e recursos; Utilização de técnicas de mecanização; Aumento da produtividade; Pode ser aplicado e destinado para diferentes tipos de mercado.

Quais são os principais problemas ambientais causados pela agricultura?

Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.

Quais são as diferenças entre a agricultura praticada?

Fonte: Depositphotos A agricultura moderna utiliza maquinários para uma produção em larga escala. A agricultura é mais do que simplesmente semear e colher. ... Hoje em dia, agricultura tradicional é feita em pequenas propriedades e geralmente são destinadas apenas a subsistência das famílias que praticam o cultivo.

O que é agrícola extensiva?

A agricultura extensiva é a modalidade de produção caracterizada pelo baixo investimento financeiro e reduzida utilização de insumos e tecnologia. Dos sistemas agrícolas, o extensivo é o mais familiar, pois pode ser aplicado com técnicas rudimentares, além de apresentar baixa produtividade.

Quais as principais diferenças no uso do solo da agricultura extensiva e intensiva?

As principais diferenças entre a agricultura extensiva e intensiva. - Elevado grau de esgotamento do solo. Agricultura extensiva: uso de pouca mecanização. A agricultura intensiva é um sistema agrário, praticado em propriedade pequenas ou média.

Como se caracteriza os modos de produção agrícola dos sistemas intensivos e extensivos de produção?

Há dois sistemas, o intensivo e o extensivo. Para definir se o sistema agrícola é intensivo ou extensivo são considerados os pontos da produção em qualquer tamanho de propriedade. O sistema é revelado por resultados como a produtividade por hectare e o investimento na produção.

Qual o principal fator de produção da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva deve ser entendida como o sistema de produção agrícola tradicional, que utiliza técnicas rudimentares e de baixa tecnologia em sua produção, de forma que existe o uso predominante de mão de obra humana. Esse tipo de agricultura é comum em pequenas e médias propriedades.

O que é pecuária extensiva e intensiva resumo?

O que é a pecuária extensiva? A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.

Quais são os pontos positivos e negativos da criação extensiva?

Baixa produtividade e degradação

A lucratividade na pecuária extensiva é relacionada ao tamanho da área utilizada, não na maximização dos resultados. Deixando o gado solto, sem muito controle, poupa-se dinheiro. Uma das consequências da prática da pecuária extensiva é a degradação do ambiente.

Quais as desvantagens do confinamento de gado?

Desvantagens do confinamento
  1. Custo mais alto. De maneira geral, os custos de optar pelo confinamento em um espaço fechado são mais altos e demandam um investimento por parte dos produtores. ...
  2. Necessidade alta de cuidados e trabalho.

Quais são as vantagens e desvantagens da agricultura moderna?

Outra vantagem importante da agricultura moderna sobre a agricultura tradicional, é a redução da perda de colheitas devido à deterioração do produto durante o armazenamento. Esta minimização de perdas é consequência do aumento da qualidade das plantas e do avanço tecnológico nos métodos de armazenamento.

Quais as vantagens e desvantagens da produção de hortaliças no sistema orgânico?

Estudos comprovam que os alimentos orgânicos são mais saborosos e nutritivos. ... Outra desvantagem consiste no fato de que agricultura orgânica necessita de uma área maior para o cultivo e muitos produtos apresentam uma qualidade inferior no que diz respeito à sua aparência, como brilho, tamanho e cor.

Artigo anterior
Quando o aluno é disperso?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para espironolactona fazer efeito para acne?