Quais as principais técnicas aplicadas na rotina de triagem sorológica em banco de sangue?

Perguntado por: Matilde Monteiro Monteiro  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

O método utilizado é a quimiluminescência de alta sensibilidade, que consegue identificar infecção no período inicial. Também é utilizado o teste NAT, de biologia molecular, para identificar o antígeno viral do HIV e das hepatites B e C.

Quais os testes são realizados na triagem sorológica do doador de sangue e quais as metodologias previstas na legislação brasileira?

É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue, cumprindo-se ainda, os algoritmos descritos no Anexo V para cada marcador: > I - sífilis; > II - doença de Chagas; > III - hepatite B; > IV - ...

O que é triagem sorológica do sangue?

O objetivo da triagem sorológica é evitar a utilização de unidades de sangue possivelmente contaminadas. Portanto, não é objetivo fazer diagnósticos para doadores. ser encaminhado para esclarecimentos e diagnóstico em um serviço médico.

Como é feita a triagem para doação de sangue?

A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectada por testes laboratoriais. A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Qual a característica mais importante de um teste de triagem realizado em um banco de sangue?

Cada metodologia utilizada nos testes sorológicos tem o principio de detectar doenças transmissíveis pelo sangue, tendo como principal característica a sensibilidade reduzindo, assim, o risco de transmissão de doenças através da transfusão sanguínea.

1) Curso de Hemoterapia e Banco de Sangue - IBAP Cursos

19 questões relacionadas encontradas

O que se faz na triagem de um laboratório?

Triagem Laboratorial

Vários testes são realizados para a classificação sangüínea e a detecção de doenças transmissíveis, os quais são feitos através de exames laboratoriais de alta sensibilidade.

Quais são os testes Pré-transfusionais que são realizados no Banco de Sangue?

  • identificação. ✓ Pesquisa de anticorpos.
  • irregulares. ✓ Análise do Histórico do.
  • paciente. ✓ Centrifugação da.
  • amostra. ✓ Determinação.
  • ABO/Rh. ✓ Seleção do.
  • hemocomponente. ✓ Coleta de amostra.
  • Dupla checagem. Envio do hemocomponente para transfusão.

Quais são os teste antes da doação de sangue?

São eles: testes sorológicos para Hepatite B e C, Sífilis, Aids, Doença de Chagas, HTLV-I/II; determinação de grupo sanguíneo AB0/Rh; pesquisa de hemoglobinas anormais.

Quais os testes realizados na bolsa de sangue?

Para garantir a segurança do paciente, após a coleta da bolsa de sangue total são realizados análises sorológicas que investiga a presença de vírus das seguintes doenças: HIV, Hepatites, B e C, Chagas, HTLV e Sífilis.

Qual a finalidade da triagem sorológica no sangue dos doadores?

Os testes de sorologia detectam risco para infecção por hepatite B e C, HIV, sífilis, chagas e HTLV. O método utilizado é a quimiluminescência de alta sensibilidade, que consegue identificar infecção no período inicial.

Para que é o exame de sorologia?

O exame sorológico é baseado na sorologia, um conceito utilizado especialmente no campo da medicina que se refere a um exame de laboratório efetuado para comprovar a presença de anticorpos no sangue, ou seja, determinar concretamente sua presença.

Por que um teste de diagnóstico usado na triagem em banco de sangue deve ser mais sensível que específico?

Para aumentar a segurança do receptor de sangue e hemoderivados, exige-se que os testes utilizados na triagem laboratorial apresentem alta sensibilidade.

Quais são os testes sorológicos realizados nas amostras dos doadores?

O Ministério da Saúde determina que, para cada doação efetivada, sejam realizados testes sorológicos para os seguintes patógenos: HIV1 e HIV2, HTLV I e HTLV II, HCV, HBV, T. cruzi, Treponema pallidum, Plasmodium em áreas endêmicas de malária e CMV para pacientes imunossuprimidos.

Quais testes são obrigatórios na avaliação Imunohematológica pré transfusional do doador?

Os testes imunohematológicos obrigatórios na rotina transfusional são: Tipagem ABO; Fator Rh; Prova de compatibilidade; Pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) e reclassificação ABO/Rh do doador e do receptor (BRASIL, 2010).

São testes imuno-hematológicos da triagem laboratorial realizados em todos os doadores de sangue exceto?

Na triagem laboratorial para doenças transmissíveis pelo sangue nos serviços de hemoterapia, os testes imunológicos são geralmente qualitativos ou semiquantitativos para a detecção de anticorpos e antígenos, são características desses testes, EXCETO: a anticorpos monoclonais são obtidos por meio da imunização com um ...

Quais os exames sorológicos e imunohematológicos realizados pelo banco de sangue?

São realizados testes para verificação de Hepatite, Sífilis, HIV/AIDS, HTLV e Doença de Chagas. Se observada qualquer irregularidade através dos exames, o doador será convocado para retornar ao Banco de Sangue e coletar uma nova amostra.

Quais são os testes sorológicos realizados no banco de sangue de São Paulo?

Triagem sorológica
  • Hepatite B;
  • Hepatite C;
  • Doença de Chagas;
  • Sífilis;
  • AIDS;
  • HTLV I/II.

Qual o melhor exame de sangue?

Hemograma

Este é, entre todos, o exame de sangue mais solicitado e realizado. Mede o número de células no sangue, incluindo glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Também permite conhecer eventuais alterações morfológicas dessas células.

Como é feito o teste NAT?

A metodologia aplicada é a PCR em tempo real, utilizando automação através da Plataforma NAT, que consiste em 3 equipamentos que atuam em etapas consecutivas do teste: preparo das amostras em mini-pool de 6, extração de ácidos nucléicos e amplificação/detecção do ácido nucleico.

O que impede a doação de sangue?

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.

O que é exame imuno hematológico?

Imuno-hematologia é o termo utilizado para designar o estudo e classificação dos grupos sanguíneos através de reações imunológicas entre aglutinógenos e anticorpos.

Quais são os exames Pré-transfusionais?

Os exames de rotina realizados antes de uma transfusão consistem em: tipagens ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e testes de compatibilidade. A compatibilidade do sistema ABO do doador e do paciente detecta a presença de anticorpos no soro do paciente, este reagirá com antígenos nos eritrócitos doadores.

O que são testes Pré-transfusionais?

Buscando reduzir os riscos dessas reações, são realizados diversos testes antes do procedimento de transfusão, que permitem identificar, classificar e direcionar o perfil sanguíneo do receptor para a bolsa de sangue que receberá.

O que são provas Pré-transfusionais?

Teste pré-transfusional: Verifica reação in vitro entre o soro/plasma do receptor com as hemácias do doador. Difícil ocorrência de reação apenas neste teste. VII - o nome do responsável pela realização dos testes pré-transfusionais e pela liberação do componente sanguíneo.

O que é triagem de amostras?

É a fase, dentro das atividades do laboratório clínico que vai desde a requisição dos exames até a disponibilização das amostras do paciente para a fase analítica ou de processo.

Artigo anterior
O que é efeito regressivo CPP?
Artigo seguinte
O que constitui a dívida ativa da Fazenda Pública?